Café Minuto – Adeus Boechat


TRAGÉDIA? –
A barragem de Brumadinho estourou por displicência da Vale, que sabia que ela corria perigo e apostou que nada iria acontecer e pela falta de fiscalização do governo e descaso de outros órgãos públicos. O incêndio do alojamento do Flamengo estava construído em lugar onde devia estar um estacionamento. Não tinha autorização da prefeitura para essa construção, que além do mais era precária. O helicóptero que vitimou um dos melhores jornalistas do país, Ricardo Boechat, segundo a Anac, estava com a licença e revisões em ordem. Mas… Não estava autorizado como táxi aéreo, sua finalidade era outra: voos panorâmicos para fotos e cartografia. Onde está a tragédia nesses fatos? Todos eles poderiam ser evitados se não houvesse negligência, se o uso fosse feito de acordo com a licença e a homologação e também se fosse fiscalizado pelo poder público. Tragédia são acontecimentos  motivados por causas naturais ou outros fatores imprevistos, impossíveis de prever que não tem como evitar. Portanto, essa história de que a Bruxa está a solta serve para quem de direito tentar se eximir de responsabilidade. A Bruxa está quietinha no seu canto, mas se ela percebe que tem chance de trazer desgraça, ela vai em frente.

O JORNALISTA – Ricardo Eugênio Boechat era argentino, mas chegou ao Brasil criança e aqui construiu uma carreira invejável como jornalista. Mais de 40 anos de atuação, sem dúvida um dos melhores, ou o melhor do Brasil. Se os proprietários do helicóptero (um deles, o próprio piloto) fizesse uso adequado da aeronave para qual ela estava autorizada, e se houvesse fiscalização para coibir abusos, Boechat estaria entre nós. O helicóptero foi alugado por uma empresa de Campinas onde ele foi dar uma palestra e ela não sabia, provavelmente, que era um táxi aéreo pirata. Ou sabia? Com certeza, Boechat não sabia mesmo. Morreu sem saber porquê. Grande jornalista, com público cativo, não tinha papas na língua, falava, criticava o que ele achava errado, sempre fazendo bom jornalismo. Era imparcial em suas análises e comentários, uma unanimidade entre direita e esquerda. Vai deixar saudade e fará muita falta ao jornalismo, hoje infestado de esquerdistas. Foi recebido no céu de braços abertos, junto com Bibi.

A JOIA ASSASSINA – Fábio Schvartsman, presidente da Vale, foi a uma audiência na Câmara. Suas declarações mostraram mais sua preocupação em defender a Vale, sua pele e seu emprego, do que com o desastre que matou 321 pessoas – dentre eles, 155 desparecidos até agora. Teve a cara de ferro, já que trabalha num mineradora, de dizer que “A Vale é uma joia brasileira, que não pode ser condenada por um acidente por maior que tenha sido a tragédia”. Isto é um acinte, uma chacota, ofensa às pessoas que perderam familiares, perderam casas, carros, trabalho… Só por dizer uma merda dessas já merecia ir em cana. Como não pode ser condenada? E todos aqueles caixões? E a montanha destruidora de lama espalhada? A Vale foi a causadora da matança. Deve ser condenada e obrigada a indenizar todos que perderam seus parentes e bens. Continuando com sua cara dura diz não saber os motivos que causaram o acidente e todas as informações dos técnicos indicavam não haver perigo iminente. Por isso não havia razão de alarme e preocupação da Vale. Ora, vá para o inferno! Querem fazer os brasileiros de otário.

MENTIROSO – Desmentindo o presidente energúmeno que disse não saber as causas do acidente, o juiz Heleno Chaves do TJ – MG mandou engaiolar 8 funcionários da Vale. O despacho do magistrado diz que eles poderiam ter evitado a morte quase todos. Por quê? Bem, no 1º. Semestre de 2018 esses funcionários tinham conhecimento de que a barragem estava podre. A situação era precária, perigosa e mensagens de funcionários da Vale apontavam que a barragem não tinha conserto e que era para tirar o pessoal de lá. Tomaram alguma providência? Nenhuma! Preferiram deixar como estava pra ver como ficava, e ficou… Um fim do mundo. Os funcionários assumiram o risco e mesmo diante da situação de possível perigo não acionaram o Plano de Ações de Emergência. E o infeliz do presidente vem dizer que a Vale não pode ser condenada, que não havia perigo? Só se era na casa dele. Pra mim, a Vale não vale mais nada. Perdi a confiança na Vale e no vale, que era orgulho nacional, a maior mineradora do mundo.  Outra coisa, o presidente tá com medo de perder o emprego, tenta salvar a Vale, seu cargo e seu vale que não é pouco. Sei não… Acho que ele pode começar limpar suas gavetas.  A joia virou noia!

 FALTA COMIDA – No voo da Emirates entre Dubai e New York, quando as comissárias foram servir o jantar notaram que faltavam refeições para todos os passageiros. Havia apenas 108 refeições para 228 passageiros. A tripulação entrou em pane, o que fazer? Foi então que uma das comissárias teve uma ideia. Ela então anunciou: “Senhores passageiros, estamos com um problema para o jantar. Não sabemos como aconteceu na Emirates, uma coisa assim. Mas temos 108 refeições para 228 passageiros. Quem for gentil para desistir de seu jantar para outro passageiro, receberá bebidas gratuitas durante todo o voo, até New York”. E assim foi. As comissárias começaram a oferecer as bebidas para os desistentes do jantar. No entanto, da metade para o final da viagem, a comissária avisou novamente: “Se alguém mudar de ideia e quiser jantar, ainda temos 106 refeições disponíveis” As pessoas que bebem são pessoas de bom coração.

O ESQUERDO – Zé Dirceu é tão esquerda, mas tão esquerda, que foi consultar cirurgiões plásticos afamados para saber se era possível mudar seu braço direito para o lado esquerdo, e também sua orelha. A perna ele deixou quieto, pois a mudança o impediria de andar. Mas um hábito ele mantém, quando dirige só vira à esquerda. Se ele é ultra esquerda porque não vai morar em Cuba e reviver seus tempos de aprendiz de guerrilheiro, ou vai morar na Venezuela ensinar táticas de guerrilha? Zé tem mais de 30 anos de condenação, mas está fora das grades, graças ao seu afilhado Toffoli que o soltou. Mas uma hora ele volta para o lugar que deve estar. Enquanto isso, continua a falar asneiras que aprendeu com Fidel e outros ídolos seus. A última foi dizer que os evangélicos estão mais perto do povo do que o PT. Bem, dessa vez, não é bobagem, ele tem razão. Concordo com ele. Muito melhor os evangélicos do que o PT. Que assim seja!

PRISÃO PERFEITA – Um brasileiro que mora no Japão, fez amizade com um policial de lá. Numa conversa surgiu o assunto sobre as prisões no Brasil e no Japão. Depois do brasuca contar como são nossas prisões, o japa ficou espantado e contou como são no Japão. Pra começar, 86% dos presos são estrangeiros e as regras são duras. A cada dia na solitária, aumenta a pena em 2 dias. Lá não há redução de pena. O presidiário cumpre o tempo a que foi condenado. Visitas, uma vez por mês, 15 minutos, dependendo do comportamento do preso e visita íntima nem pensar! Presídio superlotado? São escolhidos presos para construir outro. São dois presos por cela e é proibido conversar sem ordem do guarda. Preso que é pego se masturbando vai pra solitária. Se conversar em outra língua que não seja japonês, solitária. Presos são obrigados a trabalhar e se não trabalha, solitária e ficam sem comer.  A família tem de mandar dinheiro para ele comer. Se não mandar… pode morrer de fome, então precisa trabalhar. Desobediência pode ser punido ajoelhado no milho contra a parede por horas. Esse castigo, porém, não acrescenta 2 dias a mais na pena. Aí o brasuca perguntou ao policial japa; “e quais são seus direitos?” “Preso não tem direito! Tinha antes de ser preso, agora eles tem a pena e deveres”. Seria a prisão ideal no Brasil para criminosos, corruptos e assemelhados.  Mas aqui tem lei para garantir direitos do preso.

ADEUS BIBI – O coraçãozinho de Bibi Ferreira gastou, depois de 96 anos de vida e 77 anos de palco. Parou de repente e nossa grande dama do teatro partiu assim bruscamente, sem sofrimento. Um enfarte fulminante levou-a. Atriz, cantora, diretora, Bibi Ferreira, filha do grande ator Procópio Ferreira, amava o palco como poucos. Sua saúde estava frágil desde 2018, quando teve vários problemas e chegou a ser internada algumas vezes. Nesse mesmo ano, em setembro, ensaiava um novo espetáculo dedicado a Dorival Caymmi. Num dos ensaios, canções escolhidas, banda a postos, ela decidiu não mais se apresentar ao vivo. Retirou-se dos palcos para ficar mais tempo com a família, amigos e descansar. Com boa saúde, aos 95 anos sempre tinha disposição para continuar atuando. Mas nada é eterno e um dia ela sentiu que já estava sem pique e resolveu sair de cena. Recolheu-se ao seu apartamento, no Rio, na praia do Flamengo e lá ficou até seu coração pifar. Bibi subiu ao palco a primeira vez, com 24 dias de vida e nunca mais saiu dele. A cultura brasileira fica mais pobre e triste. Premiadíssima, Bibi recebeu inúmeros prêmios de melhor atriz aqui e lá fora. É o fim de uma era em nossos palcos. Os bons vão embora e não há ninguém para ficar em seu lugar. Como é o caso também de Boechat.

O MELHOR É RUIM – O IPPC, Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, foi criado em 1988 para estudar e monitorar o aquecimento global. O último estudo divulgado em 2014 serviu de base para o Acordo de Paris, em 2015, assinado por 195 países estabelecendo que até o fim deste século a temperatura da Terra não poderia subir mais do que 2 graus. O ideal seria 1,5 que já seria ruim, pois trará problemas também. No entanto como a temperatura já subiu 1,1 grau resta 0,4 graus para não deixar ultrapassar 1,5. Com o aumento atual os efeitos já são notados: alagamentos, secas, derretimento de geleiras, incêndios, tempestades… Imagina se subir 1,5 graus? E 2 então? Olha o que pode acontecer se o aumento ficar em 1,5 graus: 350 milhões sofrerão secas severas; 48 centímetros será a elevação dos mares atingindo 46 milhões de pessoas; 4% dos vertebrados, 6% dos insetos e 8% das plantas correm o risco de extinção; verões no Polo Norte não terá gelo a cada 100 anos. E se a temperatura subir 2 graus? Vichi! 410 milhões sofrerão com a seca; o nível dos mares subirá 56 centímetros; o dobro de vertebrados e das plantas e 18% dos insetos poderão sumir; tragédias climáticas serão normais, com grandes perdas humanas e matérias. Mesmo quem nasceu hoje não chegará viva até 2100, mas e nossos descendentes? Pagarão o pato e vão nos odiar.

REAÇÃO – Domingo passado Mourão e sua mulher jantavam no Fiorentina, em Brasilia – pizza e Coca-Cola. Um casal de gays – ator e artista plástico – sabendo que ele estava lá, resolveram se beijar ardorosamente na saída para saber qual seria a reação de Mourão. Ele viu a cena, deu risada e saiu de mãos dadas com sua mulher. E os dois ficaram mais desapontados do que criança quando cai o sorvete no chão.

SUPER SAUDÁVEL – S. Paulo, na frente das novidades, surge com mais uma: o primeiro supermercado exclusivo para os naturebas. Produtos com aditivos, como conservantes. aromatizantes, espessantes, corantes, acidulantes, flavorizantes estão fora das prateleiras. O que sobra então? Eles cultivam verduras e temperos orgânicos numa horta local aquapônica (mistura de água com nipônico) em que o freguês pode colher direto da horta seu matinho verdinho, sem agrotóxicos. Os ovos vendidos são de galinhas criadas fora de galinheiros, livres e soltas. Festa para os veganos: há uma linha completa de produtos exclusivos, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, sem ovos, sem leite, sem gordura, sem nada, feitos de vento encanado. Também há alimentos funcionais que funcionam a pilha e todos os produtos pagaram fiança e estão liberados de gordura trans. Garantem que há mais de 1.500 produtos orgânicos entre padaria, pescados, laticínios, bebidas, hortifrúti e mercearia. Mas cuidado com produtos orgânicos, podem ser feitos de órgãos de animais. Verifique bem o rótulo. Esse paraíso da “boa alimentação” inócua e saudável chama-se Super Saudável e fica na Av, São Gualter, 931, Alto de Pinheiros, que apesar do nome fica no plano. Aguarde que em breve estará na sua cidade, se é que já não tem. E não esqueçam depois de uma boa picanha.