Castelo de Harry Potter tem apartamentos à venda

O castelo da cidade de Bushey, no leste da Inglaterra, que serviu de base para algumas cenas do Castelo de Hogwarts nos filmes da saga Harry Potter, foi transformado em empreendimento imobiliário, e alguns apartamentos de luxo estão à venda. O imóvel faz parte de uma expansão do projeto inicial, que começou em 2009 com a construtora Comer Homes, especialista em restauração, que adquiriu o espaço em 1998. As primeiras 28 unidades foram colocadas à venda em 2015 por valores entre £ 649 mil (R$ 4,7 milhões) e £ 2,8 milhões (R$ 20,3 milhões).

Vale lembrar também o filme “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”, com roteiro de J. K. Rowling, a autora da saga dos pequenos bruxos, por trazer novos elementos para a saga de Harry Potter. A obra, porém, pode ter uma outra leitura, bem mais importante, porque envolve a luta contra intolerância e contra a indiferença que deve ser valorizada.

No enredo, Newt Scamander, com sua maleta repleta de alguns dos mais simpáticos seres imaginários já vistos no cinema, parte para Paris para combater o bruxo das trevas Grindelwald que, após escapar da prisão, começa a reunir seguidores para realizar seu sonho de dominar o mundo.

Na melhor cena do filme, Grindelwald faz um discurso em que prega a separação entre magos de sangue puro e seres não-mágicos. Uma jovem maga acaba sendo morta no evento, o que justifica a ordem do autoritário todo-poderoso de espalhar por todos os cantos e dimensões que os violentos são aqueles que desejam reprimir o domínio total dos magos “puros”. Começa assim uma escalada de inversão de valores ou, se preferirem, fake news.

A fala é claramente inspirada no nazismo e em outras doutrinas eugenistas, baseadas na concepção de que existem serem melhores do que outros por critérios de raça, cor, credo, religião ou qualquer outro imaginável. A luta entre o bem e o mal expressa no filme é maior do que isso, pois traz, em seu bojo, a disputa entre a liberdade e o dogmatismo, que sempre merece ser derrotado.

Oscar D’Ambrosio       @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.