Após mais de um ano de pandemia da Covid-19 no Brasil, o isolamento social acabou afetando a população em diversos âmbitos, principalmente com relação à saúde mental. Alterações de humor, aumento do estresse e falta de contato afetivo são alguns dos principais fatores que tornam essa questão mais preocupante. Com este cenário, muitas empresas perceberam a importância de cuidar do lado emocional de seus funcionários e começaram a implementar ações apoiadoras nesse quesito. Exemplo disso é a Fotoploc, startup pioneira em álbuns de figurinhas personalizados.
A Fotoploc tem um ambiente de trabalho criativo e conta com uma cultura organizacional lúdica, chamada de Gnomundo. Na companhia, seus funcionários se identificam como gnomos, que são encarregados por todas as atividades da empresa. Pensando nesse contexto imaginativo, a organização decidiu criar um perfil no Instagram, exclusivamente para seus colaboradores se expressarem sobre qualquer assunto, durante o dia no home office.
“Criamos esse espaço para que nossa equipe se sinta mais integrada e acolhida, mesmo em meio ao cenário de distanciamento causado pela pandemia. Diariamente, também proporcionamos um raio-x onde cada colaborador relata sobre como passou a noite e como está o início do seu dia. Isso torna o processo de comunicação mais humano e facilita o tratamento individualizado, de acordo com o que cada pessoa está sentindo no momento”, declara Camila Sallaberry, sócia-fundadora da Fotoploc.
Outra medida adotada pela startup é o momento de meditação para os funcionários, sendo este reservado às quartas-feiras. A sócia da Fotoploc, Flávia Ruiz, também atua como Chief Happiness Officer da organização, que tem como objetivo a gestão dos colaboradores, de forma que traga felicidade e torne o ambiente de trabalho mais harmonioso. Ela é a responsável pela condução da técnica de meditar que, entre outros benefícios, busca proporcionar sentimentos positivos e de alívio nos profissionais da empresa, mesmo em meio à rotina atribulada.
Essas iniciativas surgiram após a companhia tomar conhecimento do nível de estresse relacionado à pandemia que alguns profissionais estavam enfrentando. Em especial, no caso das que são mães e precisam conciliar a rotina diária entre trabalho, compromissos com a casa e cuidados com os filhos. Após o desenvolvimento dessas atividades, a equipe respondeu de forma positiva e, inclusive, uma das funcionárias foi promovida.
“As circunstâncias atuais reafirmam sobre a importância de não deixarmos a nossa saúde mental em segundo plano. Sabemos o quanto é essencial fornecermos esse apoio no ambiente de trabalho e queremos que nossos colaboradores se sintam à vontade para se abrirem sempre que necessário”, conclui Camila.
Sobre a Fotoploc
A Fotoploc é uma startup brasileira, com sede em Brasília, pioneira na criação e vendas de álbuns de figurinhas personalizados com fotos adesivas. Fundada em 2012, por Camila Sallaberry, a empresa conta com um catálogo com mais de 80 modelos de álbuns de temas variados, que permeiam entre viagens, pets, família, amigos, namorados, pedidos de casamento, futebol e personagens especiais. Para saber mais sobre a Fortoploc, visite: https://fotoploc.com.br/
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe