Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo tem início com a meta de arrecadar 70 toneladas de doações e ajudar 50 mil pessoas a se protegerem do frio

Mais de 50 mil pessoas em vulnerabilidade social devem ser beneficiadas nesta 15ª edição da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo. Essa é a meta da entidade, que espera arrecadar 70 toneladas em doações, superando a estimativa inicial do ano passado, que era de 58 toneladas. A iniciativa tem início nesta semana e deve prosseguir até 31 de agosto.

A expectativa da entidade é arrecadar roupas e calçados em bom estado, além de cobertores, que vão beneficiar a população de rua e as 99 ONGs cadastradas junto à Cruz Vermelha São Paulo. Os interessados podem contribuir levando suas doações à sede da entidade, localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis. Os demais pontos de coleta estarão disponíveis em breve no site da campanha.

Campanha nas ruas — Como parte das ações preventivas frente às baixas temperaturas feitas no início de maio, a CVSP já atendeu cinco casas de acolhidas (Centro de Acolhida de São Mateus, Centro de Acolhida de Santana, Residência Transitória Todos Irmãos, Casa de Acolhida Casa Verde e o Abrigo das Aldeias Infantis de Interlagos), que já foram beneficiadas com cobertores, colchões, roupas e sapatos.

Em 1º e 7 de junho, duas atividades foram realizadas em parceria com a Ação Social Franciscana (SEFRAS) para atendimento direto a população em situação de rua por meio da doação de roupas, kits de higiene e cobertores sociais. A entrega das roupas aconteceu no formato de Varal Solidário, onde o beneficiário pôde escolher 3 peças conforme sua necessidade, beneficiando, ao todo, mais de 480 pessoas.

O diretor-executivo da Cruz Vermelha São Paulo, Bruno Semino, enfatiza que as doações de roupas e alimentos são muito importantes agora, pois ajudam a aquecer e proteger do frio, mas quem tiver dificuldades em se locomover até um ponto de coleta pode fazer sua doação pelo site da entidade ou através da Chave Pix doacao@cruzvermelhasp.org.br. “As doações de recursos servem para sustentar toda a operação logística para a entrega da ajuda aos necessitados, assim como manter o ritmo das doações às pessoas em situação de vulnerabilidade social após a passagem do inverno”, afirma.

O que doar — O diretor da entidade reforça a importância de que as roupas, agasalhos e cobertores doados estejam em boas condições de uso: “peças que estejam rasgadas ou sujas não são ideais para doação. Além disso, pedimos atenção quanto aos cobertores doados para que evitem os chamados cobertores sociais, pois acabam não durando muito em função do tipo de uso”.

Pontos de coleta — A 15ª edição da Campanha do Agasalho irá contar com cerca de 2 mil pontos de coleta distribuídos na cidade de São Paulo e no interior do Estado, para que as pessoas interessadas em realizar doações possam estar perto das já tradicionais caixas de doação da Cruz Vermelha São Paulo.

A Campanha do Agasalho deste ano conta mais uma vez com o patrocínio da Klabin e a entidade firmou, ainda, parcerias com a rede de drogarias Farmais e com as administradoras de condomínio BBZ, GK Administradora e Adbens, que disponibilizarão caixas de coleta em mais de mil condomínios. Os shoppings de São Paulo e Alphaville da Iguatemi S. também receberão doações para a campanha.

Desde 2021, a Cruz Vermelha São Paulo também tem realizado uma importante parceria com os times de futebol do Estado, que colocarão caixas de coleta nos estádios. A 1ª ação com os clubes acontece no dia 21/06, no clássico Santos x Corinthians, na Vila Belmiro. Diversas empresas se uniram à Cruz Vermelha São Paulo nessa causa, como JCDecaux, Eletromídia, RZK Digital, Lew Lara e muitas outras.

Para saber onde estão todos os pontos de coleta basta acessar o site da campanha e encontrar o local mais próximo da sua casa ou trabalho. 

Sobre a Cruz Vermelha São Paulo — Fundada em 1912, a Instituição atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade ou envolvidas em desastre e situações de risco, como a atual crise sanitária que atinge o País e o mundo. A CVSP auxilia 99 ONGs e lideranças comunitárias com doações de alimentos, roupas e calçados, além de promover ações nas áreas de saúde e educação.