FESTIVAL 4R TEM ENCONTRO DE SKATISTAS NO JÚPITER OLÍMPICO E BATE-PAPO COM PIONEIRA DO RAP FEMININO

A tribo do skate de São José do Rio Preto marca o terceiro fim de semana do Festival 4R – RipRopRiopReto com um encontro inédito na pista do ginásio Júpiter Olímpico. O encontro será realizado nesta sexta-feira (26/02), às 16h, com transmissão pelos perfis do Festival 4R no Twitch e Instagram (@ripropriopreto), além do canal no Youtube da casa de criar – escritório de arte.
A captação das imagens desse encontro no Júpiter Olímpico será feita pelo videomaker Lauro Casachi, que também é skatista, e ainda haverá a participação do designer de joias Sabones, considerado o patriarca old school do skate em São José do Rio Preto. Ele comentará manobras e trocará ideias com os skatistas escalados para o encontro: Flávio Lopes, José Martins (Zezinho) e Rogério Troy
Atleta do skateboard com cerca de 30 anos de experiência, Flávio Lopes traz em seu currículo eventos esportivos e experiências nas artes visuais, fotografia e cinema, além de também atuar na criação e desenvolvimento de pistas e praças de skate.
Zezinho e Troy são outros dois nomes referenciais do skate rio-pretense, com destaque no cenário nacional e internacional. Troy pratica skateboard desde os 9 anos de idade e Zezinho já foi duas vezes indicado a “Skatista do Ano” pela revista “100% Skate”.
Aos 50 anos, Sabones é um apaixonado pelo universo skateboard. Apesar de não ter atuado em campeonatos do gênero, desenvolve trabalhos de design para marcas desse segmento e tem no skate um meio de transporte. “Meu primeiro skate veio em 1979. De lá pra cá, nunca parei. Nunca deixei andar de skate. É como um meio de transporte. Vivo por aí com meu skate. É meu carro, minha vida, meu lifestyle”, diz ele, que será o comentarista do encontro de skatistas do Festival 4R.

Rubia RPW
Igualdade de gênero e educação também estão na pauta do Festival 4R, que convidou para um bate-papo virtual neste domingo (28/02) a pioneira do rap feminino no Brasil, Rubia RPW. MC desde 1989 e formada em Ciências Sociais, ela atua na promoção da equidade de gênero no Hip Hop por meio de coletivos femininos como Minas da Rima, Hip Hop Mulher e Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop (FNMH2), além de ser arte educadora de rap na Fundação CASA.
O fim de semana do Festival 4R se completa com duas lives na plataforma Twitch com os DJs Basim (27/02) – idealizador do evento – e Dennon (28/02), além do bate-papo “Desvios criativos em videoclipes de música Rap: recorte nos mercados norte-americano e brasileiro”, com o artista visual juny-kp!, diretor da casa de criar – escritório de arte.
O projeto do Festival 4R – RipRopRiopReto está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Festival 4R – RipRopRiopReto
De 13 de fevereiro a 17 de abril
Transmissão pelo Twitch e Instagram do festival (@ripropriopreto) e Youtube da Casa de Criar
Grátis