Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, os colaboradores do Recanto Monsenhor Albino participaram de palestra sobre Inclusão na Saúde, com foco em “Pessoas Idosas Surdas”. A iniciativa foi conduzida pelas alunas do curso Técnico em Enfermagem do Senac Catanduva como parte do trabalho de conclusão de curso. O evento buscou capacitar os profissionais da instituição para o atendimento especializado deste público, que requer abordagem sensível e tecnicamente adequada.
O tema abordado pelas alunas Bianca, Carla, Jenifer, Michele e Talessa enfatizou a importância de os profissionais de saúde estarem preparados para receber pessoas idosas surdas com empatia e habilidade técnica, destacando a necessidade de cursos como o de Libras (Língua Brasileira de Sinais). “No Recanto fizemos a abordagem em forma de bate-papo, trazendo pontos importantes sobre como acolher, como abordar e como podemos manter a comunicação, de forma que ambos os lados compreendam. Por isso, é essencial ter alguém que saiba a linguagem em Libras”, explicou Bianca.
A enfermeira do Recanto Monsenhor Albino, Nayara Gomes, ressaltou a relevância da palestra para a equipe de trabalho. “O Recanto Monsenhor Albino recebe pessoas idosas com diversas comorbidades e é fundamental que estejamos preparados para entender a situação de cada uma delas. A capacitação para atender pessoas surdas é mais um passo em nosso atendimento humanizado e eficaz, assegurando que todos os residentes se sintam acolhidos e compreendidos.”
Na abordagem os participantes aprenderam alguns sinais em Libras que podem ajudar na hora do atendimento. “O objetivo do nosso trabalho é promover a inclusão e o respeito às particularidades de cada indivíduo dentro dos estabelecimentos de saúde”, acrescentou a aluna Michele.
Fotos/Divulgação