Café Minuto – Como arrumar um marido rico


Ranking

Desde 2011, o Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendência Consultoria e a Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisas da revista inglesa The Economist, elabora o ranking dos Estados, de acordo com 66 indicadores divididos em 10 itens, entre eles, educação, infraestrutura, segurança, solidez fiscal, sustentabilidade e inovação. Chama a atençao, que mesmo em tempos de vacas magras, Estados pequenos conseguiram avanços em indicadores sociais e econômicos. Rondônia e Acre subiram 5 e 6 pontos respectivamente e ficaram em 17º. e 19º lugar. O primeiro com bons resultados na infraestrutura e segurança; o segundo na solidez fiscal e segurança também. Em compensação, o Amapá despencou 10 pontos e ficou no 26º., à frente apenas de Sergipe. Paraíba é outro Estado que surpreendeu. É o melhor colocado entre os Estados do Nordeste, avançou 5 pontos e está no 10º. lugar. No topo, S. Paulo, nenhuma surpresa; em 2º. Sta. Catarina, que superou o Paraná, que agora é o 3º. Do 4º. ao 9º. DF, Mato Grosso do Sul, Minas, RG do Sul, Espirito Santo e Rio. No entanto, se fosse analisado apenas o desempenho das finanças públicas, os nove primeiros estariam lá embaixo no raking. Consequência de gastos públicos em excesso e dívidas elevadas. A  crise é que paga mico, mas não! É má gestão mesmo.

 Meio Rápidas

Patifundio e Escorella estão quebrando o pau, briga feia!
A certa altura ela grita: “Suma da minha vida, saia dessa casa já”.
Patifundio vai até o quarto, pega suas coisas e poe tudo na mala. Quando está abrindo a porta para sair, Escorella diz:
“Quero que você tenha uma morte horrível, lenta e com muito sofrimento”.
Ele larga as malas no chão, vira pra ela e responde: “Caramba! É pra ir embora ou pra ficar?”.
### Depois de 8 anos, a mulher, Maria acha o filho estranho e decide fazer teste de DNA. O resultado mostra que o filho não era dela e nem do Joaquim.
“Amor, tenho uma coisa pra te contar”.
“Pode falar, amor”.
“Fiz o teste de DNA e o menino não é nosso”.
“Oxê é esquecida mesmo… Não lembra?” Quando saímos da maternidade o menino está sujo de coco.
“Aí você falou: vá trocar ele, que eu espero”.
“Aí eu peguei um limpinho e deixei o sujinho lá”.   

Precisa-se

 Essa é para os jovens que estão chegando ao mercado de trabalho e para profissionais com especialização batendo lata, a procura de trabalho. Há áreas promissoras onde existem vagas. Anota aí: Especialista em crise, para profissionais em reestruturação de empresas, corte de custos e aumento de produtividade. Tecnologia de Informação, especialista em big data, analista de segurança de informação, programador, ciência da computação e análise de sistemas. Desenvolvimento Digital, especialista em mídia digital, desenvolvedor de plataformas digitais, sites e aplicativos. Comécio e Marketing, gerente de desenvolvimento de negócios, marketing para e-commerce e analista de compras. Engenharia, ambiental, agrícola e de inovação para a produção sustentável. Os salários, mesmo para quem está começando nunca é menos de 5 mil mensais. Para especialistas e para quem tem experiência pode chegar a 45 mil, como um gerenciador de crise. O que no caso, a crise é para os outros e não pra ele.

Começou

 A contagem regressiva para mais uma Copa do Mundo. Com o sorteio das chaves todas as seleções já sabem quem serão seus adversários na primeira fase e onde jogarão. O Brasil enfrentará a Suiça, Costa Rica e Sérvia. A primeira vista parece um grupo fácil. Mas… cuidado! Sem vacilo para não levar um chocolate da Suiça, não esquecer que a Costa é rica e não pensar que a Sérvia não sérvia para nada. São seleções com um bom sistema defensivo e jogam fechado. Atualmente não há mais ingênuos no futebol, tem que estar esperto todo jogo. O Brasil tem que tomar cuidado para não enfrentar nas oitavas de final a Alemanha, assim como eles também. Se um deles se classificar em primeiro e o outro em segundo, ou vice versa, vai dar pau, vão se enfrentar. O Brasil ainda vai carregar o fantasma dos 7X1. Se não acontecer isso, pegaremos o México ou a Suécia, duas seleções encardidas. Se formos avançando, na semifinal poderemos enfrentar a França, asa negra que já nos eliminaram em três Copas. Um duro teste para Tite e Neymar. Jogar contra seleções sul-americanas é uma coisa, contra seleções europeias, a história é outra.

Livros

Em tempos de internet falar em livro impresso parece não combinar com a garotada de hoje, envolvida o dia todo com seus smartphones. Não sobra tempo para leitura, a não ser as bobagens postadas no Youtube ou nas redes sociais. Até livro digital existe para matar de vez os livros impressos. Não está dando certo, as vendas do livro de papel continuam em alta e os digitais… muito aquém do que os inimigos do impresso esperavam. Eu acredito que o livro de papel não vá sucumbir. Quando surgiu a TV, diziam que o teatro ia acabar, não acabou. Quando apareceu os filmes em vídeo e em seguida em DVD, o cinema estava condenado. Os cinemas não fecharam. Depois, novo ataque das TVs por assinatura, da Netflix e o cinema continua aí, firme. Por mim os livros serão eternos, adoro ler. Mas como eu já dobrei o cabo da boa esperança, quero deixar um legado: incentivo meu garoto a ler livros de papel. Estou fazendo minha parte. Faça a sua também em prol dos livros.

Livro Com Cinema

Já que falamos em livros, estes podem dar boa liga com o cinema quando bem adaptados para a tela. Agatha Christie, com mais de 100 livros publicados, já teve vários de seus livros adaptados para o cinema. Um deles, Assassinato no Orient Express, de 1974, ganhou um remake e está em exibição nos cinemas do Brasil. Hercule Poirot (Kenneth Branagh, também diretor)  personagem célebre de Agatha na investigação de crimes das suas histórias, embarca de última hora em Istambul, no Orient Express, rumo a Paris. Logo que o trem parte ele é abordado por um rico comerciante que oferece dinheiro em troca de proteção. Poirot não aceita e na manhã seguinte, o comerciante é encontrado morto em sua cabine. Ele começa a investigar  para solucionar o assassinato e entre os passageiros suspeitos estão os personagens de Michelle Pfeiffer, Willem Dafoe, Penélope Cruz e Judi Dench. O desfecho, apesar de conhecido para quem leu o livro a pouco – o que não é meu caso que li há anos e não lembro quem é o assassino – não deixa de ser surpreendente. Taí um bom motivo para começar a ler. Agatha Christie tem ótimos livros que despertam o hábito da leitura. Posso dizer que ela me ajudou a adquirir esse hábito, li dezenas de seus livros com Miss Marple, a velhinha que desvendava crimes com sua xeretice e Hercule Poirot com sua inteligência e sagacidade.

O Filé

 Eu era criança e jantava com meu pai no restaurante de um hotel em que ele sempre se hospedava e conhecia todo mundo. Era um hotel tradicional e dos bons na cidade. Foi servida a refeição. Entre o pratos, havia uma travessa com dois filés. Meu pai pegou o de cima e pôs no meu prato. Eis que surge uma “apetitosa” barata frita em cima do filé de baixo. Ela estava entre os dois filés. Discretamente meu pai chamou o garçon e mostrou o inseto bem passado. O garçon levou a travessa embora, voltou, sugeriu outra carne. Sem chance! No final acabamos comendo ovo frito, sem barata, com arroz e uma macarronada. Era nossa última noite no hotel e no dia seguinte caímos fora. O gerente pediu mil desculpas e disse que ia mandar o cozinheiro embora. No final das contas, não houve contas. Não cobraram nada e meu pai não soube se o cozinheiro foi ou não embora. Nunca mais apareceu.

Procura-se Marido

Saiu no conceituado jornal econômico, Financial Times, de Londres. Moça enviou um e-mail ao jornal pedindo conselho sobre “como arrumar um marido rico”. “Sou maravilhosamente linda, 25 anos, tenho classe e sou bem articulada. Quero me casar com alguém que ganhe mais de meio milhão de dólares por ano. Tem alguma mulher ou homem que possa me dar dicas? Já namorei homens que ganham 200… 250 mil dólares, mas com essa renda não vão me fazer morar no Central Park West. Conheço uma mulher que casou com um banqueiro e ela não é tão bonita e inteligente como eu. Como ela conseguiu?” “Raphaella S.”

A Resposta

O Editor do Financial Times respondeu: “Li seu e-mail, pensei em seu caso e fiz uma análise. Eu ganho mais de 500 mil dólares por ano, isto posto, sou o homem que você procura. No entanto, o que você oferece é um péssimo negócio, porque deixando as firulas de lado, sua proposta é uma negociação simples e clara: você entra com sua beleza e eu entro com o dinheiro. Mas é aí que está o problema. Sua beleza vai diminuir com o tempo até se acabar, ao contrário de meu dinheiro que aumentará. Assim, em termos econômicos você é um ativo em depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos. Sua depreciação será progressiva, sempre aumenta. Com 25 anos hoje vai continuar linda por mais 10… 20 anos… Hoje você esta em “alta”, época ideal de ser vendida, mas não comprada. Pelo Wall Street, quem a tiver hoje deve mante-la com “trading position” (posição para comercializar) e não como “buy and hold” (compre e retenha), que é o que você se oferece. Portanto casar com você, em termos comerciais não é bom negócio a médio/longo prazo. Mas aluga-la sim! Em termos sociais, seria namora-la. Para certificar-me de que você é linda, articulada e com classe, eu como provável locatário, quero tão somente, o que é de praxe: fazer um “test drive” antes de fechar negócio. Podemos marcar?