O uso livre e sem limites da cor mostra-nos uma fase nova para Elisabeth Wortsman. Historiadora pela universidade de São Paulo, ela estabelece relações entre a História e o contexto artístico de cada período. Assim ela alcança uma expressão própria, uma linguagem particular.
A tradução desse momento em que plasma sua reconstrução interna em cores é algo muito belo, sem ser estrondoso. O feminino, o amor e a cor casam-se, numa harmonia perfeita, libertos do passado, prontos para um novo voo. Um voo da alma por meio das múltiplas cores.
Ela estará integrando o cast de artistas que participam da exposição O Caminho da Arte III que acontece na Art A3 Gallery em São Paulo, com vernissage agendada para o dia 20 de julho. A data também vai assinalar a inauguração do novo endereço da Art A3 Gallery onde o evento se realiza através da curadoria de Rosita Cavenaghi. O novo espaço expositivo localiza-se à rua Santa Justina 530 no bairro Vila Nova Conceição, na capital paulista.
Elisabeth liberta-se da “obrigação” de representar figuras da realidade visível. É possível expressar-se com formas ideais, elementos formais puros como círculos, quadrados, linhas, para desapegar-se daquela influência dos primeiros anos que tanto a limitaram. Era, também, mais uma forma de usar grandes campos de cor, seu elemento favorito.
Nas obras de Elisabeth Wortsman nossos olhos são conduzidos pela intensidade dos contrastes. Na história da arte a cor é com frequência associada ao apelo e as emoções. A relação do ser humano com a natureza tem sido uma grande inspiração para sua produção artística. A artista destila da contemplação da natureza uma composição que pode ser classificada como abstrata.
Para Elisabeth Wortsman uma forma ou objeto captado por sua sensibilidade possui valor emocional e só ganha corpo em sua obra de arte, a sensibilidade atua em todo o processo de elaboração de suas obras.
Em seus estudos sobre a cor e emoção, Elisabeth afirma que as cores proporcionam grande prazer, cada cor produz sobre os sentidos, independente da qualidade e da forma efeitos específicos, que em combinação podem ser em parte harmônicos, em parte característicos e em parte desarmônicos, por isto consideradas um elemento de arte, sendo utilizadas para os mais elevados fins estéticos.
Seu trabalho digital abstrato informal é dotado de tantos elementos estruturais como linhas, planos, cor, entre outros, que possuem qualidades perceptivas e emocionais, cada uma com seu peso e suas implicações que devem ser analisadas, a fim de proporcionar sua definição e descrição, mesmo que a artista utilize várias linguagens em um único trabalho
A artista Elisabeth Wortsman desenvolveu sua atividade como professora de História por mais de 30 anos, sempre estabelecendo relações entre a História e o contexto artístico de cada período e assunto abordado. Destaque para as intensas sensações visuais, como: cores vibrantes, formas sinuosas e padrões de superfícies multicoloridos. Nas obras de Elisabeth Wortsman seus trabalhos se destacam pela intensidade dos contrastes. A artista destila da contemplação da natureza uma composição que pode ser classificada como abstrata.
SERVIÇO
Exposição: O caminho da arte III
Artista: Elisabeth Wortsman
Local: Art A3 Gallery
Curadoria: Rosita Cavenaghi
Quando: 20 de julho a 5 de agosto de 2024
Vernissage: 20 de julho das 16 às 21h
Endereço: Rua Santa Justina 530 – V. Nova Conceição – São Paulo – SP
Funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 18h. sábado das 10 às 15h
Assessoria de imprensa: GL Assessoria de Comunicação/Gisele Lahoz (17) 991082421/gilahoz@terra.com.br/@giselelahoz