O Brasil entrou no circuito internacional do espetáculo “Elvis: A Musical Revolution”, um musical que conta, a partir de 1º de agosto, no Teatro Santander, em São Paulo, SP, a trajetória da carreira do ícone Elvis Presley, desde sua juventude na cidade de Memphis até seu triunfo em Hollywood.
Leandro Lima e Daniel Haidar alternam o papel da lenda do rock, enquanto o ator Luiz Fernando Guimarães interpreta o Coronel Tom Parker, controverso empresário de Presley. O musical tem direção, versão e adaptação de Miguel Falabella, direção musical de Jorge de Godoy e direção coreográfica de Bárbara Guerra.
João Neto Gomes da Silva (@john_mural), que atua como assistente do célebre muralista Kobra, e realiza trabalhos como o que está na Memphis Escola de Inglês, em Jandira, SP, município onde tem suas raízes. A imagem homenageia justamente a cidade norte-americana que dá nome à instituição educacional.
Situada às margens do rio Mississipi, no sudoeste do Tennessee, Memphis é famosa pelos músicos de blues, soul e rock’n’roll da região ou que ali gravaram discos antológicos no célebre Sun Studio, como Elvis Presley, B.B. King e Johnny Cash. Além disso, a mansão Graceland, de Elvis, fica na cidade, assim como o Rock ‘n’ Soul Museum, o Blues Hall of Fame e o Stax Museum of American Soul Music.
A imagem escolhida, porém, foi a da ponte em arco Hernando de Soto, mais conhecida como New Bridge, que passa sobre o rio Mississippi, e liga West Memphis, Arkansas e Memphis, Tennessee. A ponte leva o nome do explorador espanhol do século XVI que explorou a região e teria morrido ao sul de Memphis.
A ponte, com uma estrutura que lembra a letra “M”, é iluminada à noite. Na imagem de João Neto Gomes da Silva, destaca-se o tratamento do céu, da paisagem e da ponte propriamente dita, com um detalhamento maior das áreas mais próximas, dentro da proposta realista do mural, com destaque para o tratamento das tonalidades e reflexos nos cursos de água.
Oscar D’Ambrosio @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.