Café Minuto – BOLSOMORO Ou Moronaro?

 

BOLSOMORO – Ou Moronaro? O Café tornou-se apolítico, cansei. É sempre o mesmo assunto, não tenho mais pique para comentar mais do mesmo. Mas farei hoje uma exceção. Essa história chegou a superar até as notícias do corona de tanto barulho. Moro não precisa fazer barulho pra sair do governo. Bastava pedir demissão e na entrevista a impressa dizer qualquer coisa, sair numa boa sem crítica ao governo e manter seu “eleitorado”. Não foi o que fez, ao contrário, meteu a boca em Bolso. Acabou chamuscado e criticado. Acho que perdeu pontos. Bolso por outro lado, reagiu, desmentiu o que Moro o acusou, o criticou também e disse que o defendeu no caso da “vasa-jato”, as postagem de Moro no WattsUpp, orientando procuradores na Lava-Jato. Bom, as acusações de Moro de interferência de Bolso na PF pode dar ruim para ele. O STF autorizou o pedido da PGR de inquérito para investigar as denuncias de Moro. Se comprovadas Bolso pode ser afastado, e até perder o mandato. Além disso há três pedidos de impeachment na Câmara. Pode sobrar pra Bolso bonito. Mas se infundadas as denuncias, vai sobrar para Moro. Acho que estavam cansados um do outro. Bolso, já queria despachar Moro há alguns meses. Foi convencido de que seria um tiro no pé e desistiu. Antes disso e após tomou várias medidas contrárias ao que Moro defendia. Moro também manifestou vontade de pular fora. Os dois erraram e acertaram. Veremos quem errou mais. Enfim, novo Ministro da Justiça foi nomeado, novo diretor geral da PF também. E se não for esse será algum outro. A vida segue! (ainda que aos trancos e barrancos nos últimos tempos).

DEU FURO – A Boeing desistiu de ficar com os 85% da Embraer na área de jatos de média distância. O acordo acabou sem começar. Dia 24/4, último dia para fechar o negócio, a Boeing furou sob a alegação de que a Embraer não cumpriu detalhes do negócio no prazo estipulado. Essa desculpa não convenceu nem a mãe do bam-bam-bam da Boeing. Na verdade, a Boeing está com problemas de caixa, um pepino na mão com o Boeing 737 Max que estão todos parados e a queda na venda e cancelamento de aeronaves.  A Embraer partiu para o ataque e disse que houve dissimulação e má fé da Boeing e iniciou processo para receber de volta parte dos 485,5 milhões de reais investidos no processo de transferência para Boeing. Deu ruim para a Embraer. Pandemia, aeronaves no chão, cancelamentos de compra deixa a empresa em situação difícil. Vai precisar de uma ajuda do governo. Sindicatos e esquerda, claro, vão pedir ao governo que estatizem a Embraer. Militares, fundamentais na negociação entre Embraer e Boeing vêm uma associação com a China. Os bolsonaristas são contra porque a China é comunista. Podem parar por aí. O governo só tem poder de veto na Embraer.  85% das suas ações estão pulverizadas em fundos de pensão e de pequenos investidores e são eles que administram e vão decidir o futuro da Embraer. Esta sem Boeing pode ficar sem fôlego para seguir sozinha. Seu concorrente, a canadense Bombardier, fechou acordo com a Aibus e vai voar em céus claros. Só de bronca, não voo mais em aviões da Boeing. Mas também não voo em nenhum mesmo!

LOTERIA – Creolonte chama seu filho, Eterovinho. – Garoto, quero que você pague a conta da água e da luz agora. Só tenho esse dinheiro e hoje é o último dia para pagar antes que cortem o fornecimento. Na lotérica, ao entrar ele vê um anuncio do sorteio de duas pick up zero, cabine dupla. Na hora pensou em comprar alguns bilhetes e ganhar as pick ups. O pai ficaria com uma e vendia a outra. E assim fez. No dia seguinte Creolonte pergunta ao filho se ele pagou as contas. E ele entrega os bilhetes dizendo  que dali a três dias ganharia o premio. “P” da via, ele gritou, esbravejou, armou o maior circo e deu um castigo a Eterovinho. Passados três dias, chega o dia do sorteio. E então… Surpresa!!! Na manha seguinte estacionam em frente a casa deles duas pick up novinhas. Todos se emocionaram e começaram a chorar. Mas uma era da empresa de água e outra de energia.

SAFADO – Estão descobrindo novas “qualidades” do pilantra do corona. Ele causa coágulos de sangue nos dedos, nas mãos e pés. E dependendo do caso pode ser preciso amputar a parte afetada. Mas ele não fica só aí não! Os coágulos podem aparecer no pulmão, coração e cérebro. E aí não dá para amputar, é morte certa. Tem mais. O safado do vírus também tem uma linha de produção de micro coágulos que fazem suas moradias no pulmão. Alguns pacientes que foram para o além, na necropsia encontraram no pulmão milhares desses micros coágulos. Isso causa morte mais rápida e chance zero de cura. Mesmo com respirador o paciente não consegue respirar direito. Outra descoberta, o bandido se aloja nas papilas gustativas da língua, por isso tem gente que diz não sentir sabor. Daí escorregam pela faringe e chegam ao pulmão, que eles adoram. Cientistas continuam estudando o covid 19 e descobrindo sua safadeza Que raio de vírus dos infernos! Um conselho: não é tempo de festinhas e comemorações, mas se for fazer uma, cuidado! Não convide muita gente, covid 19 no máximo.

CINEMA EM CASA – Hoje vamos falar de um clássico “Fugindo do Inferno”, de 1963. Apesar de fazer 57 anos que vi esse filme lembro até hoje, com detalhe de algumas cenas. Era um garoto que (ainda) não amava os Beatles e os Rolling Stones. A ação se passa na 2ª. Guerra, num campo de prisioneiros na Alemanha. Um grupo de soldados aliados quer fugir. E não só por isso, mas para atrair as forças nazistas longe da batalha, para procurar os fugitivos. Entre os presos determinados está um Capitão americano, que tenta fugir várias vezes, mas é capturado e enviado a solitária, e o líder do esquadrão britânico. Eles então planejam cavar três túneis, para o caso de ser descoberto um deles, e um deles é mesmo. O elenco só tem stars da época. O pessoal daquela geração deve conhecer todos: Steve McQueem, Richard Atteemboroug, James Garner, Charles Bronson, Donald Pleasence, James Coburn e David McCallum. Todos hoje fazem filmes no lugar onde todos vão. O filme é eletrizante, com cenas de tensão e suspense. Um dos melhores que já vi. Não é atoa que está na minha memória. Dá uma olhada na Netflix, Now e outras.

AS NOVAS GERAÇÕES – Na edição passada mostrei as gerações dos antigos, os Baby Boomers e “X”. Hoje vamos mostrar a geração dos novos. Geração Millennials, nascidos entre 1982 e 1995, davam valor a idade que tinham, não queriam virar adultos antes do tempo. 75% deles preferiam assim ao invés de assumir responsabilidades. É a primeira geração a entrar na internet e redes sociais e, claro, foram eles que começaram com o bullyng digital. Foram craques em matemática, mais que todas as outras gerações, dados revelados por testes nos EUA.  Foi a mais confiante das quatro gerações, se sentiam satisfeitos consigo mesmo. Geração I, nascidos entre 1996 e 2012, é a geração da “molecada” de hoje. Iniciam a vida sexual mais tarde; tem pouco contato físico com outras pessoas; se sentem solitários e isolados (será que preveram o corona?); passam três horas por dia no celular, duas na internet, quase duas em games. Tá explicado o porquê do comportamento deles? Não sobra tempo para outras coisas. São menos religiosos, não acredita em Deus um terço deles; aceitam as diferenças de gênero, orientação sexual, casamento gay e etnia – 80% mantém contato nos 10 minutos que sobram de tempo. A próxima geração deverá ser entre 2013 e 2030. Estarei informando vocês do céu.

O PIRATA – Quando meu garoto tinha 5 anos viu na TV um anúncio de um brinquedo. Era um boneco de pirata com espada num barco. Quando cheguei em casa veio me contar que viu na TV o pirata e queria ganhar do Papai Noel. Ok, disse a ele. Vamos escrever uma cartinha a Noel. No dia seguinte, sábado, saí a procura. Fui direto a uma loja grande só de brinquedos. Expliquei a atendente o que eu queria. A moça fez cara de quem não conhecia, mas pediu um momento para verificar. Voltou depois com um barquinho mixuruca, sem pirata, dizendo que só tinha aquele. Agradeci e saí de lá frustrado. Uma loja especializada em brinquedos não tinha? Fui a outra loja. Uma mocinha atenciosa me atendeu. “Posso ajudar?” Sim, respondi. Você tem um brinquedo de pirata? É o presente que meu garoto quer de Natal. Ela pareceu constrangida. Meio sem jeito, disse: “Desculpe senhor, não temos brinquedos piratas somente originais”. Boing!!!  

MARTE – Quem chegar a década de 30 vivo vai ver a chegada do homem a Marte. A Estação Espacial Internacional é para isso, estudar os efeitos de uma longa permanência no espaço, sem gravidade. E são muitos os efeitos. A altura aumenta 3% devido a menor pressão na coluna; 22% menos sangue produzido pelo corpo; média de sono de 6 hs, diferença de gravidade e pressão; perde-se 1% ao mês de massa óssea e 5% de massa muscular; 80% dos astronautas desenvolvem miopia. Um dia os primeiros humanos irão a Marte, uma viagem “rápida” de 300 dias, provavelmente sem volta. As condições de lançamento de um foguete de retorno a Terra seria inviável até lá. Se fosse possível voltariam somente depois de 3 anos. Na chegada a Marte começariam os problemas para os suicidas, digo astronautas. Pra começar a radiação, equivalente a 24 tomografias; temperatura média em Marte de 60 graus; 20% de massa muscular perdida. Desenvolverão ansiedade, e problemas psicológicos; 18 meses após a chegada a comida levada da Terra acabará, será necessário cultivar sua própria alimentação; estarão sujeitos a cânceres letais; após 3 anos receberão 50 vezes mais radiação que o acidente de Chernobyl causou; acredita-se que pensamentos suicidas, psicóticos, stress, ansiedade serão desenvolvidos nos astronautas. Se é uma viagem sem volta, com riscos enormes, porque tem tantos candidatos e o que vão fazer lá? O que vão fazer é implantar uma colônia para outros que chegarão. Porque tem tantos, é porque o mundo tá cheio de loucos. Provavelmente querem entrar para os livros de história.