Café Minuto – Calor e queimadas

CALOR E QUEIMADAS – Ôh ano ruim!!! Pandemia, queimadas… Inverno com calor acima de 30 graus. Que é isso irmão! KD a chuva? Acho que no Saara está melhor. Já vi dois diabinhos muito à vontade pelas ruas como se estivessem em casa. Não tá fácil! Tô bebendo mais água que camelo que vai atravessar deserto. Não sou fã de calor, assim então… Socorro!!! E as queimadas na Amazônia? Que diacho! Todo ano tocam fogo na floresta para a pecuária e agricultura. Todo ano é sempre a pior dos últimos 10 anos. Os “fogueiros” sempre se superam. Falta fiscalização, um combate sério, efetivo, com prisão e penalidades aos “queimadores”. Bota 50 mil homens do exército para fiscalizar e prender os incendiários. Fica meia dúzia de funcionários do Ibama, sem dinheiro, um pelotãozinho do exército pra combater e fiscalizar a Amazônia é piada. Não dá nem para fiscalizar quintal. O problema é o de sempre: falta dinheiro, além de prioridade e também boa vontade. Como o ruim pode piorar esse ano o Pantanal também se solidariza com a Amazônia, são vizinhos, e fizeram uma grande fogueira que está sem controle. Animais sendo queimados, pastos e gado dizimados, florestas… O bioma do Pantanal está sendo severamente castigado. Os indícios mostram que foi ato criminoso. Assim como também deve ter sido na Amazônia. 

COM O TEMPO – Creobélio conhece Pafunéia numa balada. Conversa vai, conversa vem, ele cai de amores por ela, mas não se machucou. Depois de mais alguns encontros ele a pede em casamento. – Creobélio, mas a gente quase nem se conhece! – Nós nos conheceremos com o tempo, responde ele. Casaram-se e foram passar a lua de mel em Porto de Galinhas, escolha de Pafunéia. Numa manhã, depois da praia, foram para a piscina do resort onde estavam hospedados. Creobélio vê um trampolim de 10 metros de altura e começa a dar saltos incríveis. – Que maravilha, meu amor, espetacular! – Fui campeão olímpico, não disse que a gente ia se conhecendo? – Pafunéia então se levanta, dá um mergulho na piscina e nada 200 metros em tempo digno de um campeão. Parabéns Néia! É tempo de recordista. Você foi nadadora olímpica? – Não Creo, fui garota de programa em Veneza, atendia a domicílio. ### Uma empresa fabricante de papel entrevista um cara para cortar eucaliptos de uma floresta sustentável. “Que experiência o senhor tem”? “Fui lenhador no Saara”. “Mas o Saara é um deserto”. “É um deserto agora”. 

A IDADE – Quantos anos você tem? Um extenso estudo feito por uma equipe de médicos e psicólogos do New England Journal of Medicine dos EUA revelou que a idade mais produtiva da vida é entre 60 a 70 anos. A 2ª. é entre 70 e 80 anos e a 3ª. entre 50 a 60 anos. Antes disso o ser humano não chegou ao seu auge. Portanto se não chegou aos 50 não se sinta inútil, é uma questão de tempo. Eles citaram alguns dados relevantes. A idade média dos vencedores do Premio Nobel é de 62 anos. A idade média dos presidentes das 100 maiores empresas do mundo é de 63 anos. A idade média dos pastores das 100 maiores igrejas dos EUA é de 71 anos. A idade média dos Papas, 76 anos. Isso confirma que entre 60 e 80 anos são mais produtivos. Eles constataram que aos 60 anos você atinge o topo do seu potencial emocional e mental e isso continua até os 80 anos. Portanto, se você tem 60, 70, 80 anos, nada de ficar em frente a TV o tempo todo, de cochilar no sofá, de bater perna sem rumo, sentar na praça olhando para o nada… Não desperdice seu tempo, aproveite. Está no melhor nível da fase produtiva do ser humano. Viva! Agora sei porquê eu produzo tanto Café Minuto.  

TESTE DE COVID – Faça o teste de Covid em você mesmo. É simples, dá pra fazer em casa. 1. Coloque vinho numa taça e tente cheira-lo. 2. Se você consegue sentir o cheiro do vinho, beba e veja se consegue sentir o gosto. 3. Se conseguiu sentir cheiro e gosto, é razoável presumir que você não tem covid. Ontem à noite fiz o teste nove vezes e todas deram negativo, graças a Deus. Hoje à noite vou fazer o teste de novo porque acordei com dor de cabeça, o que pode ser um sintoma de Covid 19. Depois te conto o resultado desse teste. Antes preciso comprar mais uma garrafa de vinho. Melhor, vou comprar logo três, assim posso sempre fazer o teste, caso fique em aglomeração.

INCERTEZAS – A incerteza sobre o corona, principalmente de uma possível 2ª. onda, mostra que entre 131 países nenhum deles retornou ao nível de atividade do pré corona, conforme indicador criado pela Luohan Academy, centro de pesquisa chinês. Porém, há sinais de retomada da economia. Não se sabe quanto tempo vai demorar até chegar aos números anteriores ao corona e os prejuízos que essa demora pode ocasionar. Os níveis de recuperação oscilam entre 82,4%, no Peru e 98,3% na China, conforme o Pandemic Economy Tracker – PET – que não foi idealizado por cachorros ou gatos, mas por um economista Premio Nobel. O Brasil está bem, 5º. Lugar com índice de 95,8% de recuperação. A sua frente está a China, claro, 98,3%; Coreia do Sul, 97,7%; Egito, 96,9%; Rússia 96,4%. Hahaaa! Mas estamos acima de países com economias sólidas: Alemanha, Japão, EUA (14º.), Itália, Espanha, Canadá, França, Reino Unido, Índia, além de México e Argentina, entre outros. Outro dado que pode demorar à volta do pré covid, 4 entre 10 multinacionais vão cortar vagas. Empresas que adotaram o home office concluíram que é viável para cortar custos. As vendas online também ganharam força e indica uma tendência nas vendas em detrimento do presencial com a consequente redução de empregos em diversos setores, notadamente do comércio e serviços.

LADRÕES – Há dois tipos de ladrões. Comum – rouba seu dinheiro, joias, carteira, seu cavalo. Político – rouba seu futuro, sonhos, saúde, salário, educação… O ladrão comum é que te escolhe para roubar seus bens, o ladrão politico é você que escolhe para te roubar. Outra diferença é que o ladrão comum é procurado pela polícia e se encontrado vai preso; o ladrão político geralmente é protegido pela polícia. Antes de escolher seu ladrão, pense bem. È ano de eleição. Essa definição é de Voltaire, filósofo francês do iluminismo, do século XVIII. Qualquer semelhança não é mera coincidência, porque ela se encaixa muito bem no Brasil do século XXI.   

ROBINSON CRUZOÉ – Quer se isolar do corona? Nada de hotéis de difícil acesso, mas numa ilha deserta “perdida” no oceano. Topa? Não é para qualquer um, nem dois, nem três… Em 2019 apenas 100 mortais toparam e todos voltaram com vida. A Docastaway, uma agência de viagens, organiza esse isolamento. A proposta é fugir da civilização, viver como Robinson Cruzoé, um náufrago a procura de alimento, água e abrigo, numa ilha paradisíaca completamente isolada e desabitada. A Agência utiliza ilhas na Europa e na Ásia próximas da Indonésia e Filipinas. São 10 anos de experiência com “náufragos” sem nenhuma situação de perigo, não há animais selvagens nas ilhas que eles utilizam. Para caso de emergência o “náufrago” recebe um telefone, via satélite. O maior “problema” é o excesso de sol, sensação de fome e diarreias eventuais com espaço à vontade para se aliviar, devido a alimentação. Já ouve casos de gente que comeu gafanhotos. Uma japa caçou um lagarto para se alimentar. Uma semana é o tempo ideal. Para os “fortões”, há opção de 15 dias, mas alguns pedem “água” antes do tempo. Para quem quer refúgio sem “sofrência” há o Modo Conforto com viveres e cama de verdade. Os “clientes” são geralmente homens solitários. Mas há duplas: amigos, casais, casais em lua de mel. Estes podem ficar num bangalô com mais viveres. Quem quiser segurança pode dispor de um guia profissional em sobrevivência e um barco à disposição para eventual volta antes do tempo. Quanto custa bancar o Robinson? A conversa começa a partir de 5 mil reais por pessoa, por uma semana. Você e Deus na ilha e mais nada. Experiência única de sobrevivência. Eu topo, mas desde que tenha um resort na ilha.     

A VISITA – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia visitavam uma creche pública. Alcolumbre perguntou a coordenadora – Quanto é o orçamento para alimentação de uma criança por mês? – 1.000 reais. Alcolumbre diz – é muito dinheiro, reduza o valor para 800 reais. Saíram de lá e foram visitar um presídio. Alcolumbre pergunta ao diretor da prisão – Qual é o orçamento mensal para alimentação de um prisioneiro?  – 2.000 reais. – Isso é muito pouco, aumente para 4 mil. Rodrigo Maia surpreso e na surdina perguntou-lhe – Como você reduz o valor de alimentação das crianças e aumenta dos presidiários? Alcolumbre – Você acha que depois que acabar nossos mandatos iremos para uma creche?  

O PROCESSO – Maltério liga para o Dr. Peidilho, seu advogado. – Dr. como está meu processo? – Olha acabaram de julgar o processo da Princesa Isabel. O seu está na fila. Em 1895 a Princesa Isabel e o Conde d’Eu moveram uma ação contra a União exigindo a posse do Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio. Décadas mais tarde o STF decidiu que o imóvel pertencia ao Estado, a família imperial perdeu quaisquer direitos sobre o palácio após a Proclamação da República, em 1889. Representada por D. Bertrand de Orleans e Bragança, sobrinho-neto da Princesa Isabel, a família imperial recorreu da sentença sobre o processo, em 2018. Dois anos depois o STF manteve a decisão de seus antepassados ministros, confirmando que a atual sede do governo do Rio é propriedade do Estado. Portanto não existem circunstâncias que justifiquem a posse do palácio por parte dos Bragança. Considerado o processo mais longo da República Brasileira, quiçá do mundo, o processo foi concluído 125 anos depois de tramitação. Calma Maltério! Não se preocupe, seu processo será julgado antes de você completar 80 anos. Ele tem hoje 38. 

MOTO – Dizem que não é recomendável pessoas mais velhas andarem de moto. Porque? Porque é mais perigoso. Huuum!!! Aí depende de como se pilota a moto. O jovem é mais intrépido. Corre, dá fechadas em carros, às vezes não respeita sinais, corre pelos corredores entre veículos, empina motos… e outras maluquices. O velhinho é mais cuidadoso. Nunca vi fazer “loucuras”, o que não quer dizer que não tenha um mais assanhado. Mesmo assim quem corre mais perigo? No entanto quem dirige moto ou carro tem chance de se envolver em acidente, vítima de “locos” ou desatentos. Eu tenho um amigo de 70 anos. Ele adora andar de moto e tomar uma cervejinha. Diz ele que é oportunidade de conhecer mulheres atraentes e inteligentes. Já conheceu duas médicas, quatro enfermeiras e várias socorristas do Samu. 

ATUALIZADOS – Ditados atualizados para a Web. Diga-me que chat frequenta e te direi quem és. Para um bom provedor uma senha basta. Não adianta chorar sobre arquivo deletado. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.