No último dia 25 de julho, o AME Catanduva promoveu treinamento sobre ‘Segurança da Informação’ para seus colaboradores sobre transmissão de arquivos e informações eletrônicas. O evento teve a participação de 36 profissionais da unidade, que receberam orientações fundamentais para a proteção dos ativos de informação da unidade.
O treinamento foi conduzido por Rodrigo de Jesus La Justicia, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da unidade. Rodrigo destacou a importância de manter as informações seguras e os procedimentos corretos para evitar perdas e vazamentos de dados, sejam eles intencionais ou não.
“Os desafios da era digital existem. É crucial que todos os colaboradores compreendam os riscos envolvidos no manuseio inadequado das informações. A perda ou vazamento de dados pode comprometer seriamente a operação do AME e a privacidade dos nossos pacientes,” alertou. Rodrigo diz que, além disso, “qualquer vazamento intencional de informações é considerado infração grave, sujeita a penalidades rigorosas, que podem incluir desde advertências até demissão por justa causa”.
Durante o treinamento foram abordadas diversas formas de proteger os dados, como a utilização de senhas fortes, a importância de não compartilhar credenciais de acesso, o reconhecimento de tentativas de phishing e outros ataques cibernéticos, além das melhores práticas para o armazenamento seguro de arquivos.
“A iniciativa visa garantir que todos os colaboradores estejam bem informados e capacitados para proteger os ativos de informação da unidade, minimizando riscos e assegurando a continuidade e a segurança dos serviços prestados pelo AME Catanduva”, frisou a gerente administrativa da unidade, Karulini Polo.