Nesta quarta-feira (13), o Hospital Unimed São Domingos (HUSD) deu início à busca pela Acreditação ONA, no qual, o projeto aplicado ao hospital tem um prazo pré-definido de 18 meses e, caso o HUSD seja acreditado, será o primeiro Hospital de Catanduva a obter a Acreditação ONA.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança do paciente no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
“O papel da ONA é realizar essa auditoria externa para avaliar todos os processos hospitalares e dar a chancela de que os serviços prestados oferecem qualidade e segurança aos pacientes. Para conquistar a Acreditação é necessário encarar o desafio. Submeter os processos de trabalho aos protocolos rigorosos de avaliação, para garantir o selo e fazer parte dos maiores e melhores hospitais do Brasil”, disse Vânia Dias, Consultora da Metodologia ONA.
O objetivo da Acreditação ONA é aprimorar a segurança do paciente e garantir ao máximo a eficiência da qualidade no serviço prestado dentro do ambiente hospitalar. O Hospital Unimed São Domingos está fortemente empenhado a conquistar a sua Acreditação, em busca de qualificar ainda mais os seus serviços em todos os setores e garantir a segurança em todos os processos, nos quais, passarão a agregar maior reconhecimento da qualidade aos beneficiários.
“Fazer com que o paciente esteja no centro de todos os processos, esse é o principal objetivo e também um desafio para o nosso hospital. Transformar a cultura hospitalar, de forma educativa, para que todos os colaboradores, cooperados, médicos e equipe hospitalar entenda a importância da segurança e o foco central no bem-estar do paciente. A Acreditação ONA também fará parte dessa transformação”, disse Tiago Ferreira, Gerente Administrativo do HUSD.
Para dar início a essa conquista, Dr. Fábio Macchione dos Santos, Diretor de Desenvolvimento, enfatiza em suas palavras: “É um processo longo, com inúmeras etapas a serem preenchidas. Acreditamos, de acordo com o cronograma inicial, que a implantação ocorrerá dentro de 18 meses. É um projeto que envolve todos os setores do hospital, desde a limpeza, alimentação, setores administrativos, enfim, é um grande desafio e uma grande oportunidade para trazer ainda mais qualidade e segurança na prestação de nossos serviços”.
As organizações podem ser classificadas em 3 níveis diferentes, sendo eles: Nível 1 -Acreditado; Nível 2 – Acreditado Pleno e Nível 3 – Acreditado com Excelência. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, em um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. O Hospital Unimed São Domingos encara este desafio como um estímulo a mais, para se tornar referência em saúde e segurança hospitalar em Catanduva e região.
(Fotos: Unimed Catanduva)