No final de março, alunos do 2º ano do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa participaram de palestra sobre “Implantação de Sistema Agroflorestal (SAF)”, realizada no Residencial Nova Catanduva II. A atividade marcou o início das ações práticas do projeto de extensão acadêmica em SAFs, voltado à recomposição da área de preservação permanente (APP) no local.
O projeto é fruto de parceria entre a Unifipa, a Pacaembu Construtora e a empresa de gestão ambiental Flora Londrina. Participam como responsáveis técnicos o biólogo Murilo Batista Spatini (Pacaembu Empreendimentos S/A), os engenheiros agrônomos Henrique e Rafael (Flora Londrina), o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa, Prof. Dr. João Paulo Ferreira e a Profa. Dra. Flaviana Andrade.
No dia seguinte à palestra os alunos plantaram as mudas que compõem a biodiversidade do sistema agroflorestal. A continuidade das ações ocorreu com o manejo da palhada em torno das mudas, prática importante para a retenção da umidade do solo e estímulo ao crescimento das espécies. No início de abril, os estudantes retornaram ao local para monitorar a área e implementar técnicas sustentáveis para a condução da recomposição vegetal.
De acordo com o Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o projeto representa importante ação conjunta entre o meio acadêmico e o setor produtivo. “Esta iniciativa integra o curso de Engenharia Agronômica da Unifipa com empresas do setor para promover a educação ambiental e incentivar novos modelos de produção agrícola sustentáveis. Neste mês de maio já estamos conseguindo ver os resultados e o projeto, que tem caráter piloto, também será implantado na área experimental do Campus Sede da Unifipa, onde servirá de base para o cultivo de culturas agrícolas, pesquisa científica e atividades de extensão. Dessa forma reforçamos nosso compromisso institucional com práticas alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança)”, destacou o coordenador.
Fotos/Divulgação