Falece o ex-prefeito de Catanduva, Maurílio Vieira

Faleceu neste sábado, dia 9 de julho de 2016 o advogado Maurílio Francisco Vieira (81 anos). Prefeito Municipal no período de 01/04/1992 a 31/12/1992 (9 meses) foi também radialista, exerceu a função de jornalista e vereador .
Era casado com a advogada Marlene Melchiori , e seus filhos são Maruy, Maura, Buda e Marcus. O velório está acontecendo na Câmara Municipal de Catanduva e o sepultamento será as 14h30 deste domingo, no Cemitério Monsenhor Albino. Nos últimos anos, o dr. Maurílio lutou contra a doença de Alzheimer.

O livro “A História de Catanduva de A a Z” relata sua biografia: Maurílio Francisco Vieira, radialista e advogado, nasceu em 25.02.1935 no distrito de Vila Botelho e morreu em Catanduva em 09.07.2016. Locutor, repórter, redator, declamador, noticiarista, comentarista político e esportivo, animador sertanejo e de auditório, novelista e agenciador e gerente da Rádio Difusora de Catanduva onde trabalhou de 06.01.1952 a 1969. Em 1970, transferiu-se para A Emissora “A Voz de Catanduva 1”, onde permaneceu até 1984. Realizando as mesmas funções exercidas na emissora anterior. Com o advento da Rádio “Ondas Verdes FM” foi à primeira voz a ser transmitida na condição de voz padrão da emissora,  onde atuou  durante um ano e meio. No meio radiofônico criou, apresentou e dirigiu o Programa “Cartas na Mesa”, “Aquarela Sertaneja”, “Panorama”, “Luar do Sertão” e “Música e saudade”. Vereador de 1964 a 1978 e de 1984 a 1992. Foi presidente da Câmara Municipal de Catanduva de 1976/7 e de 1991/2.  Na renúncia do Prefeito Warley Agudo Romão assumiu como Prefeito Municipal de 01.04.1992 a 31.12.1992.  Presidente da Associação Espírita “Amor e Caridade” de 05.04.1981 a 03.04.1983 e autor de artigos publicados pelos Jornais “A Cidade”, “O Regional” e pela “Revista Feiticeira” Formado pela Faculdade de Direito de São Carlos em 1974.

Em sua atividade política na cidade feitiço, assumiu a prefeitura municipal por ocasião da renúncia do então prefeito Warley Agudo Romão . À época era presidente da câmara municipal e assumiu o cargo de prefeito porque o vice- prefeito Alexandre Nobalbos, não quis assumir pois tinha a intenção de ser candidato a prefeito.

Na TV câmara vc poderá assistir uma entrevista com ele Clique aqui.

 

A família Vieira:

maurilio_família

 

A visita de Chico Xavier em Catanduva se deve ao empenho do casal Maurílio e Marlene. Em 1974 Francisco Cândido Xavier esteve em Catanduva, para receber o título de “Cidadão Catanduvense”.
O discurso oficial de saudação a Chico Xavier foi pronunciado pelo vereador Maurílio Francisco Vieira, que proferiu eloquente oração, exaltando a personalidade e obra do conhecido médium.

Curiosidade na visita do Chico em Catanduva:
No seu discurso, proferido logo a seguir, Chico Xavier agradeceu, de início, as palavras do vereador Maurílio Vieira, autor da proposição de entrega de titulo, bem como à Câmara Municipal de Catanduva. Referiu-se, depois, a aspectos da história de Catanduva, desde os tempos de Vila Adolfo e aludiu a velhas amizades que aqui mantinha, pedindo licença para citar os nomes do Sr. Benedito Zancaner, Sra. Aurora (Lola) Zancaner Sanches e do Sr. Vicente Sanches.

E, aludindo ao crescimento de Catanduva e a capacidade empreendedora de sua gente, frisou que nosso engrandecimento não se faz apenas no plano material, mas particularmente no espiritual e no moral, tecendo, então, um verdadeiro hino à memória de Monsenhor Albino.
Disse que ele aqui construiu a paz e a fraternidade ao longo de mais de cinco decênios, ele que sabia honrar o culto da fé na sua majestosa Catedral de São Domingos e que foi o inspirador dos vários altos instituto de ensino de Catanduva. “A ele o nosso profundo respeito, o nosso imenso amor e o nosso ilimitado reconhecimento.”
Na parte final de sua oração, o médium transmitiu uma mensagem do Monsenhor Albino, o que constituiu um lance singular e emocionante, visto que a comunicação envolveu uma longa lista de nomes de pessoas ligadas à história da cidade, algumas vivas, outras já falecidas, umas do passado distante, outras do contemporâneo. Era um agradecimento ao inesquecível sacerdote.
A citação dos nomes foi feita sem que Chico Xavier se valesse de qualquer relação escrita, tendo ele esclarecido que alguns nomes ele não conseguia ler, em virtude de se achar perturbada a sua visão espiritual.

No final da mensagem, o Monsenhor Albino referiu-se aos nomes de Antonio Maximiano Rodrigues, Joaquim Figueiredo e Domingos Borges da Costa, tendo Chico Xavier anunciado que o saudoso pastor catanduvense, abraçando aqueles vultos da história de nossa cidade, “rogava as bênçãos de Jesus Cristo, para que nos conservemos em união bendita, no trabalho, na educação e na fé em Deus”.

Mensagens  de amigos de Maurílio:

Angelo Cazellato

É com muito pesar que informo que Dr. Maurílio Vieira faleceu hoje.
Um pai exemplar…
Hoje tem festa no Céu.
Triste aqui,
Obrigado Dr. Maurílio por fazer uma significante parte em minha vida, e nas vidas de quaisquer que o Sr. teve contato.
A vida é morrer a cada dia..
Nunca esquecerei suas palavras.
Triste.
Força Dna. Marlene, Maruy..Maura, Buda..Marcus..Força.

Marco Antonio Lazarin

Foi locutor marcante na Difusora…”Quando os ponteiros apontam para o infinito, Maurilio Vieira põe as cartas na mesa.”
Pêsames à família.

Jota Machado
INFELIZMENTE, FALECEU AGORA A NOITE EM CATANDUVA, o grande AMIGO ex – radialista, advogado, vereador , Prefeito, Integrante do Grupo de Poesia “Guilherme de Almeida”, DR. MAURILIO VIEIRA. Que deixa um legado muito importante para CATANDUVA, sua gente e sua história. Homem de muitos Amigos e família exemplar. MAURILIO VIEIRA, vai para Deus, levando a nossa saudade e nosso agradecimento, certamente, falará bem de nossa Amizade para Jesus. Sentimentos à família enlutada. ATÉ UM DIA, GRANDE MAURILIO VIEIRA.

Jota Machado
MAURILIO VIEIRA, ESCREVEU UMA LINDA HISTÓRIA, TANTO FAMILIAR, PROFISSIONAL, COMO POLÍTICA. HOMEM DE HONRA QUE CUMPRIU SUA MISSÃO COM DIGNIDADE, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. ESPALHOU AMOR E AMIZADE POR ONDE PASSOU. CATANDUVA DEVE MUITO A MAURILIO VIEIRA. EU, PARTICULARMENTE, DEVO MUITO A ELE, PELOS INCENTIVOS QUE ME ENSINARAM A SABER VIVER. VAI COM DEUS MEU AMIGO. FALE BEM DE NOSSA AMIZADE PARA JESUS. UM DIA A GENTE SE ENCONTRA!!

Fernando Cesar Torro 
Meu amigo, gravamos vários textos comerciais no meu estúdio, maurilio vieira a voz mais bonita do rádio interiorano, vá com Deus meu amigo e obrigado por tudo!!!!

João Elias
Meu Deus, morreu parte da minha. Quanto eu te devo, meu amado “Murilo”, “Negriba” “Crioulo Doido”, “Pai”, enfim Dr. Maurílio Francisco Vieira, patrimônio e pedra fundamental do rádio catanduvense. Nossa região perde o último e verdadeiro radialista. Desculpem-me, agora preciso chorar. Vai com Deus, paizão. Tua incomparável voz a guardaremos nas muitas gravações e em nossas lembranças. Até breve, querido…

Luiz Alberto Dotti
O radio de Catanduva perde grande parte de sua história com a morte de Maurílio Vieira. Estou triste , sem palavras….
O radio de Catanduva perde grande parte de sua história com a morte de Maurílio Vieira. Estou triste , sem palavras…. (Luiz Alberto Dotti)
Fernando Galhardo 
Acaba de partir um grande homem, Maurilio Vieira, radialista, advogado ex pres. da câmara e ex prefeito de Catanduva. Progenitor de um grande amigo Maruy Vieira, Dr. Maurilio foi amigo de Diomar Zeviane e Chico Xavier duas pessoas ilustres que tive oportunidade de conhecer. A toda familia nosso pesar.

Pedro Cerose
Quero deixar registrado todo carinho e amizade que tive como tenho com Maurílio e sua família. Sei que estará bem no plano espiritual. Desde pequenino o conhecia, sou amigo pessoal de seus filhos e esposa. Homem brilhante no profissionalismo e como pessoa. Sem duvida nenhuma marcou sua estada por aqui. Até breve meu querido amigo. Sentimentos.

Julian Rodrigo Thomazini
Só tenho agradecimentos a essas três pessoas, que além de amigos são meus padrinhos, minha formação profissional começou ai, muito obrigado, DonaMarlene Melchiori, Dr. Maurilio Vieira e Dr. Maruy Vieira.

Fotos com dr Maurílio: