FALzim 2023 tem mais de 10 atividades voltadas exclusivamente para as crianças em sua programação

Programado para o período de 27 de fevereiro a 4 de março, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”, em São José do Rio Preto, o Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias tem mais de 10 atividades voltadas exclusivamente para o público infantil, e todas elas de graça. São sessões de contação de história e de mediação de leitura, oficinas e bate-papos com escritores que buscam estimular ainda mais o gosto pela leitura nas crianças.

Segundo a organizadora do festival, Carolina Manzato, da casa de criar, a edição 2023 é feita para as crianças e reflete sobre as crianças, sendo pensada para discutir a literatura infantil e a diversidade de infâncias de forma estimulante, criativa e múltipla. “Além de convidar jovens, adultos e educadores a refletir sobre esses temas, oferecemos às crianças a oportunidade de vivenciá-los por meio de uma série de atividades voltadas exclusivamente para elas”, destaca.

Além das contações de histórias, em que a oralidade ganha força com objetos e adereços que estimulam à fantasia, o FALzim 2023 promove mediações de leitura em que o livro físico é o grande protagonista. Em cada mediação, um convidado ou convidada faz a leitura desse livro para as crianças e compartilha as impressões do grupo.

As crianças ainda terão a oportunidade de conversar diretamente com os escritores e escritoras, ouvindo as histórias por trás das histórias apresentadas nos livros. É o caso do homenageado do FALzim 2023, Olívio Jekupé, escritor e ativista Guarani Mbyá, cujos alguns livros fazem parte das atividades do festival. Ou seja, além de conhecer as histórias, as crianças poderão ouvir o próprio autor delas.

Outro convidado que vai trocar ideias com as crianças, além dos jovens e adultos, é Raul Marques, jornalista e escritor de São José do Rio Preto que trata de movimentos migratórios em dois de seus livros voltados ao público infantil: “A revolução das crianças” e “O caminho da escola”.

Até quem ilustra livros infantis vai conversar com as crianças. O ilustrador, escritor e pesquisador Maurício Negro marca presença no FALzim 2023 para falar sobre suas vivências, projetos e obras. 

Para participar das atividades do FALzim 2023 não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer na Biblioteca Municipal no horário programado. Em todos os dias de festival, a programação tem início às 13h.

O FALzim: diversidade de infâncias é uma realização da casa de criar e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

SERVIÇO

FALzim: diversidade de infâncias

De 27/2 a 4/3, das 13h às 21h

Biblioteca Municipal ‘Dr. Fernando Costa’ (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1)
Grátis

www.fal.casadecriar.com.br

FALzim 2023 – Atividades para crianças

27/2 (segunda-feira)

13h – Abertura: Quem é Olívio Jekupé? Com Carolina Manzato (São José do Rio Preto-SP). Também para jovens e adultos

14h – Contação de história. Com Ákila Moreira (São José do Rio Preto-SP)

28/2 (terça-feira)

13h – Contação de história: O menino Jurecê e a borboleta Arubá. Com Neny Luá (São José do Rio Preto-SP)

14h – Mediação de leitura: ‘O presente de Jaxy Jaterê”, de Olívio Jekupé e Fran Junqueira. Com Ana Laura Isa (São José do Rio Preto-SP)

15h – Oficina de bonecos. Com Ákila Moreira (São José do Rio Preto-SP)

17h – Bate-papo. Com Raul Marques (São José do Rio Preto-SP). Também jovens e adultos

1/3 (quarta-feira)

13h – Mediação de leitura: ‘A mulher que virou urutu’, de Olívio Jekupé e Maria Kerexu. Com Rhady Molina (São José do Rio Preto-SP)

14h – Mediação de leitura: ‘Julián é uma sereia’, de Jessica Love. Com João Vitor Silva de Abreu (São José do Rio Preto-SP)

2/3 (quinta-feira)

14h – Mediação de leitura: ‘Drufs’, de Eva Funari. Com Mirian Zanolini e Sâmia Figueiredo (São José do Rio Preto-SP). Oficina de representação familiar por meio de desenhos e acessórios. Com a Mirian Zanolini.  Também para educadores

3/3 (sexta-feira)

13h – Contação de história: Na volta que o mundo deu. Com Mandigueiras da Pracinha (São José do Rio Preto-SP)

14h – Mediação de leitura: Meu crespo é de rainha, de Bell Hooks e Chris Raschka. Com Camila Mariano (São José do Rio Preto-SP)

17h – Bate-papo. Com Maurício Negro (São Paulo-SP). Também para jovens e adultos

19h – Homenageado do FALzim. Com Olívio Jekupé, Jovina Renh Ga e Jekupé Mirim. Também para jovens e adultos

4/3 (sábado)

13h – Contação de história: ‘O roubo do fogo’ e ‘A onça valentona e o raio poderoso’. Com Nina Brondi (São José do Rio Preto-SP)
14h – Mediação de leitura: ‘Cocarzinho amarelo’, de Yaguarê Yamã e Uziel Guaynê. Com Tatiane Craveiros (São José do Rio Preto-SP)