A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) celebra seus 31 anos com a exposição ‘Vermelho Monet’, uma mostra inspirada no filme homônimo de Halder Gomes e que reúne 60 obras de 31 artistas visuais. A exposição, que estará aberta ao público até 31 de dezembro de 2024, foi inaugurada no dia 10 de outubro, no Espaço CEGÁS de Cultura. A mostra, que conta com a curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo, e a participação do cineasta Halder Gomes, apresenta um panorama rico e diversificado das artes visuais cearenses, inspirado no universo cinematográfico do diretor de ‘Cine Holliúdy’.
Da união do cinema com as artes visuais, nasceu a exposição coletiva “Vermelho Monet”. Depois de uma trajetória bem-sucedida em comédias como Cine Holliúdy e O Shaolin do Sertão, o cineasta cearense Halder Gomes apostou no drama sobre o universo das artes.
O filme tem como cenário uma Europa sofisticada, por onde se desenrola as negociações envolvendo o mudo das artes visuais e suas exposições. O cineasta buscou os trabalhos de um mestre das artes, Válber Benevides e expôs na telona dois de seus trabalhos realizados exclusivamente para as filmagens, em cenas marcantes do filme.
A noite de abertura contou com uma apresentação especial da Orquestra Contemporânea Brasileira, que abrilhantou ainda mais a celebração. Ao microfone os presentes puderam ouvir as falas de Paulo Mota (gerente de comunicação e marketing da Cegás, Miguel Nery, presidente Cegás, Francisco Ivo, curador e o cineasta Halder Gomes.
Artistas Participantes: Ana Débora Pessoa, Ana Gadelha, Andréa Dall’Olio, Augusto Andrade, Bosco Feitosa, Cardoso Jr., Cleide Silveira, Danillo Lima, Falcão, Francisco Ivo, Gisele Faganello, Halder Gomes, Ítala Macedo, Ivan Guimarães, Jane Ivo, Jacinta Cavalcante, Jeová Siebra, Júlio Jardim, Lia Sanders, Luiz Carlos Lima, Mano Alencar, Marcos Oriá, Samya Magi, Sandra Montenegro, Silânia Cavalcante, Tânia Castro, Tarciso Viriato, Tito Flávio Gomes, Totonho Laprovitera, Valber Benevides e Zakira.
Com um olhar atento para as tendências contemporâneas, Francisco e Jane Ivo selecionaram cuidadosamente as obras que compõem a exposição. Suas expertises em artes visuais conferem à mostra uma coesão temática e estética que encanta a todos.
Além das obras de arte, a exposição conta com poltronas originais do Cine São Luís, transportando o visitante para uma verdadeira viagem no tempo. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
Exibido em 15 festivais pelo Brasil e o mundo, e ganhador de mais de dez prêmios, VERMELHO MONET foi indicado na lista preliminar nos filmes que concorrem para representar o Brasil no Oscar 2025. O filme em questão tem como referência o trabalho do renomado artista plástico Claude Monet – “Impressões, nascer do sol”.
Não perca essa oportunidade de apreciar a arte cearense em sua máxima expressão! Ao ir visitar prepare-se para se apaixonar pelas cores vibrantes e pelas formas inusitadas das obras de arte!
Cenas da abertura:
Serviço:
Exposição: Vermelho Monet
Local: Espaço CEGÁS de Cultura
Período: Até 31 de dezembro de 2024
Visitação: Gratuita, de segunda a sexta-feira, no horário comercial
Curadoria: Francisco e Jane Ivo
Assessoria de imprensa: Gisele Lahoz: +55 17 99108 2421 @giselelahoz
Jornalista MTB 76727/SP