Catanduvense é convidada a exibir duas pinturas no Carrousel du Louvre

Uma artista local acaba de ter duas de suas obras numa exposição no Carrousel du Louvre, em Paris, Gisele Faganello e sua família passaram a residir em Catanduva desde quando ela tinha 7 anos. Desde jovenzinha a pintura tem sido um destaque em grande parte de sua vida.

Mas foi quando Gisele começou a decorar o consultório de seu marido (médico) com suas telas, que suas obras começaram a chamar atenção profissionalmente e serem vendidas. Autodidata, passou a criar painéis contemporâneos criando seu próprio estilo buscando posteriormente a aprender novas técnicas.

Artista visual: Gisele Faganello

“Já tenho muitos clientes em vários locais do estado, como residências, consultórios e empresas. Em 2018 recebi o convite da curadora Maria dos Anjos Oliveira da Anjos Art Gallery para ir a Paris para uma das famosas exposições modernas, Art Shopping, realizada apenas uma vez por ano em Paris, em outubro.”

Gisele diz que o Art Shopping é uma exposição somente para convidados realizada no Carrousel du Louvre, em Paris, França. Esse  espaço mais charmoso e glamoroso do planeta, que dispensa apresentações – o Carrousel du Louvre. O nome refere-se a dois locais próximos, o museu do Louvre e a Place du Carrousel. O ambiente contém uma famosa claraboia, La Pyramide Inversée, mundialmente conhecida e que foi ainda mais popularizada por meio best-seller (e pelo filme de mesmo nome) O Código da Vinci e situa-se em uma extremidade dos jardins das Tulleries.

“É chamada assim porque a exposição é principalmente para colecionadores de galerias de arte, então geralmente as pessoas que possuem suas próprias galerias querem ver novos artistas para fazer contratos com elas ou coisas assim. É uma parte do Museu do Louvre, mas é uma exposição temporária, são três grandes salas para isso com duração de apenas três dias. Mas a experiência é realmente incrível. ”

Ela observa que duas pinturas que exibiu de 19 a 21 de outubro de 2018, foram inspiradas na releitura das obras de Beatriz Milhazes. Beatriz Ferreira Milhazes é uma artista plástica brasileira. Desde os anos 1990, a artista se destaca em mostras internacionais nos Estados Unidos e na Europa e integra acervos de museus como o Museum of Modern Art (MoMa), Solomon R. Guggenheim Museum e The Metropolitan Musem of Art (Met), em Nova York, do Museo Reina Sofia, em Madrid, entre outros. Além de pintora, é gravadora, ilustradora e professora. É um dos mais destacados nomes da arte contemporânea no Brasil. Na opinião do crítico Frederico Morais (1936), Milhazes revela, desde o início da carreira, a vontade de enfrentar a pintura como fato decorativo, aproximando-se da obra de artistas como Henri Matisse.

“No Louvre eu represento a arte decorativa, era uma peça usando o estilo brasileiro. Eu escolhi mais o estilo de Milhazes para minha arte porque queria representar um pouco da cultura brasileira para o mundo. “

Graças à exposição Art Shopping, Gisele diz que a receptividade de uma exposição internacional desta monta foi incrível para a projeção de seu trabalho.