COMEÇOU? – Parece que começou a caçada aos tucanos. Alkmin será investigado pelo MP de S. Paulo por suspeita de improbidade administrativa devido a um provável caixa 2 de 10 milhões. O cunhado do tucano e um secretário estadual também caíram do ninho e serão investigados. Os dois entraram na mira dos delatores da Odebrecht como operadores de recursos não declarados nas campanhas de Alkmin ao governo de SP de 2010 e 2014. Se Alkmin tem as penas presas ou não, o fato é que ele nega irregularidades, como todos que passam a ser investigados, mesmo depois de comprovado o trambique. Essa investigação é de natureza civil, o que livrou Alkmin da Lava-Jato. É a mesma que o STJ enviou a Justiça Eleitoral alegando que não há indícios de corrupção passiva. Alkmin, presidenciável, que apesar de tucano não voa, com a ameaça de uma flechada, se ficar provado a improbidade, aí é que não decola mesmo.
ABATIDO – Esse tucano foi abatido. Os defensores do meio ambiente não podem reclamar, esse tucano foi uma vergonha a seu bando. A primeira turma do STF abateu Aécio aceitando o pedido da PGR e o tucano virou réu por corrupção passiva e obstrução da justiça. Mesmo agonizando, Friboi flechou Aécio de novo: disse que dava uma mesada de 50 mil a ele e em sua campanha de 2014 deu 110 milhões. Uma pergunta: quanto será que deu a Dilmanta? Poderá ser julgado um dia, que pode estar próximo: se ele não se eleger, (se é que vai se candidatar), ou ainda mesmo se elegendo, se o foro for extinto, nas duas situações será julgado em 1ª. instância. O STF deve discutir em breve esse entulho jurídico. Ou pode estar longe: ele se elege e o foro continua existindo até o fim dos dias, e aí quem vai julga-lo será o STF. Nesse caso Aécio pode deixar o burro na sombra. Sabe quantos réus com foro o STF condenou desde que surgiu a Lava-Jato? ZERO. Sabe quantos sem foro Moro condenou? Por volta de 120 trambiqueiros, inclusive o próprio Molusco. Espero que esse tucano safado vá para a cadeia rapidinho e tirem todas as penas dele. O Vô, Tancredo deve estar se revirando no túmulo.
O MÉDICO – Dr. Manguaçaba, cardiologista no Ceará, pergunta ao paciente: – Como é sua alimentação? – Só como vegetais, frutas, carne magra e peixe, nada de muito sal e gordura. – Atividades físicas. – Corro diariamente 10 kms e depois uma hora de academia. – Fuma? – Nunca fumei. – Bebida? Uma taça de vinho todo dia, às vezes duas. – Atividade sexual? – Hummm… no máximo umas dez por ano. – Quanto a sua alimentação e atividade física, está ótimo. Porém o senhor precisa melhorar sua atividade sexual. Sexo é bom para a saúde mental e reflete na saúde física. Eu tenho 10 anos a mais que o senhor e transo pelo menos três vezes por semana. – Acontece doutor que o senhor é médico e eu… sou o Bispo de Juazeiro.
FABRICA DE LIMINARES – A Reforma Trabalhista está em vigor há 5 meses e acabou com a contribuição sindical obrigatória. Mataram a galinha de ovos de ouro dos sindicatos e, claro, eles estão fazendo de tudo para ressuscitar a galinha. E estão conseguindo, graças as liminares concedidas pela Justiça. Por outro lado, as empresas têm recorrido contra as liminares. Trabalhadores fazem abaixo-assinados contra essa espoliação que foi proibida por lei. Aí cabe uma pergunta: imposto é obrigatório, é lei, esse assalto ao trabalhador não é imposto, é contribuição. Não por acaso chama-se contribuição sindical, acrescida de “obrigatória”, para fazer com que todos os trabalhadores fossem “obrigados” a pagar. A Reforma Trabalhista acabou com essa obrigatoriedade. “A lei consagra o princípio constitucional de que a associação ao sindicato é livre. Portanto, não pode ter contribuição obrigatória” E porque os juízes continuam concedendo liminar para os sindicatos cobrarem o que não é obrigatório? Boa pergunta, hein?! Coisas do Brasil.
ASSÉDIO – Era comum quando eu trabalhava brincar, elogiar e zoar com as colegas e elas também faziam o mesmo. Lembro que num amigo secreto ganhei da Beth, um kit cabelo com shampu, pente grande, escova e fixador e eu já era careca. No ano seguinte dei a ela um kit cozinha: pano de prato, caçarola, talher, faca e escumadeira. Dei carona várias vezes; cumprimentos com beijinhos e elas faziam o mesmo também; elogios às roupas, ao cabelo e ao físico; piadinhas, muitas maliciosas, outras até explícitas, e todos os dias alguém contava uma. As mulheres daquela época sabiam quando era uma cantada. Se estivesse a fim, saia, quando não, a coisa terminava aí com alguma desculpa ou até explicitamente para os chatos. E o trabalho seguia normalmente. Hoje tudo isso é considerado assédio, acabou a espontaneidade, o carinho, a amizade. A coisa chegou a um ponto que hoje em muitas empresas nada disso é permitido, inclusive mandar beijo no final de e-mails; falar encostando na pessoa, seja no braço ou no ombro; reuniões a portas fechadas… e qualquer outra coisa que a mulher julgar que é assédio. Ainda bem que estou aposentado. Seria difícil trabalhar num ambiente de repressão.
A CORRUPTA – Acusada de recebe 23 milhões de propina, a presidenta dos Petralhas de narizinho arrebitado de cheirar pum, Gleisi Hoffman, pode fazer companhia ao Molusco na prisão. Ele é ré e poderá ser julgada pelo STF, ainda esse ano. Seria uma honra e tanto para essa grande defensora de LuLa e do socialismo bolivariano ser a primeira parlamentar a ir em cana. A bufunfa recebida pela Narizinho Cheira Pum , além de ter financiado sua campanha, serviu também para seu conforto e de sua família. Gasolina, conta de luz, telefone, condomínio, motorista particular, doméstica, compra de eletrodomésticos, consertos domésticos e até a compra de brinquedos para os filhos tudo era pago pelo dinheiro da propina. Pois é! Uma picareta dessas vem falar de democracia, Constituição, direitos, defensora de movimentos sociais… Ora, vá pro diabo que te carregue. E não é tudo. Narizinho é acusada em mais três investigações. Em uma delas denunciada por participação criminosa na “quadrilhão do PT”. E seu marido, Paulo Bernardo, ex-ministro do Molusco, também é réu e está sendo investigado em mutretagens de quando era ministro. Que bela família! Que exemplo para os filhos! Tomara que apodreçam na cadeia, seus corruptos de uma figa.
SILÊNCIO – Quem disse que um bom filme precisa de grande orçamento, efeitos especiais e atores top? “Um Lugar Silencioso” tem apenas quatro atores, sendo que um deles é o próprio diretor, roteirista e um dos atores (John Krasinski). Os outros três são uma atriz e mais duas crianças que formam uma família. O minimalismo chega ao cenário e ao diálogo, que praticamente não existe, deixando a plateia incomodada. Misto de ficção científica, drama e terror, o planeta foi invadido por alienígenas e os poucos sobreviventes devem evitar ao máximo fazer qualquer barulho e ruídos, pois é isso que atrai as criaturas espaciais. O casal e os dois filhos se comunicam apenas por sinais, vão buscar alimentos numa cidade próxima destruída no pós-apocalise e vivem numa casa isolada no campo. O filme é quase mudo, mas a tensão, o horror e o drama estão presentes o tempo todo. Para manter esse clima há bons efeitos de áudio e trilha sonora. Em exibição em S. Paulo, fique de olho no DVD que deve ser lançado em breve. Não recomendo pipoca. Perigo de engasgar com cenas de tensão.
O SAMBA DE LUTO – Da. Ivone Lara, a Primeira Dama do Samba, partiu aos 96 anos. Mas deixou sua marca para sempre em grandes canções de lirismo e sofisticação, como Sonho Meu, Acreditar, Tiê, Tendência, Alvorecer, Alguém Me Avisou. Da. Ivone deu força, em início de carreira, para nomes como Leci Brandão, Beth Carvalho, Alcione, Jovelina Pérola Negra, entre outros. Nunca foi uma grande vendedora de discos, mas suas composições são conhecidas e fazem parte do Brasil. Todos os grandes sambistas gravaram suas músicas, entre eles, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Fundo de Quintal, Roberto Ribeiro. No entanto, a música de Da. Ivone chegou a MPB também, tendo sido gravadas por Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Marisa Monte, Elizeth Cardoso, Nara Leão, Luiz Melodia, Elza Soares e Caetano. Será recebida aos céus de braços abertos.
CORREIOS – Os correios, das mais antigas instituições do Brasil, fundado em 1663, já foi a estatal de maior credibilidade no país. Já era! Hoje… Está afundado em uma dívida de 6 bilhões, estrutura sucateada, desmandos administrativos por incompetência de diretores nomeados, falta de funcionários, atraso nas entregas e demora a se adaptar às mudanças em seu negócio: a entrega de mercadorias. Cartas são coisas do passado. Quem escreve carta e envia pelo correio? A internet acabou com elas. Como a empresa é estatal, esse rombo será bancado pelo Tesouro, ou melhor com nosso dinheiro. E para tentar diminuir o rombo tascou um aumento médio de 29% na entrega de encomendas, seu principal negócio hoje.
FURTO – Roubaram pertences do Molusco na madrugada de 3ª. feira, em Curitiba, próximo de um hotel onde os “militontos” estão hospedados. O anúncio foi feito pela Gleisi Narizinho RÉbitado. Arrombaram um carro dos PeTralhas e levaram roupas lavadas que seriam entregues ao Molusco, documentos pessoais, seu passaporte e talão de cheques. Sei não… Será que não foi armação do próprio ParTido? Quem deixaria documentos, talão de cheque, dentro de um carro estacionado na rua, de madrugada? Só uma anta mesmo!. O que o Molusco ia fazer com isso na cela? Ainda segundo Narizinho Empinado, pode ter sido um furto corriqueiro – nesse caso o larápio foi sortudo, surrupiou bens do Molusco. E como ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão… Ou um furto planejado (talvez por eles mesmos) com outras intenções. Hum…. Essa história está muito mal contada.