Embaixada do Brasil em Londres apresenta exposição Colour Diving da artista Ana Elisa

A artista plástica Ana Elisa Murta, que é uma das representadas pela Art A3 Gallery de Rosita Cavenaghi em São Paulo, estará com suas obras em exibição numa importante exposição na Embaixada Brasileira em Londres. Colour Diving (Mergulho na cor) acontece de 3 a 16 de agosto.  A Embaixada do Brasil em Londres é a representação diplomática brasileira no Reino Unido. Está localizada na Cockspur Street, números 14 a 16, no bairro de Westminster no coração de Londres. A Sala Brasil irá receber obras inéditas da artista.

O apoio da exposição se dá pela Usina Siderúrgica CBF, Grupo Ferroeste e Anglo American um conglomerado britânico que atua no ramo da mineração. A Embaixada do Brasil promove uma grande variedade de programação e eventos culturais. O objetivo é mostrar a riqueza da cultura brasileira, seja erudita ou popular, de todas as regiões do Brasil, para o público do Reino Unido. 

Em seu texto, Renata Mindlin (Art advisor) cita que nos tempos atuais, em que vivemos uma “civilização do espetáculo”, como descreve Vargas Llosa, Ana Elisa Murta tem a coragem de provocar sentimentos, sensações e reflexões através de uma pausa silenciosa e contemplativa, para criar sua própria temporalidade interior, uma de maior sensibilidade, delicadeza e conexão com o todo.

Sobre a artista

O compromisso da artista plástica Ana Elisa Murta com o processo pictórico é absoluto. Suas composições abstratas têm uma fabricação elaborada, de inúmeras camadas e texturas – reflexo da profundidade de sua investigação em torno da cor.

Ana Elisa Murta começou a criar artisticamente ainda na infância, como forma de ressignificar sentimentos intensos e perdas vividas. Foi durante a pandemia, porém, que a artista mergulhou na pintura com muito mais intensidade. A suspensão da dinâmica quotidiana imposta pelos bloqueios inspirou Murta a executar as suas obras com maior liberdade. A princípio, sua investigação partiu de materiais encontrados casualmente ao seu redor – restos de giz de cera e giz de cera de sua filha, pedaços descartados de papelão e outros materiais mundanos. Posteriormente, ao mergulhar no exame das cores, dominou a habilidade de empregá-las, criando composições que atingem uma qualidade emocional em virtude de uma combinação estética de vigor e harmonia.

De fato, sua obra ecoa a riqueza da história e da paisagem de seu serro natal, em Minas Gerais. Foi nessa região, no coração do Brasil, que Murta descobriu minérios locais contendo pigmentos naturais, não tóxicos, próprios para a fabricação de tintas. Essa pesquisa faz parte da filosofia mais ampla de Murta em relação à sustentabilidade – um valor que informa todo o processo criativo da artista e é mais evidente em suas últimas séries e nas paletas terrosas de trabalhos anteriores.

Serviço

Colour Diving – (Mergulho na cor)

Onde: Embaixada do Brasil em Londres

Horário: 10h00 às 18h00.

Dias: Segunda-feira a sexta-feira.

Endereço: Sala Brasil, Embassy of Brazil in London, 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL, United Kingdom

Preço: Gratuito

Classificação: Livre