Café Minuto – Adeus a Ennio Morricone

GÊNIO MUSICAL – Talvez você não conheça Ennio Morricone. Mas pode ter visto algum filme que ele compôs a trilha sonora. Quem não é pop ou celebridade somente a morte faz os gênios se tornarem conhecidos. E esse é o caso de Ennio Morricone, que partiu no último 6 de julho, aos 91 anos. Nascido em Roma, em 1928, na década de 40 tocava trumpete numa banda de jazz e foi trabalhar numa gravadora. Nos anos 50 começou a compor. E não parou mais. Fez mais de 500 trilhas sonoras para filmes, 100 obras clássicas, músicas pop para cantores como Paul Anka e Andrea Bocelli. Foi maestro e arranjador também. Ele escreveu de próprio punho seu obituário. Com quase 70 anos de carreira, foi indicado a 6 Oscar, mas a Academia o esnobou. Ganhou apenas 2, em 2007 pelo conjunto da obra e em 2015 por Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino. Mas ganhou 87 prêmios internacionais! Ennio Morricone fez trilhas para quase todos os diretores do cinema italianos. Hollywood o reverenciou também, compôs inúmeras trilhas para renomados diretores americanos Quer ouvir algumas das melhores trilhas de Ennio? Ouça no YouTube as trilhas de grandes filmes, como Era Uma Vez na América, Cinema Paradiso, Os Intocáveis, Por Um Punhado de Dólares (um clássico do spaguetti western), A Missão, 1900, Os Oito Odiados. Ennio Morricone deixou um precioso legado. Foi recebido aos céus pelo meu saudoso amigo Dadinho, Carlos Eduardo Pappacena Carneiro, que era seu fã e conhecia tudo sobre ele. Deve estar feliz!  Os anjos já pediram para ele escrever uma trilha angelical para eles. Adeus Ennio. Descanse paz!!!

A TODA – O corona continua a toda no mundo. Segundo o Diretor da OMS, a pandemia nem está perto de acabar. Vai longe ainda! Alguns países conseguiram controlar o corona, outros ainda não, como O Brasil. Gosto de pessoas otimistas. No Brasil depois de um período que parecia de estabilização  a pandemia continua sem controle a quase três meses e aumentando o número de contagio e mortes. Os dados são do Imperial College, de Londres, respeitado no acompanhamento de epidemias. Segundo o Imperial, a taxa de contágio é feita com base no número de quantas pessoas um infectado pode transmitir o vírus. Por exemplo, se taxa é 1 indica que um contaminado infecta 1 pessoa a cada 100. O ideal é menor que 1 indicando que o contagio está decrescendo. No Chile a taxa caiu de 0,87 para 0,75 e Peru estabilizado com 0,99, estão nessa situação. No Brasil a taxa estava em 1,o3, o que significa que 1,03 pessoas são  infectadas a cada 100. Infelizmente na semana passada subiu para 1,11, agora são infectados em cada 100 pessoas 1,11. Quanto mais alta a taxa mais o corona fica feliz e se espalha mais rápido. A taxa no Brasil está a 11 semanas seguidas acima de 1. Há 4 países vizinhos que estão na mesma situação. Argentina caiu de 1,37 para 1,13; Colombia de 1,45 para 1,19. Já a Bolívia subiu de 1,23 para 1,5 e o Equador com 1,39.  É meus amigos se livrar do corona acho que nunca mais. Vai ser controlado, mas continuará aí como alguns outros vírus.

FARRA – Fugomélio e Dendoval, já idosos, amigos há 60 anos se encontraram depois de muito tempo e foram festejar num bar. Beberam todas e mais um pouco. Embalados resolveram ir a uma casa de moças alegres para lembrar os bons tempos. Quando chegaram a gerente olha para os dois caidaços e chama uma das meninas. – Olha, arruma um quarto com uma boneca inflável para cada um dos velhotes. Eles nem vão perceber no estado em que estão. Quando voltavam para casa Fugomélio diz – Acho que a mulher que ficou comigo estava morta. – “Cê é loco”! – É verdade! Ela estava fria, não se moveu e nem falou comigo. – Pois quer saber? diz Dendoval. A minha acho que era bruxa. Nas preliminares dei uma mordida na sua bunda. Ela soltou um pum, saiu voando e ainda levou minha dentadura.

BINGO! – Ringo! O baterista dos Beatles, Ringo Starr completou 80 anos.  Ele adora festa de aniversário e reúne centenas de amigos e fãs. Em tempos de pandemia comemorou virtualmente com eles que o acompanharam cantando clássicos dos Beatles. O evento arrecadou fundos para diversas organizações humanitárias. Para desapontamento de muitos fãs, no entanto, Paul McCartney não apareceu no encontro virtual. Enviou mensagem a Ringo desejando feliz aniversário a Sir Richard “aka” Ringo. “Tenha um ótimo dia, meu velho amigo”. No final da festa Ringo anunciou “Temos Paul… e até estou tocando com ele” Em seguida foi exibido um vídeo dos dois, filmado em Los Angeles em 2019 durante uma apresentação. Eles tocam juntos ocasionalmente em alguns shows. A sonda Curiotsity da Nasa tuitou do espaço uma mensagem a Ringo desejando feliz aniversário. “Feliz 80 anos, Ringo”. De personalidade afável e humor fácil  Ringo tem sua própria banda, a All Star Band, da qual tive o grande prazer de vê-los num show em  S. Paulo, em 2015. Ringo com sua banda continua ainda em atividade. Ele vive tranquilo em Los Angeles e prioriza a saúde – 80 anos saúde em primeiro lugar – Faz exercícios físicos, faz longas caminhadas e faz dieta vegetariana: “como brócolis e mirtilo todas as manhãs”. Diz que está há onze semanas de quarentena. “Tenho uma sala de pintura, uma pequena sala de artes. Fico lá pintando e fazendo coisas. E adoro me sentar para pegar sol. Amo Los Angeles”. Parabéns Ringo! Vida looonga!!! 

TÁ MAL!! – Quem diria!!! A poderosa Rede Globo enfrenta a pior crise financeira de sua história. Queda de audiência, de anunciantes, de verba das estatais, de credibilidade… A coisa tá mais feia do que bruxa do Halloween. Estão cortando tudo até vento. Olha as celebridades que foram para casa. Vera Fischer, Miguel Falabella, Stenio Garcia, Renato Aragão, Leandro Hassun, Camila Pitanga, Malvino Salvador, José de Abreu (já vai tarde, não fará falta) Bruno Gagliasso, Bianca  Bin, Aguinaldo Silva, Cininha de Paula, Isabela Garcia, Pedro Cardoso, Pedro Paulo Rangel, Luiz Fernando Guimarães, Débora Nascimento, Helena Ranaldi, Marcelo Anthony, Dalton Vigh, Luana Piovani, Bruna Marquesine, José Mayer, Reynaldo Giannechini, Bárbara Paz, Danielle Winits, Thiago Abravanel, Maitê Proença, Otaviano Costa.  Dizem que Suzana Viera e Fernanda Montenegro estão na marca do penalty. Jornalistas: Carla Vilhena, Reginaldo Leme, Zeca Camargo, Mauro Naves, Glenda Kozlowski, Mariana Ferrão. O facão atinge técnicos e o pessoal dos bastidores. O rombo está cada dia pior e para complicar deve bilhões em impostos ao governo. Tem gente soltando rojões. 

CHOCOLATE – Dia 7 de julho é o dia mundial do chocolate. Viva!!! O chocolate divide as pessoas: as que gostam, as que gostam muito, as que gostam muuuuito, as que gostam muuuuito muuuito… Conheci uma chocólatra. Devorava chocolate todo dia, nada de um bombonzinho, era a caixa toda. Barras  eram 2 por dia, de 200 gramas. Teve problemas digestivos sérios, precisou fazer tratamento e foi proibida de comer chocolate. Hoje está liberada. Pode cheirar um tablete todo dia e uma vez por semana come um quadradinho. Chocolate faz bem para a saúde e previne doenças graças aos flavonoides contidos no cacau com poderes antioxidantes e anti-inflamatórios. É bom para o sistema cardiovascular; para o câncer impedindo a progressão de células cancerosas; diabetes tornando as células mais sensíveis a ação da insulina; ao cérebro, melhora a memória e a função cognitiva; protege a pele – sem precisar passar o chocolate na pele – evitando os efeitos da radiação ultravioleta; ajuda a manter o peso, aumenta o ganho de massa muscular e promove a perda de gordura. Esses benefícios estão no chocolate amargo com 65% de cacau, ou mais, que tem menos calorias, 500, em 100 gramas. Já o meio amargo, entre 40% e 65% de cacau, com 515 calorias e o chocolate ao leite entre 35% e 25% com 545 calorias também são bons, mas os benefícios são menores. Mas não vá comer mais por isso. Coma sempre com moderação. Ah! Chocolate não causa espinhas.

CLAQUETE DO CAFÉ – Em homenagem a Ennio Morricone o filme dessa vez será Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino, em que ele ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, em 2015. Filme de western, a ação se passa logo após a Guerra Civil Americana. Um caçador de recompensa viaja com uma prisioneira e dão carona a outro caçador na diligencia em que viajam. O xerife que vai tomar posse na cidade para onde os três estão indo se junta aos três. No caminho enfrentam uma tempestade de neve e vão se abrigar num posto de parada de diligencias. Lá encontram 4 desconhecidos que também estão abrigados. Aos poucos começam a descobrir segredos um do outro levando a um inevitável confronto entre eles. Elenco: Samuel L. Jackcon, Kurt Russel, Jennifer Jason Leight, Tim Roth, Bruce Derm, Walton Goggins, Michael Madsen. A produção custou 44 milhões de dólares e rendeu 156 milhões nas bilheterias. Fez sucesso. Com uma pipoca no conforto do sofá fará mais sucesso ainda. Disponível no Netflix e Now. 

AUXILIO A CULTURA – O projeto de lei 1075, que recebeu o nome de Lei Aldir Blanc em sua homenagem, autorizou o pagamento de auxilio emergencial à cultura. A lei foi aprovada na Câmara e uma semana depois o Senado aprovou por unanimidade. Passa a entrar em vigor imediatamente. Artistas, produtores, técnicos, pessoal dos bastidores, espaços, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais serão beneficiados devido a interrupção pela pandemia. São 3,6 bilhões de reais a ser distribuídos aos Estados e Municípios beneficiando o pessoal da área cultural. A cultura até que enfim foi lembrada. A cultura é essencial em qualquer país e deve ser sempre lembrada.

UBUNTU – Um antropólogo estudava os costumes de uma tribo africana e propôs uma brincadeira às crianças. Colocou um cesto enorme com muitos doces debaixo de uma árvore e pediu para a criançada se afastar da árvore. Quem chegasse primeiro ficaria com o cesto. As crianças se alinharam e quando o antropólogo disse “já” elas deram as mãos e correram juntas, chegaram juntas, pegaram o cesto e comemoraram. O antropólogo ficou surpreso sem entender nada. E as crianças disseram: “Ubuntu” tio! Uma delas explicou: “como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras ficariam tristes”? E o que é Ubuntu? É uma palavra africana antiga que representa uma filosofia e ética. Significa: “Sou quem sou porque somos todos nós”. Uma pessoa com Ubuntu tem consciência que ela é afetada quando o semelhante é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha e ela precisa dos outros para ser ela mesma. Ubuntu fala de respeito básico pelos outros. Ubuntu é compaixão, partilha, empatia. Ubuntu fala que ser humano é ser como os outros e ser como os outros deve ser tudo. Em outras palavras gente precisa de gente para ser gente. Quanto mais dedicado à outra gente mais gente nos tornaremos. Que você faça a partir de hoje mais, alguma coisa por alguém hoje, amanhã, sempre. “Ubuntu” a vocês!

BOICOTE – As multinacionais deram um chapéu nas redes sociais. Deixaram de anunciar nelas por um mês devido ao discurso de ódio, violência e racismo. É um protesto para que as redes sejam menos complacentes com esse discurso. Segundo as multis, não há mais lugar para racismo e ódio nas redes sociais. A Adidas não vai anunciar no Face e Instagram. A Ford, além duas, no YouTube e Twiter. Vão se juntar a lista enorme de outras multi, como a Unilever, Coca Cola, Lego, Honda Starbucks, Levis’s, e Diageo, maior fabricante de bebidas destiladas do mundo. O Facebook tem 98% de sua receita nos anúncios e já sentiu o tranco, faturou somente 17,44 bilhões de dólares no 3º. Trimestre e despencou 60 bilhões de dólares em valor de mercado. Apoiando o boicote nos EUA surgiu o movimento Stop Hate For Profit – pare de dar lucro ao ódio – iniciativa de 60 órgãos de direitos civis. Mais de 150 empresas se juntaram ao movimento contra aos discursos de racismo e ódio. Se as multi boicotarem por mais tempo quebra as redes sociais.

RETRATAÇÃO – Em nosso Café anterior comentei o uso da hidroxicloquina na Índia e seus benefícios. Bem, um médico gentilmente se manifestou dizendo que a informação era incorreta. Ele esclareceu que no início da pandemia na Índia houve um rigoroso lockdown, 1,2 bilhão de pessoas foram confinadas. E o mais importante, não há qualquer documento científico que comprove o uso da hidroxiclorofina em larga escala na Índia. Em respeito aos leitores, portanto, assumo o erro, não chequei se a informação era verdadeira. E justamente esse que não confirmei a veracidade é fake!