Mulher, mãe, cantora, compositora, pessoa autista e militante do movimento de direitos do autismo, Livon, de São José do Rio Preto, critica a conduta capacitista no tratamento de pessoas do espectro autista em “Psicoloca”, canção cujo videoclipe chega às plataformas de streaming na próxima sexta-feira, 18 março. No videoclipe, que tem direção e styling de Lígia Aydar, a artista constrói uma ficção a partir de uma experiência real vivida por ela no acompanhamento de seu filho, Raul, hoje com 6 anos de idade.
A conduta de uma profissional da Psicologia no tratamento comportamental de seu filho, que se configurou em um processo doloroso e angustiante para a artista, foi o estopim para Livon por no papel sua indignação perante a forma que pessoas autistas são tratadas por boa parte da sociedade e por alguns profissionais da saúde.
Um dos aspectos que indignaram a cantora de São José do Rio Preto durante essa experiência traumatizante era ter de ignorar o choro de seu filho. “Para mim, é um pedido de socorro que nasce de um sentimento de desamparo. Há consequências ruins em ignorá-lo, e isso, para mim, é uma violência”, comenta. “Meu filho era forçado a se comportar como uma pessoa típica. Tenho total consciência de que ele precisa ter acesso à educação, mas ele não precisa ser forçado a mudar”, acrescenta.
Com roteiro concebido pela própria cantora, o videoclipe de “Psicoloca” questiona quem são os verdadeiros “loucos” da sociedade, acompanhando a trajetória de uma mulher subjugada por suas emoções, sua infância com uma terapeuta ditadora de padrões e sua vida adulta perante um tribunal formado apenas por homens. “Se louco é a pessoa que age sem razão, não posso ser considerada louca porque eu tinha minhas razões para estar revoltada, com os sentimentos aflorados. As situações que aconteceram comigo e com meu filho me levaram a isso, mas fui taxada como louca”, reflete Livon. “No entanto, uma pessoa que usa um discurso autoritário para ganhar dinheiro não está agindo na razão, está indo contra os princípios de sua profissão. Essa, sim, seria uma pessoa louca.”
O videoclipe de “Psicoloca” tem participação das atrizes Nassara Bueno, Laura Vettoretti Guerreiro, Isabelle Carceres e Thais Zagonel Villaça Lima, além dos músicos Fabien Faria Laporte, Lenon Tagliaro, Luscas Rocha e Guilherme Pala. A direção de fotografia é de Marcelo Araújo e assistência de fotografia de Guilherme Delamura. A edição e finalização são da produtora Cine Maré.
Serviço
VIDEOCLIPE DA MÚSICA ‘PSICOLOCA’, DE LIVON
Lançamento: 18 de março
Nas plataformas de streaming
Instagram: @livongabi
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6dr–jmntrsHSxRYkTXeqQ
Assessoria de imprensa: Harlen Félix – Jornalista – Mtb: 36.522