A valorização do patrimônio histórico é de fundamental importância para a identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar monumentos, obras de arte, festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade e história de seu povo.
O presidente da Câmara de Catanduva, Gleison Begalli (PDT) está solicitando ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), para que junto ao setor competente tome providências no sentido de fazer a revitalização de monumentos históricos de Catanduva, muitas vezes localizados em praças e outros logradouros públicos, incluindo o monumento da Praça Roosevelt (Praça do Barão) em Homenagem aos Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Dentre eles está o Obelisco, construído em 1995 é uma homenagem aos cidadãos catanduvenses que representaram nosso país em confrontos e batalhas na Europa durante a 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945).
“Hoje o mesmo encontra-se pichado por vândalos, sendo necessária a intervenção municipal para resgate deste monumento”, constatou Gleison.
O requerimento, encaminhado ao Executivo, contém foto mostrando os atos de vandalismo do Obelisco.