Engessado
Sabe por que o governo aumentou o imposto sobre os combustíveis? Porque o orçamento do governo é engessado, como já comentei aqui. A Constituição obriga o governo a gastar quase 90% em despesas como pagamentos de aposentadorias, pensões, salário de servidores, benefícios sociais… e por aí vai. Há também as despesas vinculadas: saúde e educação que recebem um percentual fixo do orçamento. Sobra pouco mais de 10% a margem que o governo tem para investimentos e cortes. Vai daí que quando as despesas sobem e ameaça estourar o teto do orçamento, o que o governo pode fazer? Aumentar impostos. Foi exatamente o que ele fez! Um aumento de efeito cascata: Como o transporte no Brasil depende de caminhões e ônibus o custo maior dos combustíveis será repassado aos serviços e bens de consumo, que dá sinais de lenta recuperação. Essa cacetada deixará o bolso das pessoas mais dolorido fazendo com que o consumo possa diminuir. Por isso que Temer afirmou que as pessoas vão “entender”. Agora elas vão gastar menos. Só rindo!
Para Livrar a Cara
Comissão da Câmara discute mudanças no Código Penal. Tudo bem é preciso mesmo mudar algumas coisas. Sorrateiramente, porém, querem bombardear a Lava-Jato. A ideia é demolir colunas de sustentação da Operação. Querem rever a delação premiada regulada por lei de 2013; prisão preventiva, que hoje não tem duração determinada; condução coercitiva e revogar o entendimento do STF de que as penas podem ser cumpridas após a condenação em 2ª. instância. O relator deve entregar seu parecer em agosto e o projeto pode ser votado no plenário da Câmara em outubro. A Lava-Jato sempre é alvo de críticas dos parlamentares acusados de mutretas e tentam livrar a cara, por isso pretendem altera-las. É pura picaretagem, estão legislando em causa própria. Velas acesas e reza brava para proteger a Lava-Jato.
Na frente
Anos atrás, um repórter do New York Times fazia uma matéria no Afeganistão. Chamou a atenção dele as mulheres andaram sempre a um metro atrás dos maridos, costume que mostrava como elas eram tratadas no país. Há dois anos voltou novamente e agora as mulheres andavam a cinco metros a frente dos homens. Achou que novos ventos sopravam no país, a conquista da mulher ao seu espaço. Aproximou-se de uma delas para fazer uma entrevista. – Gostaria falar com você. Que maravilha! O que aconteceu aqui que acabou com o costume absurdo das mulheres andarem atrás dos homens e agora caminham à frente deles? – Minas terrestres…
Exposição
O Masp, em S. Paulo, está com uma excelente exposição de Toulouse-Lautrec. Minúsculo em tamanho com 1,42 metros de altura, mas grande como artista, foi vítima de uma anomalia genética – seus pais eram primos. Pintor, gravurista e artista gráfico, ele entregou-se a boemia frequentando cabarés e bordéis da Paris da belle époque. Observador atento da vida social mundana desses locais retratou suas amigas e moçoilas de nem tanta reputação. Ao lado de Paul Gauguin, ele foi um dos fundadores da arte moderna, do qual Picasso é um dos discípulos. Há 75 obras expostas, das quais, 9 pertencem ao acervo do Masp. As outras vieram do Museu d’Orsay, de Paris; da National Gallery, de Washington e do Art Institute, de Chicago. Teve vida curta, morreu com 36 anos de sífilis e alcoolismo, mas aproveitou a vida. Indo a S. Paulo, não deixe de ir. Obras de gênios em exposição são raras.
Grande João!
86 anos, reconhecido e aplaudido nos palcos do mundo, revolucionou a música brasileira, mestre João Gilberto, um mito, vive hoje esquecido e envolvido em perrengas familiares. Seu filho primogênito, João Marcelo Gilberto, 57 anos, acusa a atual mulher de JB, Cláudia Faissol, de um suposto derrame do patrimônio de João e de ter o enganado. Ela cuida dos interesses pessoais de JB, de sua carreira e é mãe de sua filha de 12 anos. A história vem de 2013 quando João fez um empréstimo de 10 milhões de reais no Banco Opportuny. Ele estava em dificuldades financeiras desde 2011, quando cancelou seus shows de 80 anos. Ele recebeu 500 mil reais e não devolveu. Alega que a empresa não cumpriu o contrato como acordado. Como garantia do empréstimo JB passou ao banco 60% dos direitos autorais de seus primeiros quatro discos, motivo de briga na justiça há 20 anos quando JB processou a Emi, por direitos não pagos e lançamentos de CDs não autorizados. João Marcelo achou um absurdo esse empréstimo. Para ele JB poderia ter conseguido taxas melhores e ainda por cima cedeu 60% de seus direitos. Descobriu que Cláudia Faissol aconselhou JB a fazer o acordo e o pior: recebeu 5% do montante do contrato e 10% de direitos autorais por intermediar o contrato com o banco. Deu o golpe no João. Com quase 60 anos de carreira JB mora de aluguel, está com condomínio e aluguel atrasado e a família desconhece o patrimônio dele. Não merecia isso.
Os Intocáveis
Desde o final de 2014 é que o Brasil anda de ré. E a continuar como está, serão 4 anos perdidos, para o país, o tempo de um mandato ao Deus dará (e ele nada deu). A crise afeta governo e povo e todos estancam a sangria do bolso. O governo corta o que pode e o que não devia, a população mais apertada do que metrô às 6 da tarde. O país no sufoco! No entanto, há uma classe de intocáveis: parlamentares, juízes, ministros, secretários, assessores, aspones (assessor de porra nenhuma)… Que continuam navegando em seu mar de mordomias, altos salários e aposentadorias. Um verdadeiro sorvedouro de dinheiro público. Não se fala em reduzir nada disso, em diminuir o número desses privilegiados. Por quê? Simples! Porque para isso é necessário emendas na Constituição que deveriam ser aprovadas pelo Congresso e com certeza chegaria também ao STF para julgamento. Você acha que eles iriam aprovar o quer que seja contra os seus interesses? Pode tirar seus muares do chuvisco que tudo continuará como está. Portanto segure a onda ou vá morar no exterior.
Não Perca
Estreou dia 27 em todo o Brasil, o filme “Dukirk”, do bom diretor Christopher Nolan, autor da trilogia Batman, O Cavaleiro das Trevas e A Origem, entre outros. Conta um fato verídico, a batalha de Dunquerque, na 2ª. Guerra, entre 26 de maio e 5 de junho de 1940. É um filme realista, excepcional, cinco estrelas como pouco se vê no cinema. Encurralados pelos alemães em Dunquerque, cidade ao norte da França, 400 mil soldados franceses e ingleses são bombardeados por terra e pelo ar. Desesperados, sem tem para onde fugir, aguardam ser resgatados por mar, mas os navios ingleses não conseguem chegar ao local. Graças, porém, a um grupo de civis que se unem e com seus barcos atravessam o Canal da Mancha é que os sobreviventes são salvos. Não há festival de sangue e nem corpos mutilados, truque usado em filmes de guerra. O que existe é um envolvimento do espectador, como se estivesse dentro do conflito, graças ao visual, uma trilha e efeitos sonoros arrebatadores. Recomenda-se ver em cinemas com tela grande e ótima projeção, se possível. Pipoca nem pensar! Não dá tempo.
Drones
Quando apareceram os primeiros brinquedinhos de controle remoto que voavam, era isso mesmo: brinquedinhos! Hoje são drones e servem para mil e uma utilidades, como o bom-bril. Há drones que despejam bombas nos terroristas, drones para fazer entregas, aplicar defensivos agrícolas, fazer espionagem… até para brincar de arremessar bolinhas e pinçar objetos. As últimas novidades trazem drones com múltiplas câmeras de alta resolução, os que voam a 3.000 metros e os que se movem conforme o movimento das mãos. Hoje há inúmeras lojas que trabalham com drones e organizam a feira DroneShow. Os preços variam conforme sua tecnologia, alguns chegam a 85 mil reais, mas em média custam entre 3 mi a 7 mil reais. É preciso ter 18 anos para pilotar um drone e manter distância mínima de 30 metros das pessoas, conforme regras da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil). Porém, há engraçadinhos como alguns maridos que infernizam a sogra fazendo voo rasante em cima dela.
Engavetado
A família Neymar respira aliviada. Na Espanha, a justiça decidiu arquivar o processo movido pelo Grupo Dis, de investimentos, questionando a transferência de Neymar para o Barça. A Dis alega que levaram um chapéu na transação. De acordo com a Audiência Nacional Espanhola, a transação chegou a 83,3 milhões de euros (307 milhões de reais). Dis eles que tinham direito a 40%, mas receberam a porcentagem sobre 17 milhões de euros (63 milhões), pagos pelo Barça ao Santos. O juiz que arquivou o processo justificou apesar da repercussão esportiva, ética e disciplinar, a denúncia não se encaixa num procedimento penal. No Brasil, a Justiça Federal de S. Paulo também arquivou processo no qual o MPF acusava Neymar, pai e filho, o presidente e o ex, do Barça e diretores do Santos por sonegação fiscal e falsidade ideológica. A história poderia render 6 anos de cana para o Filho e 10 anos para o Pai se fosse condenado por todos os crimes da denúncia. A família “Neymariana” está em festa!