Na última quinta-feira, 24, a Comissão das Mulheres Advogadas da 41ª Subseção da OAB, o Conselho da Mulher Empresária do Sincomercio, a AVCC (Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Social de Catanduva se uniram para realizar a “Prosa Rosa – Corpo, mente e hábitos saudáveis”, em alusão ao Outubro Rosa. O evento, com entrada solidária, reuniu profissionais da saúde e voluntários para palestras voltadas à conscientização sobre o câncer de mama.
A programação teve quatro palestras focadas na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa buscou informar e engajar a comunidade sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce, pilares fundamentais para aumentar as chances de cura.
Representando a Fundação Padre Albino, a enfermeira Lívia Barrionuevo Fuentes, coordenadora de Enfermagem dos Ambulatórios do Hospital Emílio Carlos, e a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, abriram o ciclo de palestras com o tema “Outubro Rosa: Mês mundialmente dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama”. Na apresentação foram abordados dados atualizados sobre a doença, bem como as iniciativas de prevenção e tratamento desenvolvidas pela Fundação.
Segundo Lívia Barrionuevo, o papel da Fundação Padre Albino vai além da conscientização. “Nosso objetivo é garantir que a prevenção, o tratamento e o acompanhamento do câncer de mama sejam feitos de forma humanizada e eficiente dentro de nossos hospitais. Contamos com equipe multidisciplinar que apoia o paciente em todas as etapas da sua jornada, além de fortalecer as ações do voluntariado”, ressaltou.