Café Minuto – Lula preso

 

E FOI MESMO! – Eu tinha dúvidas que Ele fosse preso. E foi mesmo! Mas antes deu seu showzinho desafiando a Justiça e Moro. Interpretou seu papel favorito: injustiçado, perseguido, vítima… E com o discurso de condenado sem provas. Sua defesa bateu nessa tecla e foi um fracasso. Perdeu todas. Para aqueles que eram a favor de sua prisão é bom que se saiba que ele não deve esquentar muito a sala em que está trancafiado na PF de Curitiba. O STF deve julgar as duas ADCs (Ação Direta de Constitucionalidade) sobre a prisão em 2ª. instância e há boas chances de ser aprovada. Ai Ele e todos os presos nessa situação estarão livres. Portanto… Caso essas ações não sejam aprovadas, na melhor das hipóteses, depois de dois anos preso, vai para prisão domiciliar. De qualquer modo, enfim foi trancafiado. Lula foi preso na “ditadura” e na democracia. Conclui-se que o problema não é o regime, mas, sim, ele mesmo.

ORDEM – Está mais do que na hora de pormos ordem no Brasil. Chega! O país não pode ficar amarrado a Lula, chega de “nós e eles”. Apenas um processo judicial virou uma guerra. Na Coreia do Sul a presidenta foi condenada a 25 anos de prisão e o país seguiu na normalidade. Nada de protestos, de agressões. E aqui? Fala-se em democracia, mas ela é válida apenas para defender os “direitos” que nem sempre são direitos democráticos. A Constituição deve ser respeitada de acordo com os “meus” interesses.  Lula desafia a justiça e não se entrega. É preciso negociar, ceder… Ora é um mandato judicial, tem de ser cumprido como manda. Bandidos bloqueiam estradas, invadem fazendas, prédios, picham o prédio da presidente do STF, fazem protestos a qualquer hora do dia prejudicando a população e… As forças de segurança nada ou pouco fazem para evitar abusos. Isso é democracia? Fazer o que se quer? Isso é baderna, desrespeito ao povo trabalhador e ordeiro. E nós temos parte da culpa. Reclamamos, mas não agimos. Vamos gritar, exigir respeito, ordem… Mais empenho da justiça e da segurança em fazer cumprir a lei.

FUTURO – As eleições estão aí, é a nossa oportunidade, a nossa chance de decidirmos o que queremos para o Brasil. Não pense só no hoje, pense no futuro, pense em seus filhos, netos… O que vamos deixar para eles? Nós somos um povo imediatista não olhamos para o amanhã. Uma reforma pode tirar alguns privilégios hoje, mas será importante para nossos filhos que irão usufruir dela.  E quantos têm essa visão futurista? Conhece alguém assim? Escolha bem seu candidato a presidente. Não vote em ninguém que esteja sendo investigado, não vote em réu, não vote em condenado. Vote em Ficha Limpa. Verifique seu passado, seu programa de governo, suas ideias… Isso vale para candidatos a governador, candidatos a senador e deputados federais e estaduais Dê preferencia a candidatos novos. Chega de mais do mesmo!

INVESTIMENTO – Toda dondoca, Deodósia para no sinal com seu S.U.V importado quando é abordada por uma pedinte, suja, de péssima aparência que lhe pediu dinheiro para comprar comida. Deodósia pega uma nota de 50 reais e pergunta: “Se eu lhe der esse dinheiro você vai sair com amigas e gastar tudo?” “Que isso dona, não tenho amigas, moro na rua”. “Não vai entrar numa loja gastando?” “Nem entro em loja, não deixam entrar mendigo”. “Não vai ao salão fazer cabelo e unhas?” “A senhora tá maluca? Nem sei o que é isso…” “Bom não vou te dar o dinheiro, mas entre no carro e vai jantar comigo hoje”. A mendiga, pasma, retruca: “Mas seu marido vai ficar furioso! Não tomo banho há tempos, estou imunda e fedorenta”. “Não faz mal, quero que ele veja como fica a mulher quando não sai com as amigas, não faz compras, nem vai ao salão!” “Ele precisa entender que mulher não gasta… Investe!!!”

EM FORMA – O mestre Steven Spielberg de filmes memoráveis, como E.T. Caçadores da Arca Perdida. Jurassic Park, Tubarão, dentre outros, continua em grande forma. Seu último filme “Jogador No. 1” é mais uma boa aventura de ficção científica, inspirada num best seller homônimo. Em 2045, as pessoas preferem passar o tempo no Oasis, um game de realidade virtual. Além do game em si, há uma motivação: seu criador, já morto, deixou a empresa como herança para o vitorioso que conseguir encontrar três chaves no game através de bônus camuflados. O protagonista vai atrás numa tumultuada caça às chaves. Durante o game há referências de vários filmes e de músicas, sobretudo dos anos 1980. É como um bônus aos fãs de cinema. Há a recriação explícita de O Iluminado muito bem feita e outros com detalhes de cena para os mais atentos. Outro golaço de Spielberg, imperdível.  Outra estreia foi o Nada a Perder, a biografia do bispo Edir Macedo. Alguém que não é evangélico tem interesse na vida do bispo? Um título adequado para não evangélicos. Quem não assistir o filme não tem nada a perder.

PELADOS – O Palais de ToAtkio é um dos mais conhecidos centros de arte contemporânea de Paris. Por isso, a Association des Naturistes de Paris (ANP) organiza a exposição “Grand Visite Naturiste au Palais de Tokio”.  Até aí tudo normal, o detalhe, todavia, é que para ver a exposição é preciso ficar nu! A visita dos pelados é acompanhada por uma guia, também nua. 22.000 se inscreveram pelo Face para conseguir um ingresso gratuito, mas só 3.145 felizardos ganharam, a lotação do Palais. Um dos objetivos da ANP com essa exposição é desenvolver e difundir a prática do naturismo urbano. Eles defendem que o naturismo não deve se limitar às praias e parques de campismo especiais. Se conseguirem seus objetivos, um dia Paris será a cidade dos pelados, todos nus andando pelo Quartier Latin, Av Champs Élysees, Arco do Triunfo… Que festa! A exposição começa no dia 5 de maio e os ingressos serão vendidos no local. E aí? Ficou assanhado? Dá tempo de ir ainda. Outra dessa sabe lá Deus quando. Paris te espera!

DESTAQUE – Nos rankings feitos por organizações internacionais, entre os países, o Brasil é destaque… Entre os piores. Educação, saúde, corrupção, burocracia… Estamos sempre na rabeira. Porém, o novo ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, feito por uma fundação mexicana, estamos no topo. Temos 17 cidades, entre as 50. Não é pouca coisa! México, está em 2º. com 12 cidades e a 1ª. colocada (Los Cabos) e a 3ª. (Acapulco); Venezuela, com 5 e Caracas a 2ª. Nesse ranking os latinos americanos dão um baile: 42 cidades como as mais violentas. Das 8 restantes, 4 estão nos EUA e 4 na África. Entre as nossas cidades, 4 fazem parte do grupo das 10: Natal, 4ª.; Fortaleza, 7ª.; Vitória da Conquista, 8ª. e Belém, 10ª. As demais na ordem são: Maceió, Aracajú, Feira de Santana, Recife, Salvador, João Pessoa, Manaus, Porto Velho, Macapá, Campos dos Goitacazes, Campina Grande, Teresina e Vitória. Entre as 17, 11 são do Nordeste, sendo 4 da Bahia. Isso mostra que a bandidagem lá, não dá moleza, trabalha duro. E o Rio, não está na lista? Não! A violência no Rio tem muito destaque na mídia, mas perde para as 17 da lista, que não tem destaque na mídia nacional. Mas está a caminho. As facções tem se esforçado para colocar o Rio no topo da lista. Ah! Cidades em países em conflito, como Iraque, Síria, Afeganistão, não foram consideradas. Aí seria covardia.

MIOPIA – Existem dois tipos de míopes: aquele que não enxerga além do que vê, é a miopia cerebral; aquele que enxerga tudo embaçado e precisa de óculos, é a miopia visual. Essa miopia promete ser a epidemia do século XXI. Ela vem crescendo paulatinamente e forte. Hoje 30% das pessoas no mundo são míopes, ou 2,5 bilhões. Estima-se que em 2050 haverá quase 50% de míopes, 5 bilhões de humanos. As investigações para descobrir suas causas estão concentradas na exposição insuficiente à luz solar – consequência da vida na clausura de escritórios e salas de aula, sem horizonte à vista; e a leitura de muito perto devido ao uso constante de smartphones e tablets; ou quem sabe uma combinação dos dois. Na China, onde os estudantes passam o dia todo na escola, longe da luz do sol, de cada 10 estudantes 9 são míopes. Há também predisposição genética, eu sou míope e dois de meus filhos e um neto também são. Existem vinte genes relacionados a miopia. Mas não é isso que faz a miopia crescer tanto.

OUTRO BRASIL – Escrito pelo historiador Jorge Caldeira, “Historia da Riqueza do Brasil” mostra outro Brasil no período colonial e após a independência, que não está nos livros escolares. Caldeira fez um minucioso trabalho de pesquisa e conta que a maior parte da população era filhos da união entre portugueses, índios e negros libertos. Quando da abolição, os escravos representavam 5% da população e latifundiários e grandes comerciantes eram minoria. O restante era cidadãos livres de quem quase não se fala. Pois foram eles, empreendedores, que alavancaram o desenvolvimento do Brasil desde os tempos da colônia. Eles montavam seus negócios no interior, alguns proibidos, longe da coroa portuguesa. Eram artesões, pequenos comerciantes, construtores, prestadores de serviço, fabricantes… Apesar da interferência da coroa com um conservadorismo, um Estado centralizador, repressor e controlador, impedindo o país de deslanchar, esses anônimos deram grande contribuição ao nosso desenvolvimento. O livro é um calhamaço de 600 páginas, importante para se conhecer o outro lado de nossa história que a narrativa oficial omite.