No Brasil, ainda há milhares de laboratórios de análises clínicas não Acreditados – validados em órgãos competentes e, ainda, que não estão cumprindo algumas normas como a PALC e ISO 15189, que podem agregar valor aos laboratórios, atualização técnica periódica e requisitos de segurança ao paciente e tecnologia utilizada. O profissional que estiver atualizado quanto aos requisitos da acreditação e acompanhando este cenário pode sair na frente e se destacar no mercado.
A Unifipa abriu esta semana as inscrições para o curso livre em Acreditação Laboratorial, promovido pelo curso de Biomedicina e tendo como público-alvo alunos e profissionais da área e também de Farmácia. As inscrições vão até o dia 13 próximo.
Segundo Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, coordenador do curso de Biomedicina, a busca de acreditações é primordial para a melhoria dos serviços laboratoriais, bem como segurança para os clientes. “A acreditação é a comprovação formal da competência do laboratório. O setor da saúde exige que as entidades prestadoras de serviços disponham de modelo de gestão que favoreça a melhoria contínua, qualidade, segurança, eficiência dos processos e que seja auditável e transparente. Neste cenário faz-se necessário que os profissionais de saúde conheçam os requisitos de qualidade e competência para implantar sistema de gestão da qualidade e buscar a acreditação do laboratório onde trabalha”. Para Daniel, quem possuir esta certificação no currículo pode se destacar no mercado de trabalho.
O curso livre em Acreditação Laboratorial será online em duas aulas, 14 e 21 de junho, com certificação. O investimento é de R$ 50 e as vagas são limitadas. Para se inscrever o interessado deve acessar a página unifipa.com.br/cursoslivres. Informações podem ser consultadas pelo 0800 772 5393.
Foto/Divulgação