Café Minuto

PANDEMIA – A pandemia mudou a vida de muitas pessoas. É o que eu penso, confirmado por uma pesquisa da Data Folha, encomendada pela iniciativa de três empresas. “Duração da pandemia aumenta sentimentos negativos, mas as pessoas se dizem mais solidárias e responsáveis”. Concordo. Outro sentimento, diz a pesquisa: “parece que vai durar muito. E talvez vá mesmo. Há quem diga que 2020 não teve 12 meses e ainda está longe de acabar”. Sim, desde o início da pandemia a percepção de nossas vidas vem aumentando. Ainda conforme a pesquisa realizada em dezembro/2020 com 1224 pessoas, o percentual dos que no início da pandemia diziam que o mundo ia mudar após a pandemia era de 87%. Para 50% seria para melhor. Outra coisa: com o passar dos meses, houve queda da maioria das preocupações, mas a pandemia continua e a intensidade de outros sentimentos negativos vai aumentando. A alegria e a descontração diminuíram. Acho que a pandemia deixará marcas indeléveis a toda uma geração. E não acredito que o mundo vá melhorar tanto como muitos acreditam. E nem que serão só coisas boas.

VACINA – Já vi tanta coisa sobre a vacina, que me senti imunizado por uns três dias. Ok. Assunto do momento. Então… A Sputinik 5 já levou tanta paulada porque pularam fases, não foi feito testes para comprovar sua eficácia, foi produzida num curtíssimo tempo e outras tantas bobagens. Ela agora foi analisada por pesquisadores do Reino Unido e foi aprovada. 95% de eficácia. Nível da vacina da Pfizer Astrazeneca e da Moderna. Ela está sendo analisada pela Anvisa, se aprovada, pode ser que venha a ser adquirida. Temos até plataforma de lançamento no Rio Grande do Norte. Dória já se animou. Quer fazer dobradinha com a Coronavac. China e Rússia. Até agora mais de 5 milhões de compatriotas já foram vacinados. Médicos envolvidos com o corona, médicos não envolvidos com o corona, pessoal da saúde que trabalham em hospitais, clínicas, postos de saúde, pronto socorro e idosos a partir de 70 anos serão vacinados até o fim do ano. Os outros estima-se que até o fim de 2022 estarão vacinados.      

GASTANÇA – A Câmara funcionou quase todo o ano de 2020, devido a pandemia, em esquema remoto com sessões online. A orientação era para que os deputados ficassem em casa para reduzir o risco de contágio do corona. Os deputados só voltaram a Brasília para eleger a nova Mesa Diretora. No entanto, 12 deputados mantiveram as atividades em suas bases. Continuaram a torrar a grana para viagens com despesas de transportes, pagos por nós que estávamos em casa, muitos sem poder trabalhar. Fretamento de jatinhos, aeronaves, aluguel de carros, combustíveis para veículos e passagens aéreas. Para onde eles foram se não havia sessões presenciais em Brasília? Boa pergunta. Em dezembro, mês que os casos de corona voltaram a crescer, notadamente no Amazonas, um deputado amazonense torrou 347 mil reais, entre eles o fretamento de um bi motor para voar por suas bases e participar das festas natalinas em sua cidade de origem. Outro deputado, também do Amazonas, fretou aeronaves e até um hidroavião para fazer “turismo” em visita a seus aliados e também com religiosos. Ele é membro da bancada Evangélica na Câmara. Gastou menos que seu companheiro, “apenas” 206 mil. Mas não foram só eles. Um deputado do Rio entrou na farra também, 265 mil reais de sua cota para transportes. Não reclame. Você vive no Brasil. Informações Jornal O Estadão. 

O JULGAMENTO – Vamos pegar mais leve e contar uma historinha passada num Tribunal. Um réu estava sendo julgado por assassinato. O juiz pergunta a ele. – O senhor chegou em casa mais cedo e encontrou sua mulher na cama com outro, certo? – Certo Meritíssimo. – Então o senhor foi buscar sua arma e atirou em sua mulher, matando-a, está correto? – Correto Meritíssimo. – E o amante dela? – Ele pegou suas roupas e saiu correndo pelado. – E porque o senhor não atirou nele, ao invés de atirar em sua mulher causando sua morte? – Meritíssimo, me pareceu mais sensato matar minha mulher do que matar um homem diferente a cada semana. Foi absolvido por unanimidade. Era corno, mas sensato.

FUTEBOL – Não vou falar do Palmeiras não. Já foram muito zoados. Vou contar pra vocês quem são os sete melhores jogadores do mundo, a começar pelo maior de todos Pelé. Os outros seis, sem ser pela ordem por estarem no mesmo patamar: Beckenbauer, Cruyff, Messi, Di Stefano, Cristiano Ronaldo CR7, Maradona. E cadê Ronaldo, Garrincha, Platini, Zidane e tantos outros. Ora são os sete melhores, lógico que iria sobrar muita gente. Mas para fazer jus a esses craques eles foram colocados na segunda prateleira, maior, onde cabem todos eles. E lá vai: Os quatro acima citados e mais Ronaldinho, Zico, Bob Charlton, Matthaus, Muller, Puskas, Baresi, Romário, Buffon, Van Basten, Iniesta, Xavi e Euzébio. A nova geração não conhece “alguns muitos”. Fale com os veteranos e eles dirão a vocês quem foram esses craques. E eu estou a disposição também. Se não, vá de Google, o sabe tudo. 

VOLÁTIL –  Keziárlia vai se casar e antes quer se confessar. – Padre, a semana passada encontrei um velho amigo, rolou um clima e fomos para um motel. Sou muito volátil Padre. – É volúvel minha filha. – Na semana anterior meu chefe me deu uma carona e acabamos indo ao seu apartamento para tomar um drink e… Aconteceu. Sou tão volátil! – Já disse que é volúvel filha. São esses os seus pecados? – Tem mais padre. Nessa semana, meu primeiro namorado, amigo da família, foi em casa e eu estava sozinha e… como despedida de solteira fomos para meu quarto. Sou tão… vo… como é mesmo Padre? – Biscate, minha filha, biscate. 

JOHN LENNON – Será lembrado por todos enquanto houver vida no planeta. Em 9 de outro passado ele faria 80 anos. Faria, mas continua Fazendo… Falta! Na ocasião foram publicadas 10 frases marcantes dele. Vamos lá. 1. “Eu disse que éramos mais populares do que Jesus, o que é um fato. (1966). 2. “É como dizer você se lembra de ter se apaixonado? Não exatamente, simplesmente acontece”. (1971 sobre a separação dos Beatles). 3. “A primeira linha foi escrita em uma viagem de ácido num fim de semana. A segunda linha foi escrita na viagem de um ácido do fim de semana seguinte. E a música foi finalizada depois que conheci a Yoko”. (1966 Look in the Sky). 4. “Sou cínico em relação a sociedade, políticos, jornais, governo. Mas não sou cínico sobre a vida, amor, bondade, morte. É por isso que eu não quero ser rotulado como cínico” (1966). 5. “Ninguém me controla. Sou incontrolável. O único que me controla sou eu mesmo e isso é quase impossível (sem data). Próxima edição contarei as outras cinco.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO – Bons tempos da juventude. Quem nunca curtiu adoidado? É um tempo em que se vive a vida, muitas vezes pouco se importando com as consequências e responsabilidades. Não importa o tempo, os jovens curtem de acordo com sua época. Hoje, por exemplo, os jovens não estão nem aí para a pandemia: festas, aglomerações, reuniões, muito papo furado… Podem ser contaminados, transmitir para outros, inclusive a sua família. Nessa fase aproveita-se todos os momentos. E quando o momento não surge, inventa-se um momento para a curtição não parar. Meus anos de ouro foi a década de 60. Considero os melhores de minha vida, mesmo depois de tanto tempo. Curti muito nesses anos e não me arrependo. Só me arrependo do que não fiz. O limite era nós mesmos que decidíamos. Sem drogas, sem bebedeiras, eventualmente em algumas festas. Mas tinha uns caras que não se davam bem com limites e se deram mal. Uns dois conhecidos acabaram indo embora mais cedo. Bons tempos sem corona! 

ENTREVISTA – Um capiau faz uma entrevista para um emprego. – Seu nome e escolaridade? – Creovélio. 1º. Grau “compreto” – Seu Creovélio vou fazer algumas perguntas simples de Conhecimentos Gerais. – Eu “cunheço” muita coisa “doto”. Já andei por esse Brasil todo. – Muito bem. – Quem foi Stalin? – Um cara que cantava estalando os dedo. – E Lenin? – Tocava nos “Bitles”. – O senhor não quer dizer Lennon? – Esse fazia “dupra” com a Lilian. – Ah o Leno! – Não “cantano”. Vamos mudar de assunto. – O que é equação? – A arte de montar uma égua. – E equitação? – É quando a gente paga todas as “dívida”. – O que é um quelônio? –  É um mineral radioativo. – Não seria plutônio? – Não. Esse é o nome do cachorro do Mickey. – O que é foto síntese? – Um retratinho 3×4. – O que é um símio? – Um cara que nasceu na Símia. – Na Símia? E qual é a capital da Símia? – Nossa! O senhor me pegou. Não lembro agora. – O que é um caudilho? – Um osso que tem na ponta da coluna e que os “cientista” comprovam que o homem tinha rabo e descende do macaco. – Onde fica a vesícula? – Debaixo da clavícula. – Onde fica os glúteos e para que servem? – Ficam na garganta e servem para engolir. Onde fica o baço? – Não é baço, é braço, são dois e ficam antes das “mão”. Para que servem as fibras óticas? – Para movimentar os olhos. – Onde fica o Triângulo das Bermudas? – Qualquer costureira sabe, entre o cós e o gavião. – Quem descobriu a lei da gravidade? – Um juiz francês, Dr. Jeckyl. – Putz! E quem foi Sócrates? – Jogou na seleção. Tá vendo? Também conheço futebol. Não é porque sou “curinthiano” que tenho de ser “ingnorante”. Pois Creovélio foi admitido para trabalhar na limpeza.

CARNAVAL – Esse será um dos carnavais mais baratos do Brasil. Sem desfiles, sem blocos, sem festa, sem fantasia, sem carros alegóricos, sem nada… Mesmo assim será um dos mais animados. Animado para ir a praia, para tomar todas (cervejas), para um churrasquinho na casa do cunhado, para ver todas as séries da Netflix, para dormir, para ver o Faustão (é só este ano), para jogar conversa fora e depois procurar, animado pra lavar o carro, animado para não fazer nada, animado porque a empresa não trabalhará mesmo não sendo feriado, para ficar mais tempo com os pais e os filhos, animado para tirar a unha encravada, para fazer compra no supermercado, animado porque estou animado Ué!