Dados da empresa que identifica estoques excedentes e recoloca produtos abrangem também Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia e Goiás
A Gooxxy, empresa de tecnologia especializada na recolocação estratégica de produtos, atingiu a marca de mais de 30 mil toneladas de produtos recolocados nos últimos dois anos somente no estado de São Paulo.
A empresa utiliza uma tecnologia proprietária para identificar estoques excedentes em indústrias e recolocá-los em pontos de venda, fortalecendo um ciclo econômico sustentável que beneficia produtores, comerciantes e consumidores finais.
“Juntamente com Minas Gerais, São Paulo é o estado com mais tempo de operação da empresa. Além disso, concentra a maior parte das indústrias e do mercado consumidor do Brasil, bem como a maioria dos comerciantes que utilizam as soluções da Gooxxy até o momento. Desde 2023, já tivemos resultados de alto impacto na região e estamos conquistando mais espaço a cada ano que passa”, reforça Vinicius Alves Abrahão, CEO e fundador da Gooxxy.
Além de São Paulo, a empresa também atua em outros cinco estados e mais dois países: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia e Goiás, além da Colômbia e do México. Desde 2023, a operação no Brasil já evitou o desperdício de mais de 45 mil toneladas de alimentos, bebidas e bens de consumo.
A cada ano, a análise dos números revela o crescimento da adesão de indústrias e comerciantes à plataforma de soluções da Gooxxy. Para se ter uma ideia, em 2023, mais de 11 mil toneladas foram recolocadas em São Paulo. Já no ano passado, esse número quase dobrou, alcançando 20 mil toneladas.
Segurança alimentar
O desperdício de alimentos ainda é um problema crítico no Brasil e no mundo. Segundo cálculos da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – coalizão que reúne diversos representantes da sociedade com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas em prol do Direito Humano à Alimentação Adequada –, 33 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente apenas na capital paulista. Além disso, o 1º Inquérito sobre a Situação Alimentar no Município de São Paulo, divulgado em 2024, revelou que 50,5% da população paulistana enfrenta algum nível de insegurança alimentar e nutricional.
A atuação da Gooxxy contribui diretamente para mitigar esses problemas, promovendo um consumo mais consciente e acessível.
“Eu trabalhava no mercado financeiro e sempre me incomodou muito ver pessoas passando fome enquanto alimentos eram jogados no lixo. Durante uma visita a uma indústria, vi diversos panetones que seriam descartados por não atenderem ao padrão do mercado, mas que ainda estavam em plenas condições de consumo. Ao mesmo tempo, crianças pediam dinheiro para comprar comida a poucos metros dali. Essa situação me pareceu extremamente incoerente e, a partir de 2016, decidi dedicar minha vida e meu tempo para construir algo que mudasse essa realidade”, conta Vinicius.
Tecnologia, sustentabilidade e crescimento internacional
Com uma plataforma baseada em algoritmos e inteligência artificial, a Gooxxy identifica estoques excedentes e conecta os produtos ao cliente ideal, considerando perfis e demandas compatíveis. O processo envolve tecnologia de ponta, negociações ágeis e logística eficiente, garantindo que produtos ainda próprios para consumo não sejam descartados prematuramente.
Por exemplo, um item com um mês e meio de validade pode não ser viável para grandes redes varejistas, que exigem estoques com prazos mais longos. No entanto, para comércios menores, esses produtos representam uma excelente oportunidade, devido ao preço competitivo e à rápida circulação.
De acordo com o balanço anual da empresa, em 2024 foram movimentadas 10,2 mil toneladas de alimentos, bebidas e bens de consumo, gerando um impacto econômico significativo de R$ 1,5 bilhão. Além disso, a atuação da Gooxxy evitou a emissão de 11,9 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) e preservou 11 milhões de metros cúbicos de água – o equivalente a encher 3.203 piscinas olímpicas ou abastecer 44 milhões de pessoas por dia.
A empresa opera com centenas de fornecedores parceiros e atende uma vasta carteira de clientes do comércio em todo o Brasil. A sede está localizada em Lavras (MG), e a Gooxxy conta ainda com escritórios em São Paulo, Bogotá e Cidade do México, além de centros de distribuição em seis estados brasileiros.
Desde 2023, a empresa expandiu sua atuação internacional, iniciando operações na Colômbia e, mais recentemente, no México. O planejamento estratégico da companhia prevê a entrada em novos mercados na América Latina e América do Norte nos próximos anos.
Operação em outros estados
Além de São Paulo, a Gooxxy já recolocou mais de 6 mil toneladas de produtos em Minas Gerais. O volume de itens reaproveitados no estado cresceu expressivamente, passando de 1,7 mil toneladas em 2023 para 4,4 mil toneladas em 2024.
No Paraná, a adesão do mercado foi significativa nos últimos anos, com um total de 4,5 mil toneladas recolocadas desde 2023. Já em Pernambuco, o volume redistribuído foi de 900 toneladas.
Na Bahia e em Goiás, onde os centros de distribuição foram implantados mais recentemente, foram recolocadas 340 toneladas e 140 toneladas de produtos, respectivamente, entre 2024 e 2025.
Sobre a Gooxxy
A Gooxxy é uma empresa de tecnologia que atua na recolocação estratégica de produtos com foco em sustentabilidade. Desde sua fundação, em 2018, a companhia combate o desperdício de produtos aptos para consumo, criando novas oportunidades para o ecossistema de consumo e promovendo uma economia circular. Com atuação no Brasil, Colômbia e México, a empresa oferece soluções que transformam produtos e geram valor, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade. Em 2024, a Gooxxy recolocou mais de 10 mil toneladas de produtos excedentes, criando oportunidades de mercado e movimentando mais de R$ 1,5 bilhão na economia.
Mais informações:
https://gooxxy.com/