Café Minuto – RESUMO DA COPA ATÉ AQUI

RESUMO DA COPA ATÉ AQUI – 1- Zé Dirceu solto. 2- Gleisi Narizinho absolvida. 3- João Cláudio Genu, ex tesoureiro do PP, solto. 4- Reajuste de 10% nos planos de saúde. 5- Autorização para os planos de saúde repassar 40% dos custos aos pacientes. 6- Provas contra Gleisi Narizinho e Paulo Bernardo (seu marido) invalidadas. 7- Habeas Corpus para Eduardo Cunha. 8- Libertação dos doleiros presos. 9- Aumento da cobrança dos pedágios. 10- Mais um julgamento para libertar o Molusco. 11- Arquivamento de processos de 25 parlamentares por falta de ‘”provas”. 12- Prescrição de um dos processos contra o Aécio. Lembrando que ainda faltam quartas de final, semifinais e final.

VEXAME – Em vista do resumo acima, dá vontade de falar de política? Melhor falar da Copa de Futebol. Foi um vexame a eliminação da Alemanha, a zebra dessa Copa. Para nós foi uma festa com sabor de vingança pelos 7X1. A Coreia do Sul, ao que parece, foi infectada pelo vírus brasilium vingancis e surpreendentemente mandou para casa os campeões do mundo. Temos uma dívida agora com os coreanos do sul que lavaram nossa alma. No entanto, para a vingança ser melhor ainda, eu gostaria de ter jogado contra os cervejeiros saxões na 8ª. de final, ganhar deles e despacha-los de ônibus para casa. De qualquer forma, nem tivemos esse trabalho. A improvável Coreia do Sul cumpriu essa missão para nós. Agora choooora! Vão se afogar no chope, chucrute e salsicha. Estamos vingados!

NADA A VER – Nas redes sociais tá cheio de gente que torce contra a seleção. E já ouvi de várias pessoas também, a mesma coisa e outra que não se interessam pela Copa. Para elas, o país tem necessidades mais urgentes, aquelas de sempre: saúde, educação, corrupção, desemprego, violência, governo, políticos… e por aí vai. Alguns consideram uma vergonha gastar tanto dinheiro com futebol quando poderia melhorar a vida de muita gente. Não é verdade. A CBF é uma entidade privada, autônoma, ela não depende do governo, não recebe um centavo de dinheiro público. O dinheiro para as despesas da seleção saem de seus cofres. As mazelas do país não podem ser resolvidas com o dinheiro do futebol. Então… Como achar que poderia ser empregado em necessidades da população. Nada a ver!. Portanto, essa não é desculpa para torcer contra a seleção. E mesmo que não goste de futebol também não é preciso ser do contra. No momento, a Copa, para nós é o que pode dar certo entre tantas notícias ruins e trazer um pouco de alegria. Afinal, uma festa alivia as desgraças e dá força para continuar na luta.

O QUE COMEMOS – A gente come tanta coisa na rua, compra no supermercado, no varejão, mercadinho… pra comer em casa e nem desconfia sobre o que pode ter (e tem mesmo) contido neles. Pois se prepare: pelo de ratos, pedaços de mosca, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias de aranha e até excremento de animais. Depois disso dá vontade de comer? Calma gente! Desde que essa porcariada esteja dentro do limite tolerável estabelecido por leis, não há problema nenhum. Esse limite é determinado pelo RDC – 14, conjunto de leis criado em 2014, regulado pela Anvisa, que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause qualquer problema de saúde ao consumidor. A Anvisa é também a responsável pela fiscalização dessas regras. Já se houver coliformes fecais e bactérias a tolerância é zero! Há pouco uma conhecida marca teve um lote de milho de pipoca recolhido por conter coliformes. Portanto, não encontrando uma perna de barata, continue se alimentando normalmente. Lembre-se: o que os olhos não vê, o coração (e o estômago) não sente.

A MALA – Merenguelho está saindo de casa com uma mala e seu vizinho, Dr. Entrovêlio, também está de saída. – Bom dia Merenguelho. – Bom dia Dr. – Onde vai com essa mala, vai viajar? – Não, Dr. Mas bem que eu gostaria. Sabe não aguento mais minha sogra. Acredita que hoje, logo que levantei a jararaca me xingou de vagabundo, de inútil e fracassado?! O senhor me conhece, sabe o quanto eu trabalho. Já me viu várias vezes chegando tarde da noite. Que bruxa do capeta! Mora de graça, tem tudo do bom e do melhor e vem com ofensas. – Você tem razão Merenguelho, diz o Dr. Entrovêlio. Eu odeio mentiras, ofensas, de quem não reconhece o valor de um homem. Dá vontade de matar, fazer picadinho e jogar no rio. – E o que o Dr. acha que eu estou levando na mala?

FLORES NUNCA MAIS – “Caminhando e cantando e seguindo a canção…” Quem não lembra desses versos? Geraldo Vandré, autor de Para Não Dizer que Não Falei de Flores (Caminhando) depois que voltou do exílio sumiu. Não falou nunca mais de flores. Hoje, com 82 anos, mora em sua terra natal, Paraíba, João Pessoa. Ele vem discretamente querendo sair da toca. Em março foi apresentada duas peças para piano que ele compôs com uma parceira. Depois a Orquestra Sinfônica da Paraíba tocou versões orquestrais de seus sucessos, entre eles, lógico, Para Não Dizer… Ao fim do espetáculo, em raro momento, ele subiu ao palco e cantou Caminhando. O público foi ao delírio ao ouvir sua voz e cantou junto com Vandré. No mesmo evento foi lançado o livro Cantos Intermediários de Benvirá, com seus poemas escritos em 1973. Ele diz: “não cantei no Brasil, cantei na Paraíba”. Vandré deu uma rara entrevista também, com respostas curtas e secas. Ligado aos protestos, não quer mais falar de política. Quer curtir sua velhice e realizar seu desejo: compor uma sinfonial.

A NOITE DO JOGO – É um filme que ninguém deveria perder. Por quê? Porque é uma comédia inteligente e bobinha, sem humor grosseiro, sem ironias e maldades. O roteiro acerta no humor, na ação e na tensão. O tema do filme é o jogo inocente que acaba se confundindo com a vida real. Um casal, Max e Annie, que adoram jogos recreativos se tornam viciados em jogos de adivinhação e conhecimentos. Uma vez por semana se reúnem com amigos para curtiram esses jogos. Um vizinho do casal, quer ser convidado, mas é deixado de lado porque se tornou um chato depois que se separou da mulher. Aí começa as peripécias para ignorar o vizinho. Eis que surge o irmão de Max, de volta à cidade. Rico, já chega ostentando e muda o encontro para sua mansão, encenando um sequestro que os jogadores deverão solucionar. A certa altura, porém, o grupo saca o que o espectador já sacou: o sequestro é verdadeiro. Ou não? Você vai descobrir assistindo o filme no cinema ou nas plataformas digitais, comendo pipoca.

DEFICITÁRIO – O Brasil tem 5.550 municípios aproximadamente. Desses, pelo menos 50% tem população de até 5 mil habitantes. Como são pequenos não geram receitas suficientes. Cobrar impostos de quem? Do seu Zé do Boteco, do Ananias da quitandinha, ou de seu Antônio da padaria? Imposto predial de meia dúzia de casas? Para bancar a estrutura burocrática e pagar salários de prefeitos, vereadores, servidores recebem dinheiro do governo federal e estadual. Portanto é um mau negócio essas cidadelas deficitárias. Mas tem um lado bom… para os políticos. Sim, todo ano de eleição surgem novos municípios. 2018, ano de eleição, a Câmara deverá aprovar mais uma batelada deles gerando mais déficit aos cofres do governo. Mas o que é que tem isso? A grana não sai do bolso deles… Os moradores do local aplaudem, acham que com a transformação em município vão receber verbas para melhoria dos serviços públicos e do futuro município. Sim recebem… para pagar os salários dos políticos, sobrando pouco para a saúde e educação. Como ignoram isso tendem a votar no político da região que “batalhou” pela emancipação municipal. Tá vendo porque tem tanta cidadezinha espalhada pelo Brasil? Já viu político dar ponto sem nó?

LEITE DOURADO – Vai aí um leite dourado? Essa é a nova onda americana que chegou ao Brasil: tomar leite com cúrcuma, o que dá uma coloração dourada, chamado goldem milk. Nos EUA as vendas explodiram, consumidos sobretudo pelos praticantes de esporte e quem busca vida saudável. A cúrcuma, raiz originária da Ásia, cultivada desde a Antiguidade, é uma das especiarias mais ricas em valores medicinais de acordo com milhares de pesquisas realizadas, com grande potencial para a saúde. Dizem que cura desde entorse de fio de cabelo, verde beliscão e até bicho de pé, entre outras. O preparo não é desculpa para você não tomar, aqui já é possível comprar o goldem milk pronto, em lojas de produtos naturais. Sim, a cúrcuma é benéfica à saúde, mas não faz milagres.

VÂO MAL OS LIVREIROS – Má notícia para a cultura. Justamente quando esperava sair da retração de três anos, as editoras levaram outro baque. A Saraiva, maior rede de livrarias do país suspendeu pagamentos e renegocia prazos maiores junto aos fornecedores. Com 52 milhões de prejuízo em 2017 e a medida é parte de seu plano de recuperação. O calote atinge as editoras que vêm se segurando desde 2014, período que as vendas desceram a ladeira despencando 20%. A origem teve início com a crise econômica do país. O governo, principal cliente, suspendeu a compra de livros para escola e bibliotecas. A medida atingiu em cheio livrarias e livreiros e o sufoco começou. 600 livrarias encerraram suas atividades; a La Selva, uma das grandes do setor quebrou; a francesa Fnac vendeu seus ativos e o nome para a Livraria Cultura e caiu fora do Brasil. A própria Cultura, a segunda rede do país, atrasou pagamentos em 2016 e 2017 e fechou quatro lojas da Fnac, depois da compra. As editoras foram obrigadas a reduzir e adiar lançamentos, a tiragem e demitir profissionais. No entanto, no que depender de mim, o mercado editorial vai bem.