Duas exposições em Socorro, SP, focam o desenvolvimento sustentável

O Museu Municipal de Socorro recebe, de 26 de outubro a 23 de novembro, as exposições “Interritorialidade”, do Grupo Matilha, composto por artistas e curadores de Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal. e “Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, do Grupo Matilha e dois convidados.

“Interritorialidade”, com curadoria de Carlos Perktold, Oscar D’Ambrosio e Sandra Makowiecky, discute formas políticas, econômicas e culturais de caracterizar o espaço, trazendo à tona as relações sociais e às atividades cotidianas do ser humano com o mundo ao seu redor. Essa pesquisa busca um entendimento das relações dos indivíduos com o território, sendo fundamental para a construção da identidade coletiva e individual.

Os trabalhos têm como proposta conhecer pluralidades, ou seja, lidar com o lugar em que se vive para entender as próprias histórias e construir identidades. Sendo assim, sair do território próximo e circular por outros lugares permite ter contato com outras culturas e experiências.

A exposição “Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, com curadoria de Oscar D’Ambrosio, envolve 17 artistas, Cada um 

apresenta trabalhos sobre um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os criadores visuais desenvolveram as suas obras no contexto dos assuntos da Agenda

2030, plano de ação global da ONU que reúne os ODS, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

A intenção das duas exposições é discutir visualmente o fundamental tema da sustentabilidade. Elas abrangem, cada qual à sua maneira, dimensões sociais, econômicas e ambientais que podem ser tomadas como ponto de partida por governos, sociedades civis e setor privado para a construção de cidadãos mais comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade em que as esferas individuais coletiva e ambiental caminhem em harmonia.

Fichas técnicas

EXPOSIÇÃO

Interterritorialidade

CURADORIA: Carlos Perktold, Oscar D’Ambrosio e Sandra Makowiecky

ARTISTAS: Adriano Gambim Álex Allen, Ana Maria Reis, Cibele Pilla, Débora Amaral, Dimitri Lee, Elsa Farias, Laura Ancona Lee, Lica Cruz, Marcelo Lopes, Marinilda Boulay, Sanagê e Selma Bombachini

EXPOSIÇÃO

Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

CURADORIA: Oscar D’Ambrosio

ARTISTAS: Adriano Gambim, Álex Allen, Ana Maria Reis, Cibele Pilla, Claudia Seber, Debora Amaral, Elsa Farias, Elton Marangoni, Laura Ancona Lee, Lica Cruz, Marcelo Lopes, Maria Amélia Fonseca, Marinilda Boulay, Rogerio Morais Martins, Sanagê, Selma Bombachini e Sergio Andrejauskas