Café Minuto – Adeus a Jorge Fernando

NOVA REFORMA – Vem aí nova reforma, dentre outras que o governo pretende fazer. Essa é administrativa e sem crise para atuais servidores, continuarão com suas mamatas até se aposentar, pois tem direito adquirido. A coisa vai pegar para quem for contratado a partir de sua aprovação. O governo vai gastar, em 2019, 319 bilhões com pessoal e encargos. Essa despesa só perde para os gastos da atual Previdência, que com a reforma aprovada vai diminuir, mas continuará a ser a maior. A reforma administrativa visa encolher essa despesa e estabelecer novas regras para a contratação de servidores; salários iniciais próximos ao do setor privado para cargos equivalentes, hoje os servidores ganham o dobro; reestruturação das regras para carreira, hoje são mais de 300, com 3 mil cargos; fim da estabilidade para determinados cargos; fim da progressão automática, que vai passar por avaliação de desempenho, de mérito, capacitação e envolvimento. O projeto passará pela Câmara e pelo Senado, em duas votações em cada casa. Quem quer uma boquinha no serviço público é bom se apressar antes da reforma. Eu já me inscrevi para limpador de letrinhas da internet.

VOLTOU – A Argentina é um país estranho. O povo tirou quem não resolveu os problemas e pôs de volta quem causou os problemas. Vira e mexe os peronistas estão de volta e os problemas continuam. Foi o que aconteceu no último domingo em que o candidato peronista foi eleito, e o pior, como vice Cristina Kirchner que deixou arrebentar o país e Macri não conseguiu concertar. Inflação nas alturas, desemprego, aumento da miséria, país falido, seria difícil mesmo ele se reeleger. O jeito era mudar e elegeram peronistas, para continuar como está. Bem, eles tem três alternativas: arrumam a casa, fica tudo como está – o mais provável – ou afunda de vez, o que não é difícil.  No entanto, torço para que a vida de Los Hermanos melhore, tenho vários primos que moram lá.

O PORCALHÃO – Descobriram a fonte do óleo que está castigando o litoral do Nordeste. É um navio porcalhão grego, o Bouboulina, um super petroleiro de 270 metros que carrega 80 mil toneladas de óleo. Através de técnicas de geointeligência, que você não sabe o que é e nem eu, e cálculos oceonográficos feitos no mar, na terra não dá certo, o “Babulina” saiu da Venezuela por volta do dia 15 de julho, com destino a Singapura. Entre 28 e 29 de julho estava a 700 quilômetros da costa da Paraiba em águas internacionais, quando apareceu uma enorme mancha de oléo no oceano. Ele navegava com o transponder ligado, o que foi possível comprovar que foi o único barco a navegar nessa área nessa data. Pronto, mistério resolvido? Em parte. A PF faz busca em duas empresas do Rio, representantes da empresa grega dona do petroleiro em busca de mais indícios contra o navio. E também entrou em contato com a Interpol para que cinco países colaborem com a elucidação do caso porcalhão. Mas ainda há um mistério: não se sabe se o óleo derramado foi acidental ou proposital. E que diferença faz? Pode levar 20 anos para as praias voltarem ao normal.

MAIS UM – Parece que só morre gente boa. As tranqueiras continuam com saúde embolsando dinheiro público, matando, roubando, traficando, castigando milhões de inocentes… enfim fazendo mil e uma maldade. Aí um cara legal, como Jorge Fernando, alegre, entusiasmado, com humor, energia, vai embora cedo. Será que os bons vão primeiro como prêmio para uma vida eterna nos céus, pelo que fizeram aqui na Terra? E os canalhas continuam fazendo das suas acumulando pontos para ir pro inferno? Bom, não adianta questionar o Executivo lá de cima, ele deve ter suas regras e não compartilha com os humanos. Jorge Fernando nasceu no Méier, periferia do Rio, em 1955, e teve aulas de teatro na escola estadual em que estudava. Depois de batalhar, conseguiu em 1978 uma boquinha na Globo como coadjuvante numa série. Daí em diante é história. Ator, trabalhou em novelas, musicais e comédias em teatro, cinema e séries; como diretor, dirigiu novelas memoráveis, séries e mini séries, shows e programas de TV. Dirigiu também shows musicais de artistas como  Ney Matogrosso, Simone, Elba Ramalho, Guilherme Arantes, Sidney Magal, Tom Cavalcanti… e até sertanejos, entre eles, Chiroró e Xorãozinho. Todos seus trabalhos tiveram grandes e merecidos sucessos, seu nome estará para sempre na história da TV brasileira. O céu está em festa e Jorge já tem serviço, vai dirigir o show em comemoração a sua chegada.

CONVERSAS – Papo de marido e mulher é bom não esticar muito, senão pode dar ruim. Gorebundo e Ezordélia estavam de papo furado, quando ela pergunta a ele – Amorzinho, seu eu morresse amanhã você casaria de novo? – Claro que não? responde ele. – Não! Porque? Não gosta de estar casado? Diz Eufra. – Claro que gosto. Ela – Então porque não casaria novamente? – Então está bem, eu casaria, diz Gore. Eufra com olhar magoado – Casava? – Sim, porque foi bom com você. – E dormiria com ela na nossa cama? – Ele – Ué! Onde é que você queria que dormíssemos? Ezordélia – E substituiria minhas fotos por outras dela? – Naturalmente que sim! – E ela iria dirigir nosso carro? Gore – Não, ela não sabe dirigir. ### Outra de marido e mulher. Fedréia se olha no espelho toda carente e diz ao marido, Farmélio – Estou tão feia… Gorda, cheia de celulites. Amorzinho preciso tanto de um elogio… Faz um pra mim? – Você não precisa usar óculos, sua vista está ótima!

FERROU – A decisão de Toffoli, presidente do STF, de sustar todos os processos e investigações no país, baseados em dados fiscais e bancários obtidos através da Receita e do COAF, que agora é o UIF – Unidade de Inteligência Financeira, coisa que Toffoli não tem – sem autorização judiciária ferrou geral. Ao menos 700 investigações da PGR estão travadas na Justiça. A medida estapafúrdia paralisou principalmente apurações sobre crimes contra a ordem tributária, como sonegações e lavagem de ativos obtidos ilicitamente, inclusive em esquemas de corrupção. Afetou também inquéritos, investigações e ações penais sobre delitos como contrabando, peculato, golpes contra a Previdência, falsidade ideológica e tráfico de drogas. O cúmulo é que apurações de improbidade administrativa, sem natureza criminal foram suspensas também por conter informações do ex COAF. A quantidade de casos paralisados aumenta diariamente. E esses números são maiores ainda, pois não conta as investigações dos MP estaduais. Os sonegadores, corruptos, contraventores… Agradecem a bondade. Pensam em fazer uma homenagem a Toffoli.

TRÊS IDEIAS – Mary Quant, hoje com 85 anos, foi quem criou a MINISSAIA. Ela sentiu os desejos da mulher na época da revolução sexual e do movimento hippie do paz & amor, no fim dos anos 60, naqueles tempos de manifestação pela igualdade das mulheres. Virou um ícone da moda. A garrafa de COCA COLA, conhecida no mundo todo, foi criada em 1.915, por Earl Dean, num concurso nos EUA para desenhar o visual da nova garrafa da Coca. Ele foi o vencedor e se inspirou no formato de um cacau. A icônica garrafa de vidro foi desenhada para ser reconhecível pelo tato e até no escuro. Se você não tem ou nunca teve um produto da Apple, ao menos conhece o iPOD, iPAD,  iPHONE. Pois quem desenhou esses produtos foi Jonathan Ive. Desde 1996, foi responsável pelo design dos produtos da Apple e também parceiro de Steve Jobs na criação dos três “ i ” que ele desenhou. Jonathan saiu da empresa e quando anunciou sua saída, de imediato a Apple perdeu 9 bilhões de dólares em valor de mercado. Criações geniais que viraram eternas.

POCKER – Meu velho e bom pai, que Deus o tenha, gostava de jogar poker, num tempo que era visto como jogo de azar. Na minha adolescência ele me ensinou a jogar. E eu ensinei amigos a jogar também. Resultado: Todo sábado, eu meu pai e os amigos jogávamos poker. Claro, sem envolver dinheiro. Cada participante recebia um punhado de fichas. Quem perdia poderia receber mais dois punhados. Se perdesse tudo estava fora. No final quem tinha mais ficha recebia um pacote de biscoitos, um chocolate… O segundo com mais ficha um doce ou umas balas. E tudo acabava em festa. O tempo passou, cada um de nós foi para um lado e nunca mais joguei pocker. Meu pai, não tinha com quem jogar, parou também. Tenho as fichas usadas na brincadeira até hoje. Uma recordação que me trás boas lembranças. O que meu pai diria ao saber que existe mais de 700 mil jogadores hoje em S. Paulo e 40 casas de jogos? Uma delas, chiquérrima, organiza o Brasilian Series of Poker (BSOP), o segundo maior torneio do mundo. O primeiro é o World Serie Poker (WSOP) em… adivinha aonde? Las Vegas. Esse “boom” do poker é devido a uma decisão do Instituto de Criminalística de S. Paulo que fez um laudo pericial e chegou a conclusão óbvia: o poker depende da habilidade e não pode ser enquadrado como jogo de azar. E a Associação Internacional dos Esportes da Mente reconheceu o poker como esporte mental, como xadrez, bridge e damas. Antes disso, casas de poker poderiam ser fechadas e muitas foram. Com certeza meu bom pai iria fazer uma boquinha dentro de seu limite.

EXTERMINADOR – Estreou nessa 5ª. feira, em todo o Brasil O Exterminador do Futuro – Destino Sombrio. É o 6º. Filme da saga. A pretensão é ressuscitar o Exterminador e dar continuidade a série. Linda Hamilton, hoje com 63 anos, a Sarah Connors, e Arnold Schwarzenegger estão de volta. Mas dessa vez o velho Schwar… Não é o Exterminador principal, ele tem uma história a parte que não se encaixa bem. Assume outro Exterminador, mais jovem, o desconhecido Gabriel Luna. Ele é o guerreiro é enviado do futuro para proteger uma mulher que terá papel fundamental na resistência humana depois de um apocalipse robótico. Ele deve fugir e deter um robô malignum que também vem do futuro para matar a mulher. Vocês já viram essa história, é a mesma dos dois primeiros filmes da série, mas agora o guerreiro é um ciborg que conta com a ajuda de Sarah Connors para salvar a mulher. E diferente dos outros, há cenas de humor, mas continua com muita ação. O diretor é o mesmo do primeiro Deadpool, Tim Miller, e o produtor é James Cameron, criador do Exterminador e diretor dos dois primeiros filmes. Filme bom pra pipoca.