Depois de ser apresentada no campus da Faceres, a exposição fotográfica do GADA Rio Preto que promove a visibilidade positiva do público LGBTQIA+, interiores:diversidades, está em cartaz no Centro Cultural Vasco até o dia 30 de dezembro. A exposição traz fotos de Walter Antunes e tem curadoria e produção de Fábio Takahashi.
A interiores:diversidades já circulou por 25 instituições de educação, arte e cultura nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, sendo vista por mais de 30 mil pessoas. Ampliada e dialogando com o presente, ela traz agora 35 histórias contadas por meio da fotografia e do texto.
A diversidade é o aspecto marcante da exposição, que traz, por exemplo, um time de futebol formado apenas por travestis e transexuais. Dentre as personagens reais retratadas pela interiores:diversidades estão a atriz Phedra de Córdoba (1938-2016), do grupo Satyros, de São Paulo e a drag queen paulistana Silvetty Montilla.
O GADA Rio Preto
Uma das mais importantes ONG da região de São José do Rio Preto, o GADA é uma organização social mantida por doações, convênios com as três esferas de governo e parcerias com organismos internacionais.
Além da promoção integral à saúde, o GADA tem como missão o combate às violações de direitos humanos a LGBTQIA+ e outras populações envolvidas em contextos de vulnerabilidade. A primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ da cidade foi organizada pela instituição em 2000, seguida até 2011, com apoio do então Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal e do Ministério da Saúde.
Em parceira com o Sesc Rio Preto, o GADA realizou, entre 2011 e 2016, seis edições da Mostra Interiores de Cinema LGBTQIA+, com apresentação de, aproximadamente, 50 filmes, entre curtas e longas-metragens, propondo reflexões e debates sobre as diversas formas de expressão sexual e gênero.
A arte e a cultura são plataformas de atuação para as causas do GADA, assim como pilares de reverberação e troca contínua de saberes com a comunidade. A websérie Transparências, que chega à sua terceira temporada, em 2022, totaliza 25 documentários sobre pessoas LGBTQIA+, as quais narram suas histórias tão plurais e afetivas, estando disponíveis nas redes sociais.
Toda e qualquer atuação do GADA mantém as características que o marca desde os primeiros momentos: liberdade, diversidade e coletividade para a construção de um mundo novo admirável e possível.
SERVIÇO
Exposição interiores:diversidades
Onde: Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840)
Quando: até 30 de dezembro, das 9h às 17h
Grátis