No último dia 28 de julho a egressa do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Caroline Procópio, teve sua tese de mestrado “Efeito das vesículas extracelulares de tumores malignos em células benignas caninas e o potencial papel protetor da melatonina: um estudo in vitro” aprovada na FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A banca examinadora foi composta pelos professores Dra. Débora Aparecida Pires de Campos Zuccari, orientadora do projeto, Dra. Ana Paula Girol e Dra. Érika Cristina Pavarino, membros efetivos, Dr. Daniel Henrique Gonçalves e Dra. Heloísa Cristina Caldas, membros suplentes.
Caroline destacou a importância em defender sua tese para obtenção do título e da Unifipa em sua formação. “A importância desse momento vai além de apenas apresentar um trabalho. É uma chance de interagir com outros acadêmicos, receber feedbacks valiosos e construtivos, além de estabelecer conexões e criar parcerias para futuras colaborações. Minha história com a Unifipa se iniciou com a graduação em Biomedicina, onde tive oportunidades e incentivos dos professores do curso na participação em estágios, ligas acadêmicas e monitorias. Trilhei meu caminho para a área da Genética, onde me especializei em Biologia Molecular e Nutrigenética pela FAMERP. Logo após comecei o mestrado na mesma instituição, tendo como linha central de pesquisa neoplasias mamárias”, explicou.
A egressa da Biomedicina Unifipa comentou ainda sobre as oportunidades no âmbito profissional, expectativas para o futuro e orientações para quem deseja trilhar o caminho acadêmico. “Pensando em mercado de trabalho e carreira profissional, o mestrado pode ser diferencial significativo. Com isso, o profissional pode buscar posições mais avançadas em sua área de especialização ou aproveitar as habilidades adquiridas durante o mestrado para buscar novas oportunidades de trabalho. As expectativas para o futuro de quem escolhe trilhar os programas de pós-graduação stricto sensu são sem dúvida a busca pelo reconhecimento e a possibilidade de se tornar referência na área. O mestre também pode ainda atuar como professor de ensino superior, sem dúvidas um mercado de trabalho que possibilita excelentes condições ao profissional especialista. Recentemente participei do processo seletivo para doutorado também na FAMERP, onde ainda aguardo resultado. Com tudo encaminhado, desenvolverei meu trabalho em colaboração com a professora Dra. Giovana Vidotti da Unifipa”, finaliza a mestre.