Café Minuto – Autoimolação

TÁ RUIM! – A greve dos caminhoneiros deu o que falar. Quase viraram o país de cabeça pra baixo. Falaram tanto que não sobrou nada para eu falar. Mais eu sou teimoso e vou falar, mesmo que repita o que muitos já sabem. Chama atenção o apoio do povo aos caminhoneiros. Numa espécie de autoimolação, sabendo dos transtornos do movimento que os prejudicavam, 86% da população era a favor da greve Outra coisa, essa mais séria, foi o pedido de intervenção militar. Havia grupos de caminhoneiros que apoiavam essa ideia. A Abin, uma espécie de serviço secreto do governo, e a Procuradoria Geral investigam a infiltração de militares na greve. Na conta do twitter do comandante do exército, General Vilas Boas, chamaram o militar de covarde, por não intervir na desordem e deixar o povo na mão. O brasileiro deu seu recado, através de sinais inequívocos de que anda com o saco na lua. Não aguenta mais a situação do Brasil.. É corrupção por todo lado, não acreditam mais no Governo, no Congresso, no Judiciário… Apenas os militares podem por o país no eixo novamente. Esse é o que parece ser o sentimento do povo. Quando se chega a esse ponto de apoiar uma greve predadora, de pedir a volta dos militares é porque a coisa está muuito ruiml!

SOBROU… – A turma dos caminhões conseguiu tudo que queria e mais algumas coisas. A principal: redução no preço do diesel, que sairá do bolso de todos os brasileiros. É a tal história: se a arrecadação diminui de um lado, tem de aumentar do outro. Haverá cortes em incentivos, entre outros, na educação e no SUS. Os combustíveis estão caros pra dédeu. 80% do petróleo da Petrobrás é extraído no Brasil, ao custo de 40 dólares o barril. No entanto, a Petrobrás, importa 20%, ao custo de 80 dólares o barril, sabe-se lá porque, se o Brasil é autossuficiente. E esse preço, que sofre oscilações, que ela considera para ajustar o preço do combustível, com reajustes diários. Porque não considerar os 40 dólares, do barril extraído aqui. O governo tem 65,5% das ações da Petrobrás, mas ela é uma empresa com ações na bolsa de S. Paulo e New York e os investidores querem saber de custo baixo e preço alto para ganharem mais. Por isso esses preços abusivos que nós pagamos. É preciso dosar a fórmula e ver o lado social. O custo do combustível, afeta o bolso de toda a população, ricos e pobres, tenham ou não carro. Pedro Parente, ex-presidente da Petrobrás, era defensor dessa fórmula, por isso tirou a Petrobrás do buraco. Pressionado para mudar a fórmula, pegou o boné e caiu fora.

FRACO – O Brasil começou a dar sinais de furos no casco em 2010. A partir de 2014 os furos aumentaram e aí começou a fazer água. De lá ate hoje é tirar a água com balde e ir em frente à meia proa. O impeachment de Dilma, depois Temer, que ainda que deu um fôlego na economia e queria fazer reformas, só arrombou mais o casco. Temer é bom articulador, foi uma voz de peso na Câmara, mas para cargo executivo… Sai fora! Essa greve mostrou falta de pulso, de decisões, de comando. Para completar, ficou sozinho, sem apoio do Congresso e do Judiciário. E com a rejeição que ele tem, é um presidente mais fraco do que paciente em UTI. E dizer que há um mês Temer estava ensaiando ser candidato a reeleição… O que será que passou na cabeça dele pra achar que teria alguma chance? Com 7% de aprovação até eleição para presidente do clubinho da esquina não seria eleito. Nas pesquisas derrapou, menos de 2% de intenção de voto.

MAIS E MAIS HISTORINHAS – Geodeleido conversa com sua futura possível sogra.
– Boa tarde, Da. Euvradélia, eu gostaria de ser seu genro, por isso vim aqui pedir autorização para namorar sua filha.
– Ok Geodeleido, mas qual delas? Eu tenho 4 filhas.
– Sei lá. A senhora escolhe. Pra mim qualquer uma tá bom.
#### Cravendonio vê a mulher no espelho. – Tá gordinha hein amor! – Se é muito pra você, divide com algum amigo…
#### Bostininho, 13 anos, fala pra Isofrininha, 12 anos – Quando eu crescer quero casar com você.  – Não posso, Bosti. Na minha família a gente se casa entre nós mesmos. Meu avô casou com minha avó; meu tio casou com minha tia; meu pai se casou com minha mãe…
#### O tio pergunta ao sobrinho – Joãozinho, o que você quer fazer quando crescer? Ficar grandão assim como eu? – Quero fazer regime.

SOU FÃ – O primeiro filme que assisti de Juliette Binoche foi A Insustentável Leveza do Ser (1988), baseado em best-seller de Milan Kundera, e me tornei fã de Juliette. Francesa, 54 anos ganhou vários prêmios internacionais, entre eles, Oscar, César (Oscar francês), Cannes, Academia Britânica, além de inúmeras outras indicações. Ela já fez uns 60 filmes desde que estreou numa produção independente aos 18 anos. Entre eles, Cachê, Chocolate, Cópia Fiel, Paris, Te Amo. Nem todos foram bons, mas sua atuação sempre foi brilhante. Seu mais recente filme, “Deixe a Luz do Sol Entrar”, Juliette, artista plástica divorciada, está à procura de um novo amor, mantendo um relacionamento com um banqueiro casado e ao mesmo tempo faz charme a um ator que está para se separar da mulher. No entanto, nenhum deles quer um papo mais sério. Sem ação, suspense e pancadaria, não é para todos. Mas tem quem goste, como eu. Quer ver? Em exibição em S. Paulo, ou DVD, logo disponível ou ainda nas plataformas de streaming. Não é filme de sessão pipoca.

INVESTINDO – Adivinha quem mais investiu no Brasil nos últimos dois anos. Vou dar uma dica: tem olhinhos puxados. Japão! Gritou um aí. Errou. Foi a China. Em 2017 investiram 10,7 bilhões de dólares no país. São executivos de grandes corporações, engenheiros e empreendedores que descobriram o Brasil (com 500 anos de atraso) para fazer negócios. Essa invasão, na última década, já trouxe 30 mil chinas que conseguiram visto de permanência no Brasil. Nesse período empresas chinesas investiram 100 bilhões de dólares comprando empresas e projetos brasileiros, notadamente em infraestrutura e energia. Um dos principais negócios foi a compra da CPFL, a maior distribuidora de energia do Brasil; a construção de dois parques eólicos no Nordeste e a construção da linha de transmissão de Belo Monte. Também já adquiriram várias usinas de açúcar e álcool no Estado. Eles também ficam de olho nas empreiteiras brasileiras enroscados na Lava-Jato. Um exemplo: a Linha Laranja do Metrô, em S. Paulo. O consórcio Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC encarregado da construção parou as obras. Os chinas negociaram e assumiram o lugar do consórcio. Para eles, não importa a situação atual do país, A China tem uma visão de 30 anos. Na África, onde investe pesado, a visão é a mesma. Quando sobra dinheiro…

FOI MAL – Às vezes as pesquisas falham, apesar de muitos estudos e tecnologias. Veja essa. Entre 1998 e 2012, segundo cálculos de pesquisadores, os estudos indicaram uma desaceleração no aquecimento global de apenas 0.05 graus por década. O hiato como ficou conhecido desencadeou um bate-boca entre os ambientalistas e os céticos – que não acreditam que as mudanças climáticas sejam ação humana. Buscou explicações para esse hiato, como o efeito do El Niño e até um sinal de que as alterações não teriam influencia humana. Pois é. Os caras erraram! Eles descobriram que as temperaturas no Ártico não foram devidamente levadas em conta. Foram ignoradas nas projeções climáticas. Com base nos dados sobre o Polo Norte e sobre a surpefície terrestre concluíram que o Polo Norte teria esquentado seis vezes mais que a média global ao longo do hiato. Com esses novos dados concluíram que houve uma elevação de 0,112 graus e não os 0,05. Mereciam um puxão de orelha, não acham?

REDUZIDO – Devido a greve dos “caminhõesneiros” hoje o Café está menor. Estamos servindo somente meia xícara, já que não houve entrega nessa semana de café. Voltaremos ao normal tão logo sejam regularizadas as entregas. Contamos com a compreensão dos leitores.