O Hospital Emílio Carlos registrou captação de múltiplos órgãos, a terceira este ano, ocorrida no feriado de sábado (2 de novembro) com a participação da equipe médica do Hospital de Base de Rio Preto. A família de uma mulher de 60 anos, que teve morte encefálica confirmada após AVC – Acidente Vascular Cerebral, autorizou o processo de doação e foram captados coração – valvas cardíacas, fígado e rins, podendo então beneficiar pelo menos cinco pessoas que aguardavam na fila de transplantes.
O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Carlos Mancini Gomes, reforça a importância da doação. “Perdas são momentos muito frustrantes em nossas vidas, ainda mais quando se trata de um ente querido, mas a generosidade e o amor ao próximo são motivos que impulsionam a cadeia da doação. Através deste ato muitos que aguardam por um órgão são beneficiados”.
Números superados – Faltando dois meses para o fim do ano, com a captação de múltiplos órgãos no HEC, o total de 10 captações efetivadas até agora nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação Padre Albino, ultrapassa o número de todo o ano de 2023, que foi de sete captações.
Dr. Jorge Luís Valiatti, médico coordenador da CIHDOTT dos hospitais, fala do crescimento no número de doações realizados nas unidades e o reflexo das campanhas de incentivo à doação realizadas de forma recorrente. “Os motivos para isso estão relacionados, certamente, a uma abordagem mais adequada às famílias sobre esse momento tão importante; trabalho muito bem feito por todos os membros da comissão e até mesmo de uma maior conscientização das famílias. Lembrando que esse ato de doação é voluntário e que deve ter a concordância das famílias. Que sem isso não é possível”.
A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HPA disponibiliza serviço de perguntas e respostas sobre dúvidas frequentes quanto à doação e captação de órgãos e tecidos, visando o esclarecimento acerca do processo. Para saber mais basta acessar o site hospitalpadrealbino.com.br, na aba ‘Estrutura’ buscar por ‘Captação de Órgãos’.
Foto/Divulgação