No dia 22 de agosto, alunos do 2º ano A do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Catanduva participaram de atividade prática com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre multiplicação. Sob orientação da professora Giovana Catarucci, as crianças foram incentivadas a explorar a ideia de adição de parcelas iguais, conceito fundamental para a compreensão da multiplicação.
A atividade visou desenvolver a capacidade dos alunos de resolver e criar problemas de multiplicação utilizando a ideia de adição de parcelas iguais. Para alcançar esse objetivo, as crianças foram incentivadas a empregar estratégias e formas de registro pessoais que podiam incluir ou não o uso de suporte visual, como imagens ou materiais manipuláveis, como blocos de montar e objetos do cotidiano.
A professora Giovana Catarucci destacou a importância da abordagem prática para o ensino da multiplicação. “Ao permitir que as crianças utilizem diferentes estratégias e materiais manipuláveis, incentivamos o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas. Eles aprendem que há várias maneiras de entender e abordar um conceito matemático”, explicou.
Durante a atividade, os alunos foram divididos em pequenos grupos e receberam diferentes problemas para resolver. Eles tiveram a oportunidade de discutir suas estratégias com colegas e a professora, proporcionando ambiente colaborativo e aprendizado mútuo.