Fundação Padre Albino conquista certificação do AME Catanduva no nível segurança

As instituições de saúde estão buscando, cada vez mais, melhorar seus processos e assegurar a qualidade e segurança do atendimento. De modo geral, as acreditações dos serviços de saúde são processos onde é atestada a competência técnica. Sendo assim, a instituição demonstra estar em conformidade total com as normas e protocolos para a prestação do serviço.

O Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino, acaba de ser Acreditado no Nível I (segurança) pela ONA/Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. A Acreditação tem validade até 28/4/2023. O AME Catanduva foi avaliado pela instituição acreditadora IBES/Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, versão 2018, Normas de Serviços Ambulatoriais.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. No Nível I acredita-se o princípio segurança; no Nível II, princípio gestão, e Nível 3, princípio excelência em gestão.

“A certificação ONA é método de avaliação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, ou seja, garantir que o paciente seja atendido da melhor forma quando necessitar de cuidado”, informou a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti.

“A Acreditação busca melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no ambiente, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente”, explica a gerente administrativa do AME, Karulini Polo. Ela ressalta que essa conquista é mérito de todos os colaboradores da Fundação Padre Albino e do AME, devido ao “comprometimento, empenho e envolvimento no atendimento de qualidade e segurança do paciente”.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.