Voltei – Nosso Café está de volta para mais um ano. Será o 15º. Ano consecutivo de Café Minuto. Espero conseguir escrever nosso Café por muito tempo ainda, se Deus quiser. O primeiro mês de 2018 já foi embora. Passou rápido, não?! Mas temos mais 11 meses pela frente, então desejo a vocês um Feliz Ano de 11 meses. Que possamos terminar juntos 2018. Um ano importante para o país, para todos nós. Vamos escolher um novo (ou um velho) presidente que poderá dar novos rumos ao Brasil, ou então continuar nessa bagaça em que foi metido. Que os deuses iluminem nosso povo na hora da escolha.
Confirmado – Lularápio teve confirmada sua condenação em 2ª. instância por unanimidade e ganhou mais 3 anos de cana dos juizes do TRF-4. Corre perigo de não poder ser candidato. Sua vida não será fácil. Pra começar foi impedido de sair do país e teve seu passaporte confiscado. Bye…bye Etiópia! Vai chover torrecialmente recursos e liminares ao STJ, STF, sem prazo para julga-los, e ao TSE. Este pode vetar sua candidatura tão logo termine o processo no TRF-4 e seja publicada a sentença. Depois disso Lulanta poderá ser engaiolado (mas não acredito). Pela lei da Ficha Limpa Lulaaqui só pode ser candidato a síndico do prédio onde mora. No entanto, no meio da enxurrada de recursos e liminares, se a Justiça empacar, ele pode ser candidato, e se ganhar até tomar posse. E aí Tchau! Livre até terminar seu mandato. É difícil entender como isso pode acontecer a um cara condenado duas vezes. Penso que qualquer um que vire réu já devia ficar fora de disputar cargos públicos enquanto o processo segue os trâmites legais. Porém, tudo é possível nesse país de Abrantes, que de uns anos prá cá anda pior que antes. Os juristas, no entanto, acham difícil que Lulama seja candidato. Mas não sei, não… temo que Lulalaland dispute a eleição e fature a presidência. Tomara que eu esteja errado. Deus nos livre dessa!!!
A Reforma Necessária – Parlamentares sempre aproveitam o recesso para “consultar” suas bases. Deputados do bloco governista vêm sondando seus eleitores sobre a reforma previdenciária. O resultado é ruim para sua aprovação. Um dos motivos é a imagem de corrupção dos governos atual e anteriores. Uma reforma que mexe com o bolso do povo precisa de um governo forte, com boa aprovação da população. Para a população a causa do déficit previdenciário é a roubalheira dos políticos e agora eles é que tem de pagar a conta. Outra coisa são vídeos, memes, panfletos… listando fatos, sem provas ou provas ralas, de que não existe déficit e que se existem podem ser cobertos revendo isenções e cobrando devedores. Prmeiro, que muitos devedores são empresas falidas. Segundo, se fosse possível as cobranças cobririam apenas uma fração do déficit. O desiquilíbrio continuaria intacto. São todas notícias falsas, o chamado fake News que circulam nas redes sociais. Um desserviço ao Brasil.
Na Arca – Há dias os bichos estavam na Arca de Noé sem fazer nada. Aí, pra quebrar o tédio começaram a fazer sexo o tempo todo e virou bagunça. Noé, então resolveu botar ordem e distribuiu senhas para todos os casais. “ A partir de agora vocês só vão transar no dia e hora marcado na senha”, disse Noé. O macaco pegou a senha para 4ª.feira às 8 da noite e todas as vezes que passava pela macaquinha dizia: “4ª.feira tu vais sofrer. A macaquinha incomodada, foi reclamar com Noé. Ele foi falar com o macaco. “Olha, você não precisa ficar falando a toda hora e na frente dos outros bichos que a macaquinha vai sofrer na 4ª. à noite”. O macaco respondeu: “mas vai sofrer sim! Eu perdi minha senha para o burro no poker”.
Errou – O governo errou ao indicar Cristiane Brasil para Ministra do Trabalho. É irônico escolher uma pessoa que foi processada justamente por dar uma rasteira em dois de seus funcionários: não cumpriu o direito trabalhista de ambos É o mesmo que contratar um contabilista que foi processado na empresa em que trabalhava por não cumprir a lei. Você contrataria alguém assim? E continua errando ao insistir para que ela assuma o cargo. Foi derrotado em duas instâncias, um juiz do STJ permitiu a posse e quando tudo estava certo, Dona Carmen Lúcia, do STF, barrou a brincadeira. E o governo diz que vai recorrer de novo. Pô! Será que não existe ninguém do PTB, partido que Temer quer agradar, para assumir o Ministério do Trabalho? Fica se desgastando sem motivo porque? Faz um novo download que esse deu bug.
Colosso – 10 mil igrejas em mais de 100 países, 9,5 milhões de fiéis, faturamento anual de mais de 1,4 bilhões de reais só com doações. Esse é o império da Igreja Universal, uma das maiores igrejas evangélicas do mundo. Maior do que muita empresa que trabalha duro. Esse império, provavelmente, já tem um herdeiro. É o bispo Renato Cardoso, casado com a filha do todo poderoso bispo Edir Macedo, seu genro. Ele foi nomeado o número dois da igreja. Essa escolha terminou com uma década de suspense e de uma guerra silenciosa entre os bispos mais proeminentes, incluído aí outro genro de Edir. Renato foi praticamente criado dentro da Universal. Ele morava perto de uma igreja e passou a frequenta-la adolescente ainda. Aos 17 anos já era pastor. A devoção era tanta que rompeu um noivado com uma fiel para continuar no ministério. Dois anos depois casou-se com a filha de Edir. Ele com 19 anos, ela com 17. Valeu Renatão!
Perdidos – Alguém tem dúvida ainda se vota no PT? Um livro lançado a pouco pode ajuda-lo a se decidir. Chama-se “13 Razões Para Votar no PT”, à venda nas boas lojas do ramo. É um livro fácil de ler, quase todas as páginas estão em branco, conclui-se que não há nenhuma razão para votar no PT. Hilário, o livro é uma piada idealizado por um jovem que não revela seu nome e nem permite fotos. Ele alega que o cenário político atual é muito extremista, tem medo de retaliações. Bem pensado garoto. Segundo ele, quem deu a ideia para “escrever” o livro foi o próprio Lula numa entrevista em que afirmou que não gostava de ler. De imediato veio a ideia de “escrever” um livro que ele gostasse. Aurélio, pseudônimo que ele usa, quer ganhar dinheiro, comprar um tríplex, um sitio em Atibaia e ser feliz. Tudo lícito e limpo. Perguntado sobre polítoca, responde que é agnóstico. Mas diz que agora os partidos podem ser designados com palavras: Solidariedade, Podemos… E ele pensa um dia em lançar o Perdidos. O próximo livro já tem nome “45 Razões Para Votar no PSDB”.
Coisas do Brasil – A verba do governo para a pesquisa científica sempre foi curta e em tempos de crise então… Dá para comprar no máximo uns 8 tubos de ensaio. A solução é buscar dinheiro na iniciativa privada. Há uma lei em que empresas de bioenergia, petróleo, mineração e telecomunicações empenhem 1% de sua receita líquida em pesquisas e desenvolvimento. É uma grana boa, 2 bilhões de reais por ano. Agora, acredite: esse dinheirão nunca chega à pesquisa cientifica. Há tantos obstáculos, armadilhas, uma burocracia dos infernos, regras impossíveis de serem atendidas que acontece o inacreditável: as empresas não conseguem superar esse labirinto burocrático e acabam não firmando parcerias com o meio acadêmico. No final das contas os 2 bi, voltam aos cofres do governo sem chegar a ciência. Desperdiça-se a possibilidade de por o país no caminho da inovação. Para driblar essa idiotice, o Capes, órgão que financia a pesquisa no Brasil, quer criar um fundo independente, administrado por empresas privadas com metade daquele 1% exigido das empresas e não utilizado. A proposta está sob a análise da Casa Civil e provavelmente será enviado a Câmara como projeto de lei. Se aprovado, daqui uns 20 anos, facilita a ligação com as Univesidades livrando-as das dificuldades que atravancam a entrada de dinheiro privado em seus centros de pesquisa. Coisas do Brasil. Só aqui acontece esse e outros absurdos.
Novos Tempos – Um amigo contou que seu neto de 6 anos já sabe tudo de internet e um dia perguntou ao pai, que é seu filho, como ele tinha nascido. O pai pensou… pensou… E disse: “Um dia papai e mamãe se conectaram no facebook e ficaram amigos. Papai mandou um Twitter convidando sua mãe para ir a um cybercafé. Descobrimos que tínhamos muitos likes em comum e nos entendíamos muito bem. Quando não estávamos no laptop, conversávamos pelo WhatsApp e skype. E fomos dando mais likes até que certo dia resolvemos compartilhar nossos arquivos. O papai introduziu sua memória flash na porta USB da mamãe. Quando o download dos arquivos começou percebemos que havíamos esquecido do software de segurança e que não tínhamos firewall e nem filtro de snapchat. Aí já era tarde para cancelar o download e foi impossível apagar os arquivos. E com isso as notificações mensais da sua mãe pararam de chegar. E assim, nove meses depois você apareceu como novo contato”.