Café Minuto – cannabis

 

ALERTA – Ok. A China é a maior exportadora do mundo. São bugigangas mil, mas também produtos de alta tecnologia, além de carros, peças e equipamentos industriais. Mas no afã de ser o campeão das exportações há suspeita de que estejam “exportando” vírus. O plano é primeiro infectar chineses em uma de suas grandes cidades, para não dar na vista, que recebe muitos estrangeiros. Esses ao voltar para seus países começam com o ciclo da contaminação, espalhando o vírus.  Em 2002, houve uma epidemia de SARS, um vírus muito parecido com o atual coronavirus, que tinha os mesmos sintomas. Matou 670 chinas, e se espalhou por alguns países do mundo, mas foi logo contido. Depois surgiu o H1N1 que fez mais estragos, mas hoje há vacina. Três vírus que surgiram na China. Coincidência não?! Bem, a situação atual merece cuidado, a OMS, depois de um vacilo disse que o risco de epidemia era leve, voltou atrás e admite que o risco é alto. E já determinou emergência global. No Brasil, já há vários casos de suspeita de gente que veio da China e até de Wuhan, a cidade epicentro do coronavirus. Segundo o Ministério da Saúde, os três primeiros casos foram descartados. Os demais aguardam resultados de exames. A coisa está feia na China, com milhares de suspeitos e mais de 150 mortes. E já tem vários países com suspeitas e alguns casos comprovados. É bom ficar esperto e ligar o alerta. Porém é fácil identificar o vírus, ele tem os olhos puxados.

TRAPALHÃO – O ministério do presidente tem uns caras bons, mas também tem uns malas… Um deles é o ministro da Educação, o Weintraub. Armou uma “confa” com o resultado dos exames do ENEM, que nem ele e nem ninguém entendeu o rolo. Disse que foram poucos exames que tiveram falha na correção, mas não foi bem assim, teve muitos com problemas. Falou que quem reclamou das notas era de esquerda. Depois confirmou que as notas seriam revisadas. A trapalhada atingiu o Sisu que foi proibido de divulgar as notas. Depois o STJ liberou. Publicou fakes nas redes sociais chegando a anunciar a demissão de Reinaldo Azevedo, comentarista da Band FM. Se retratou, mas a burrada já estava feita. O cara é fraco, fala bobagem, já disse que os reitores das universidades federais são todos de esquerda (nesse ponto não está de todo errado) o que provocou chiadeira deles. Ele está no lugar errado, no momento errado, sabe nada de educação. O presidente acorda aí! Manda ele embora. Não precisa ser por justa causa, não! Diz que é corte de pessoal pra reduzir despesa.

MILAGRE – Então, a Argentina escorrachou os peronistas ao eleger Macri, que prometeu uma grande virada para por o país nos trilhos novamente, com uma política liberal. Não deu, quebrou a cara, a Argentina continua de mal a pior. Aí os argentinos elegeram quem? Os peronistas de carteirinha, Alberto Fernandez, presidente e Cristina Kirchner, vice. Justamente foram os peronistas que quebraram a Argentina. E agora? Bem eles prometeram, antes de tudo, mandar o liberanismo para o inferno e depois vão seguir com a mesma receita peronista que afundou a Argentina: um plano para estimular emprego e renda, combate a fome, melhora do sistema de saúde. Começou mal. Bolsonaro deu uma canelada nele, negando-se a cumprimentar Fernadez e ameaçando tirar o Brasil do Mercosul. Em troca, ele foi visitar molusco na cadeia, em outubro e pediu sua libertação. Depois disso, tanto Bolso como Fernadez baixaram a crista adotando um tom mais ameno. Ele sabe que precisa contar com o Brasil para tentar salvar a Argentina. Há 15 milhões de “Hermanos” passando fome, 10% sem trabalho, peso desvalorizado em 600% em 4 anos, PIB – 3,1%, em 2019 e inflação de 57%. Vai precisar convocar vários santos para conseguir um grande milagre de tirar a Argentina do buraco.

CURTINHAS – Pesquisas realizadas com os homens após o ato sexual revelam que 9% viram para o lado direito e dormem; 11% viram para o lado esquerdo e 80% voltam para suas casas. ### Mocrilda, muito católica, diz a mãe que Andrólio, seu namorado, não acredita no inferno. Diz ela – Case-se com ele pra você ver como ele vai acreditar. ### Advogado entra com pedido de divórcio de uma mulher. O juiz examina a petição e pergunta a ela – Não seria incompatibilidade de gênios, ao invés de compatibilidade, minha senhora? – Não meritíssimo, é compatibilidade mesmo. Gosto de passear, ele também; gosto de ler, ele também; gosto de ir ao shopping, ele também; gosto de viajar, ele também; gosto de ir ao cinema, ele também; gosto de homens, e ele também!

NO SOFÁ – Vamos a sessão cinema em casa? Bons filmes indicados ao Globo de Ouro e ao Oscar estão disponíveis nas plataformas. Podem ser vistos no conforto do sofá, com uma cervejinha ao lado. Isto é se seu sofá estiver em bom estado, o meu está meia boca. Era Uma Vez Em… Hollywood, favoritíssimo ao Oscar – Now e outras plataformas digitais; O Irlandês, outro grande favorito para o Oscar – Netflix. Os demais filmes foram indicados no Globo de Ouro. Rocketman, a cinebiografia de Elton John – Now e demais plataformas; Dor e Gloria, um grande filme de Almodóvar, injustiçado no Oscar – Now mais plataformas; O Rei Leão, embora um live action, foi considerado animação – Now e outras plataformas; Toy Story 4, surpreendeu por ser muito criativo com novos personagens – Now e outras plataformas; Talk-Show, sobre uma apresentadora da TV inglesa cujo programa está em cima do telhado – Looke; Dois Papas, encontro de Bento XVI e o futuro papa Francisco, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles – Netflix; Fora de Série, comédia sobre duas amigas rejeitadas na escola – Now  e demais plataformas. Tem filmes para todos, inclusive para os pequenos. Divirtam-se!

MISTÉRIO CONTINUA – Depois de mais de 4 meses, o mistério das manchas de óleo no litoral do Nordeste não foi descoberto. Hipótese daqui, dali, foi navio, foi da África, das profundezas do oceano, sabotagem da Venezuela, manchas avistadas por satélite, Ong acusada, até para o improvável Leonardo de Caprio sobrou. Bom mas e daí? De onde veio? Um petroleiro que a Marinha achou que era o porcalhão, a acusação foi a pique. Manchas avistadas por satélite era de clorofila. Ok! Mas de onde veio essa craca? A investigação está mais perdida que criança em parque de diversão. Prejuízo ao turismo e eis que surgi outro, pior ainda, comunidades que vivem da pesca artesanal. Ninguém quer comprar peixe e crustáceo, consumidores acham que eles estão contaminados, ainda que o governo garante que não há risco. Mesmo assim, eu não compraria. Peixe com petróleo não dá liga. Para dar um alívio aos pescadores, a Caixa liberou uma grana para 66 mil pescadores de 128 regiões atingidas pela mancha negra craquelenta, de 1.996 reais. Não é muito, mas é melhor do que panela vazia. Tem mais um problema: praias que não foram atingidas pela desgraça os pescadores também estão tendo dificuldades em vender seus peixes. A grana ficou curta e a panela pela metade. Não há notícia no mundo de catástrofe igual a essa.

TREM BÃO – Adoro viajar de trem. Como veem, estou no país errado. Uma grande viagem de trem seria na Ferrovia Transiberiana que sai de Moscou e vai até Vladivostok atravessando toda a Sibéria, chegando até ao Mar do Japão. São 9.288 quilômetros em 8 dias de viagem. A Transiberiana começou a ser construída em 1891 e concluída em 1916. No Brasil estaria no início ainda. Entre 1895 e 1896, chegou a ter 80 mil trabalhadores. A viagem passa por 8 fusos horários com cenários deslumbrantes, como as estepes siberianas, paisagens da Ásia e do espetacular Lago Baikal, o maior lago da Ásia e o mais profundo do mundo, com 1680 metros de profundidade. O trem tem 4 tipos de cabines, desde a mais simples a mais luxuosa, esta com banheiro e chuveiro privativo. Há vagão restaurante, vagão bar, vagão para leitura, palestras, reuniões. A longa viagem traz experiências fascinantes e maravilhosas. A Transiberiana tem dois ramais, um com a Ferrovia Transmongol e outro com Transmanchuriana, que passa pela Mongólia, com paisagens espetaculares, e pela China chegando a Pequim e a Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Dá para ir de Moscou a Pequim direto de trem. Daria tudo por uma viagem assim, mas como não tenho nada…

Cannabis – Quem diria que aquele baseado que dava um barato, um dia se tornaria um medicamento?! E o Brasil juntou-se a nações que já autorizaram o uso na Cannabis para remédio, regulamentando seu uso medicinal. Será facilitada a importação, laboratórios brasileiros irão produzir remédios e as farmácias poderão vendê-los, com prescrição médica. O plantio, no entanto, será proibido, a cannabis deverá ser importada. Foi um golaço do Brasil. A decisão vai turbinar o mercado de medicamentos, a previsão é de 5 bilhões de reais de faturamento por ano, com 6,5% de participação dentro do total dos laboratórios. Provavelmente as despesas do governo com a importação, que já gastou 2,9 milhões, em obediência a ordens judiciais, vá diminuir. Foram importados 5.319 produtos de vários tipos, como óleo, líquidos, comprimidos. A cannabis é indicada principalmente para epilepsia, fibromialgias e canceres. Pesquisadores de uma universidade no Canadá concluíram: a cannabis chega a ser 30 vezes mais poderosa do que medicamentos comuns nos tratamentos de dores e inflamações. Aviso: não pense que liberou geral o baseado, continua proibido, pois contém THC substância danosa a saúde e que induz ao vício.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS – Foi-se o tempo em que os alimentos industrializados tinham quilos de sal, açúcar, mais conservantes que alimento, aditivos que mais parecia uma poção de bruxa. Hoje os consumidores querem produtos saudáveis, menos tudo e de preferencia sem aditivos e conservantes. Também os governos têm analisado os alimentos e seus conteúdos adotando normas proibindo aditivos e controlando a adição de açúcar e sal. Por exemplo, a Anvisa aprovou a eliminação da gordura trans. Até 2023 estará banida da margarina, bolos, macarrão instantâneo, sorvetes e pratos congelados, entre outros. O açúcar terá redução de 144 mil toneladas na produção de alimentos no acordo que o governo fez com a indústria alimentícia. Sal, já havia um acordo de 2011 para redução de 17.700 toneladas nos alimentos. Em 2017 foi renovado o acordo, redução de 28.500 toneladas até 2022. Bom para a saúde do consumidor.