Fernanda Montenegro fará leitura de Simone de Beauvoir no Ibirapuera

A atriz Fernanda Montenegro fará uma leitura extra do texto “Cerimônia do Adeus”, da filósofa francesa Simone de Beauvoir, expoente do feminismo, no dia 18 de agosto (18/7) no Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo (SP).

O espetáculo lembra a pintura “Frida e Angela tomando chá (ou café) na casa de Simone”, de Luciana Mariano. Pelo título, somos levados a uma jornada por três mitos que discutem a condição feminina. A escritora Simone de Beauvoir (1908 – 1986), ao que sabemos dona da casa da cena, tem uma influência significativa no pensamento feminista, principalmente pelo livro “O Segundo Sexo” (1949), que trata da opressão contra as mulheres.

Do lado esquerdo da mesa, está a pintora mexicana Frida Kahlo (1907 – 1954), célebre não só pelos seus retratos e autorretratos e obras inspiradas na natureza e na cultura local, mas pelas manifestações, na vida e na arte, de valorização da própria identidade e da liberdade de gênero na conservadora sociedade local.

Do lado direito, encontra-se a professora norte-americana Angela Davis (1944), filósofa socialista que alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos EUA e dos Panteras Negras, importante movimento de militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial em seu país.

A pintura inclui uma solitária vela na mesa, que dialoga com o foco de luz na calçada do lado de fora da casa; Frida com um gato, escritos em inglês no chão, relógio na parede, livros de cunho libertário na estante, um retrato de Sartre, que viveu uma relação afetiva com Simone, fumando cachimbo na parede, e o piso ligado ao mobiliário por jogos visuais em marrom.

A imagem junta dois ícones do movimento feminista conversando em uma mesa muito bem posta em que curiosamente há bule, mas não xícaras de chá. Esse jogo de presenças/ausências se dissemina pela obra, tendo como ápice a falta da dona da casa anunciada no título. É desses mistérios e da silenciosa conversa entre as protagonistas que a obra se alimenta.

Oscar D’Ambrosio       @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista
, graduado em Letras, crítico de arte e curador.