BOA NOTÍCIA – Apesar do governo Bolsonaro não ter ainda começado a economia brasileira começa a ensaiar uma recuperação devido a volta gradual da confiança dos empresários e consumidores. O mercado financeiro e o empresariado estão otimistas para 2019, o que significa que vão abrir a bolsa para contratar e investir. Entre vários fatores, está a equipe econômica de Paulo Guedes, com vários profissionais experientes e tarimbados. Com isso terá força e autonomia para implementar suas ideias para melhorar o ambiente de negócios. Bancos e consultorias estão revisando para cima a projeção do PIB para 2019. Números recentes indicam a razão para otimismo: a economia cresceu 1,74% no 3º. trimestre do ano; o mercado de trabalho recupera-se, entre agosto e outubro 1,4 milhão conseguiram emprego; a inadimplência caiu para 3,41% em setembro, o menor índice desde 2011; as vendas de carros subiram 15%; indicador da FGV que mede a intenção de compra de bens duráveis, como carros e eletrônicos, chegou ao maior nível em 4 anos; 97% das empresas planejam investir e 47% ampliar o quadro de pessoal. E tem mais, a inflação continua em baixa; a Bolsa está em alta; o dólar estabilizado… Estamos começando a sair desse atoleiro.
EM BOA HORA – Chega esse otimismo. A volta do crescimento da economia poder tirar milhões de brasileiros que estão abaixo da linha da pobreza. Em 2016, 6.6% ou 13,5 milhões de brasileiros viviam com menos de 140 reais por mês, o que representa 1,90 dólares por dia, segundo o Banco Mundial. Em 2017, a coisa piorou, aumentou para 7,4%, correspondendo a 15,2 milhões de pessoas. Os dados fazem parte dos indicadores Sociais 2018 divulgado pelo IBGE. Esse aumento da pobreza é um dos legados do governo Dilmanta que afundou o Brasil. Eles tiraram muitos da pobreza, depois devolveram para onde vieram.
DO OUTRO LADO – Creondélio e Retuntina acreditavam na reencarnação. Casados há 58 anos fizeram um acordo. O primeiro a morrer contaria ao outro como era a vida do outro lado. Creondélio foi primeiro e através de um médium, contatou a mulher. “Retu, levanto cedo e faço sexo. Em seguida, minha primeira refeição com muitos legumes, verduras e frutas, como você queria. Tenho comido muita cenoura, que eu odiava, lembra? Depois de eu comer, mais sexo, em seguida, vou para o campo. Não paro um minuto e tomo sol, como você pedia, e mais sexo. No almoço mais verduras e legumes e depois… Sexo! O jantar é servido cedo, com verduras frescas e como escurece tarde, volto ao campo e aí é sexo até o anoitecer. Depois durmo bem, acordo recuperado, porque no dia seguinte começa tudo outra vez. Não posso me queixar da vida aqui”. Retuntina, feliz e espantada exclamou: – Nossa! Então você está no paraíso! – Não, já reencarnei! Voltei como coelho numa chácara em Botucatu.
NOVA ESPERANÇA – Graças a dois imunologistas, surgiu um novo tratamento para a doença do caranguejo, a imunoterapia. Ganharam o Nobel de Medicina por isso. O procedimento usa as próprias células de defesa do organismo para atacar o tumor. A base do tratamento é totalmente nova na oncologia, um feito extraordinário. No lugar de tentar bloquear o crescimento do bicho, como fazem os tratamentos convencionais, a imunoterapia incentiva a ação de nosso sistema de defesa, composto de células e substâncias que ajudam o corpo a lidar com vírus, bactérias e demais invasores para matar o câncer. Os dois cientistas estudaram, cada qual, um tipo de proteína, ambas produzidas pelo organismo, que regulam a ação dos linfócitos T, os principais defensores do mecanismo imunológico contra invasores. Existem três medicamentos com base nos dois estudos. Esses remédios são usados em vários tipos de câncer e são indicados para pacientes em estágios mais avançados da doença que já tentaram outros tratamentos. Eles têm se mostrado muito eficazes. Em alguns casos em dois meses desaparece a doença, em outros, dois anos. Todavia, não funcionam para todas as pessoas da mesma forma. Dependendo do tipo de tumor o resultado é de apenas 30%.
A CEGUEIRA – Quando foi escolhido um general para vice de Bolsonaro, choveu críticas da massa vermelha. Até o momento sete militares foram escolhidos ministros para o novo governo. Agora o mundo acaba! Já recebi posts com ataques contra o pessoal da farda, como se fossem vilões. Todavia essa mesma turma queria o presidiário como candidato e milicos não podem ser ministros. Estranho não?! O fato não é usar farda ou não, mas ser competente e desempenhar bem sua função. Um militar de alta patente passa boa parte da vida estudando, fazendo curso, está em constante aperfeiçoamento. Tem mais formação do que muito político que já foi ministro e que depois foram acusados de corrupção. Sabemos que tem vários deles sendo investigados, outros são réus e outros mais estão na cadeia. Sabe de algum milico que esteja em um desses três casos? Qual prefere, um civil corrupto ou um milico limpo?
JÁ ERA – Uma vez, um xeque, Ministro da Arábia Saudita, disse em 1973, que a Idade da Pedra não acabou por falta de pedra, e a Era do Petróleo também não iria acabar por falta dele. E não é que ele acertou?! Com preocupações ambientais, surge o carro elétrico e a gasolina, em breve, já era. Por enquanto ela reina soberana nos 95 milhões de automóveis produzidos por ano e apenas 0,2% são elétricos. Mas não demora e esses números crescerão. Hoje todos os fabricantes já tem seu elétrico à venda. Eles são caros ainda, devido ao custo da bateria e sem grande autonomia e produção pequena. Mas em pouco tempo esses problemas não serão mais problemas. E esse é o primeiro passo para a maior das novidades, o revolucionário carro autônomo, que vai acabar com o motorista. Eles serão conduzidos por inteligência artificial. Hoje, são milhares de carros sem motorista, em fase de testes pelas grandes corporações automotivas e empresas que nada tem a ver com carros, como o Google. O futuro dos carros começou.
PIRATARIA – A China começou seu processo de industrialização pirateando produtos do Ocidente. Nada escapou: automóveis, eletrônicos, produtos de grife e até nosso guaraná e as havaianas. A maioria era quinquilharia barata, vendida em centros comerciais populares. O Made in China virou piada, sinônimo de produtos ruins, bugigangas. Hoje continuam produzindo e enviando cangalhas pelo mundo a fora, mas muita coisa mudou. Em 2017, a China ficou, pela primeira vez, entre os 5 países que mais registraram patentes nos EUA. Ficou atrás de Japão, Coreia dos Sul, e Alemanha, com 15 mil patentes. Arrasaram na publicação de artigos científicos: 1,4 milhão, atrás somente dos EUA. E o Brasil? Deixa quieto, esquece! Quer mesmo saber? Vai passar vergonha… Tá bom. Não diga que eu não avisei. 396 Patentes; 251 mil artigos científicos. Um dos motivos do salto chinês: é o país que mais investe hoje em energia renovável e inteligência artificial.
FIM – Alberto Mussa, escritor carioca escreveu cinco romances policiais, todos ambientados no Rio, Eles abordam desde o período colonial até a República velho, com um vasto panorama da história social do Rio, através de suas variadas etnias, credos, classes, mistérios da fé católica, lendas indígenas e religiões africanas. Tudo isso envolvido em cada um dos 5 volumes, com uma história de crime, mistério e suspense, em livros bons de ler, daqueles que prendem o leitor. “Biblioteca Elementar” é o último deles e o ano é de 1733. Uma mulher sai de uma visita ao cemitério, durante da noite. Escondida pelas sombras. Ela testemunha um crime: um homem tenta matar um rival, mas é desarmado e ferido com a própria pistola. Esse é o início da história. A partir daí só lendo o livro para saber o desdobramento desse crime, porque eu não vou contar. Os outros 4 livros da série: A Hipótese Humana, O Senhor do Lado Esquerdo, A Primeira História do Mundo e O Trono da Rainha Jinga. Interessou? Corra para comprar porque as livrarias estão se desintegrando.
AMIGO SECRETO – Já virou tradição no fim de ano. Sempre gostei dessa confraternização. Um momento alegre, de descontração, depois de um ano bravo. E também de saias justas. Lembro um caso bem embaraçoso. Um colega deixou seu presente em cima da mesa e partiu para a alegria. Bebeu todas, dançou a noite toda, deu em cima de uma secretária gostosíssima (e nada conseguiu) e quando foi embora, já baleado, passou a mão num presente achando que era o dele. Chegou tarde da noite, deixou o presente na sala e foi dormir. De manhã a mulher viu o presente e foi ver o que era. Levou um susto! Era uma lingerie! A caixa era muito parecida com o que ele tinha ganhado e bebaço, nem reparou. O caldo engrossou. Até ele provar que minhoca não é cobra… Precisou destrocar o presente com a ganhadora e pedir para ela falar com sua mulher. Bons tempos! Como não trabalho mais, resolvi fazer “Amigo Secreto dos Aposentados” por WatsApp. Funciona assim: Cada um deposita um valor mínimo de 50 reais na minha conta, sem se identificar, e eu terei de descobrir quem depositou. Para saber o número da conta fale comigo INBOX.
BERTOLUCCI – Talvez alguns não saibam, mas Bernardo Bertolucci, 77 anos, foi o último dos grandes diretores do cinema italiano, que tinha entre eles, Fellini, Antonioni, Pasolini, Mario Monicelli. Seu filme de maior sucesso foi O Último Imperador, que em 1988 faturou 9 Oscar, como de melhor filme e melhor diretor. Outro filme dele famoso, o polêmico O Último Tango em Paris, sempre lembrado. Bertolucci foi chamado lá em cima e partiu no dia 26 de novembro, aos 77 anos. Passou os últimos 10 anos numa cadeira de rodas devido a uma cirurgia de hérnia de disco mal sucedida e há 3 anos lutava contra um câncer, que infelizmente perdeu a batalha. Descanse em paz, Berto. Cumpriu sua missão deixando um grande legado para o cinema.