Documentário enfoca lavagem de dinheiro

Estreou, em agosto, no Apple TV+, o documentário de quatro partes “Cowboy Cartel”, que conta a história de como um agente do FBI (Departamento Federal de Investigação, dos Estados Unidos) desmantelou um dos cartéis mais perigosos do México.

Quem nunca, 2023 @paulocibella @vorticecultural – carimbo sobre cédula de dinheiro

O enredo é centrado em Scott Lawson, um agente do estado do Tennessee que, ainda no início da carreira, colocou a vida em risco para rastrear as movimentações financeiras dos famosos irmãos Treviños, líderes do cartel Los Zetas, conhecido pela sua brutalidade. Essas transações estavam ligadas a um negócio de corrida de cavalos, o qual era mantido pelos criminosos como uma forma de lavar o dinheiro do cartel.

O tema da lavagem de dinheiro também já foi tratado pelas artes visuais. Trabalhar sobre cédulas cenográficas, ou seja, que não tem valor monetário, por exemplo, permite retomar narrativas de artistas visuais que tomaram esse suporte, original ou não, como forma de expressão. Cildo Meireles é um exemplo histórico disso, assim como, mais recentemente, @paulodusanctus.

A força do trabalho de @paulocibella está nas conotações do verbo “lavar” e na maneira como ele é apresentado. A palavra “dinheiro” surge apagada e “lavar” e “levar” apenas se distanciam por uma letra.

final, uma cédula “cenográfica” é uma representação; e o ato de “lavar dinheiro”, também é teatral. De acordo com a Lei nº 9.613 de 1998, a “lavagem de dinheiro” consiste justamente no “ato de ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens ou valores que sejam frutos de crimes”.

Portanto, a impressão de uma nota falsa com uma inscrição crítica “leva” o ato de “lavar” para uma outra esfera: a da denúncia. Por isso, o apagamento se justifica poeticamente, já que a base da lavagem é exatamente não deixar rastros, o que, felizmente, nem sempre acontece.

Oscar D’Ambrosio       @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.