ACEITA TROCA? – Será que os EUA aceitam trocar nosso Supremo, STF, pela Suprema Corte deles? As vantagens seriam enormes. Lá são apenas 9 ministros que foram juízes de carreira, ganham salário fixo suficiente para uma vida confortável. Cada ministro tem 4 assessores temporários trocados depois de um ano. Não há penduricalhos, nada de auxílio moradia, combustível, paletó, gravata… Só o presidente da Corte tem carro oficial com motorista, os demais têm direito a uma vaga na garagem do Tribunal para guardar seu próprio carro. Jatinhos? Nem pensar! Só se pagarem de seu próprio bolso. Discutem somente temas relacionados às leis federais e a Constituição americana que tem só 7 artigos e é a mesma desde sua promulgação há 233 anos, com inclusão de 27 emendas. Os julgamentos obedecem a uma severa rotina: ouvidas as partes e testemunhas os juízes se reúnem a portas fechadas. Chegando ao consenso, o lado vencedor redige o Acórdão só então anunciado em plenário. Simples assim. Não se discute Habeas Corpus porque lá ninguém tem foro privilegiado, nem o presidente. Todos são julgados pela justiça comum e podem ser presos logo após o veredicto da primeira instância, aguardando em cana o julgamento dos recursos. A maioria não conhece os ministros, nem sabe seus nomes. Lá juiz não dá entrevista, fica longe dos holofotes, não fala fora dos autos e não se manifesta sobre assuntos ou pessoas. Decisões monocráticas são raríssimas e não se aplica quando afeta a vida das pessoas. Por essas características e o distanciamento da política, é uma Corte respeitabilíssima. Não seria uma boa troca?
ALGUÉM VIU? – Essa notícia é requentada. Foi divulgada em 29 de abril e eu não sabia. Não vi nada na mídia e eu acompanho diariamente o noticiário. Alguém sabia? Fiquei sabendo essa semana por um amigo no WatsApps. Deve ter gente que não sabe por isso ela está aqui. Boa notícia é sempre benvinda. O Brasil foi convidado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – para coordenar e liderar o grupo de recuperação econômica e tratar de medidas no combate ao corona e no pós-corona. A notícia foi dada numa coletiva de imprensa no Planalto por Paulo Guedes e Braga Netto, Ministro da Casa Civil numa coletiva de imprensa no Planalto. O que os jornalistas fizeram com o pronunciamento? É o reconhecimento das medidas que a equipe econômica brasileira vem tomando para proteger os trabalhadores nessa crise do coronavírus. Medidas como o pagamento do benefício emergencial de 600 reais aos trabalhadores informais; possibilidade das empresas suspenderem contratos de trabalho ou reduzirem temporariamente o salário dos empregos, que receberão uma parte do seguro desemprego do governo. Segundo Guedes o Brasil implantou programas antes dos países desenvolvidos, reagiu rápido assim que surgiu a pandemia, com programas que foram considerados os mais eficientes no exterior. Não é notícia para manchete?
FUNDO DO POÇO – A Venezuela foi destruída pelo socialismo. Um país rico, com grandes reservas de petróleo, com padrão de vida elevado até Chaves com suas ideias de antes de ontem tomar o poder. E o povo ser seduzido com promessas falsas. Hoje o país está no fundo do poço. Maduro é maduro e continua firme! Dizer que a situação do país é péssima, é pouco. O salário mínimo é de 7 dólares, compra 5% de uma cesta básica. Para complicar mais, segundo a FAO a colheita em 2019 foi abaixo da estimativa. Entre 2015 e 2020 o PIB per capita despencou 76%. A inflação foi de 200% ao mês em 2019. O poder aquisitivo da população despencou 8000% para compra de alimentos. A Venezuela tem 28,3 milhões de habitantes, desses há 9,3 milhões de famintos. 32% estão numa faixa de insegurança alimentar, 30% das crianças com menos de 5 anos são anêmicas, – Maduro não publica números de desnutrição infantil desde 2007 – 23% das mulheres disputam alimentos. Do total, 60% da população precisa fazer ginástica para garantir alimento, naquela do almoça ou janta. A Venezuela está entre os quatro países mais desnutridos do mundo, deixando para trás países como Etiópia, Sudão do Sul e Nigéria. Olha que superar esses países na fome não é pouca coisa não! Mas não motivo para pânico há países mais esfomeados: Iemen, Congo e Afeganistão. Com um pouco mais de fome a Venezuela chega ao topo como o país mais faminto do mundo. Então… Vamos transformar o Brasil numa Venezuela?
NO BAR – Homem entra num bar e vê uma bela mulher sozinha numa mesa. Ele então chega até ela. – Posso sentar-me? A mulher então grita – Seu grosseiro! Transar comigo? Acha que eu sou o que? Todos se voltam para eles. O cara, sem graça, tenta se explicar – Eu só queria conversar um pouco e fazer-lhe companhia. Mais nada. – E ainda insiste, seu atrevido! Berra a mulher. Com cara de tacho furado ele sai de fininho e vai sentar-se no fundo do bar. Depois de um tempo a mulher vai até sua mesa toda meiga – Desculpe pelo tratamento. Eu sou psicóloga e estudo as reações das pessoas em situações inusitadas. E o homem grita – 5 mil? Você esta louca! Nenhuma mulher de programa vale isso. ### A VOLTA – Da. Filistéia vai a casa de Bundinélio, seu filho, que tinha chegado de viagem. Encontra ele furioso fazendo as malas. – Bundinho, o que aconteceu? Vai viajar de novo – Aconteceu que eu enviei um telegrama (essa história é de 1988) avisando que chegaria hoje e encontro Leonelilde com um cara na cama. Chega! É o cúmulo! Nem avisando. É ser muito vagabunda. – Calma filho. Deve haver algum problema. Leonelilde não faria uma bobagem dessa pondo o casamento a perder. Vou falar com ela. Um tempo depois Da. Filistéia volta sorridente. –Eu não disse Bundinho que havia alguma coisa errada? Ela disse que não recebeu seu telegrama.
SANEAMENTO – O Brasil tem 33 milhões de pessoas que não tem água tratada e mais de 95 milhões com esgoto a céu aberto que afeta a saúde. A situação vem de longe, falta dinheiro ao governo para resolver esse problema grave. Pois enfim esse quadro pode mudar. O Senado aprovou o marco regulatório do saneamento básico. O projeto agora vai para ser sancionado pelo presidente e espera-se que possa vigorar já em 2021. E o que significa isso? Muitas coisas! Para começar, 94% dos serviços de água e esgoto é feito por empresas do governo do Estado ou Prefeituras. Os 6% restantes são empresas privadas. Então, o projeto abre a empresas privadas o serviço de água e esgoto através de licitação. A meta e chegar a 99% de fornecimento de água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto para a população, até 2033, ao custo de de 700 bilhões de reais. É a universalização da água e esgoto. Viva!! Esse marco do saneamento veio em boa hora.
SANEAMENTO II – Cria expectativas para a economia atraindo capital privado para a retomada pós pandemia coronoática, podendo gerar 1 milhão de empregos em 5 anos. Outro ponto importante, propiciar segurança jurídica e regulatória para atrair investidores e também gerar competição entre as prestadoras do serviço. Foi levado em conta para a aprovação setores que dependem desses serviços, como o turismo, que não chega em regiões sem ou com precário saneamento. Afeta também a produtividade e a escolaridade, áreas sem acesso a água e esgoto tem maior atraso escolar. Os 6 senadores do PT votaram contra, claro. Ora ficaram no governo 13 anos e o que fizeram no saneamento? Pouco ou Nada! Outros senadores da esquerda falaram bobagens: que a mudança vai prejudicar a população do interior deixando sem água e saneamento e a conta vai aumentar. A verdade é que se o governo não tem dinheiro para melhorar a vida do povo têm que apelar para o capital privado, principalmente serviços essenciais.
CLAQUETE DO FLÁVIO – Tirei doa bau um filmaço: A Ponte do Rio Kwai, de 1957. Devia ter uns 11, 12 anos quando e lembro ainda de algumas cenas. Fez um grande sucesso na época de público e critica, faturou 7 Oscar, entre eles, melhor filme, melhor diretor David Lean, melhor ator Alec Guiness, melhor roteiro. Faturou ainda 3 Globos de Ouro também para melhor filme, diretor e ator e 4 premios Bafta, o Oscar inglês. A história é sobre um grupo de americanos e ingleses prisioneiros dos japoneses, na 2ª. guerra. Eles são forçados a construir uma ponte ferroviária sobre o Rio Kwai, na Tailândia, para transportar tropas e armas para invadir a Índia. O coronel inglês, Alec Guinees, comandante dos aliados vê a oportunidade para levantar o moral da tropa e tentar sabotar a ponte. Um major americano, William Holden, consegue fugir e retorna depois que a ponte está pronta para explodi-la quando estiver passando o trem do japas para a Índia. É um programão para quem não viu, a maioria, e também para aquela meia dúzia de 4 ou 5 que viram e não lembram mais. Disponível nas plataformas digitais.
GRETA – Lembram da Greta Tunberg a garota que ganhou notoriedade por defender o meio ambiente? Ela anda sumida, parece que cansou dessa árdua tarefa de militante ambiental. Recebi um post dias atrás em que ela ressurge dando um puxão de orelha nos chineses, mas ela é que levou. Greta pediu aos chinas para deixarem de usar seus palitos tradicionais e salvar milhares de árvores. A resposta veio de bate-pronto, em cima da lata, e não poderia ser melhor. Eles aconselharam Greta a regressar à escola, onde poderá aprender que os palitos são feitos de bambu e que bambu é uma planta e não uma árvore. Foi aconselhada também a não usar papel higiênico depois de suas necessidades porque papel é feito de madeira. Era melhor ter ficado quieta. Ganharia mais se ficasse calada.
CORONA NA ÍNDIA – A segunda maior população do mundo, com 1,320 bilhões de pessoas, a Índia tinha 45.183 coronarianos e 14.47 mortos até 20/6. Looogeee dos casos e mortes dos EUA Brasil e de mortos na Europa. Eles chutaram o parecer da OMS, de médicos do ocidente e começaram a usar a hidroxicloroquina logo após as primeiras 7 mortes a partir dos primeiros sintomas. O resultado está aí comprovado até o momento com a quantidade de óbitos. Aqui infelizmente uma oposição hipócrita preferiu discutir, brigar e boicotar o medicamento. Poderiam usa-lo como muitos outros países fizeram com bons resultados. Chegaram ao absurdo de entrarem na Justiça para proibir o uso do medicamento nos hospitais do SUS. Somente hospitais privados continuaram a fazer uso da hidro ou da cloroquina. Há vários casos de gente que se curou sem necessidade de ser intubado. Globo, STF e governadores foram os que foram contrários ao seu uso. Resultado: o número de mortes poderia ser menor. Isso é Brasil!
BRINCANDO – Vamos brincar com o português? Uma língua em que palavras iguais com um acento, ou com a mesma pronúncia mudando uma letra alteram seu significado. Quer ver? Doido e doídos, carne e carnê, coco e cocô, nesse caso prefiro as não acentuadas. No entanto, há casos que é melhor acentuar, como cágado. Eu não me medico, prefiro ir ao médico. Nem sempre quem baba é babá. Para falar com a secretária é preciso passar pela secretaria. Seus pais são do mesmo país? Seria maio o mês ideal para se usar maiô? A sábia adora sabiá. O camelô vai de camelo vender suas bugigangas. Essa fábrica fabrica cicloramas. Tudo que se musica vira música? São más pessoas, mas trabalham bem. Será que tudo que eu valido é válido? É a primeira vez que você não o vês. Vão te tachar de ladrão se taxar alto a taxa da tacha. Ao empossar o marido a esposa começou a se empoçar de lágrimas. Uma mulher vivida é sempre vívida. Calça você bota, bota você calça. Com alguns acertos, garanto que o público entende o que eu publico. Entre o amem e o amém, fique com os dois. Palavras iguais que mudam letras e mudam o significado. A profetisa profetiza que tudo dará certo. Precisou um conserto para começar o concerto. Devido ao nevoeiro a cerração impediu a serração. Meu servo servirá um cervo que assei. Na sexta, depois de minha sesta, comprei uma cesta de pães. Assento é embaixo, acento é em cima. A diferença entre algumas palavras é o acento e assento não tem acento. Embaixo é junto e em cima é separado. Pegadinhas gramaticais.