Café Minuto -Chocolate sem adição de açúcar

CRESCENDO – Tem duas coisas que cresce no Brasil: o rombo da Previdência, que deve ser resolvido com a reforma, e as despesas com servidores públicos. Isso, apesar da crise orçamentária e da recessão. Dados do Tesouro Nacional mostra que os gastos com os funcionários ativos da União, Estados e Municípios cresceram de 12,3% do PIB, em 2014, para 13,6% em 2018, ou 927,8 bilhões de reais. As estimativas indicam crescimento também para esse ano. O valor é próximo ao da Previdência, que inclui a aposentadoria dos servidores. A garantia de estabilidade no emprego, as mordomias, e ao poder político de obter reajustes são as causas do aumento das despesas do funcionalismo. O FMI diz que dificilmente existem países que destinam mais de 13% do PIB ao funcionalismo público. No grupo do G 20, apenas a África do Sul, com 14,2% está a frente do Brasil. Entre os países ricos, como EUA, Japão, Alemanha e emergentes as cifras ficam entre 5 e 10% do PIB, a exceção da França que fica em 12%. Considerando o PIB do Brasil, a folha de pagamentos de nossos servidores é a mais alta que a média dos países. Não tem pra ninguém, essa taça é nossa.

CONSTITUIÇÃO – Se o brasileiro agisse como nossa Constituição seria um chato, mas por outro lado, o Brasil seria talvez mais igualitário, detalhista, menos corrupto, mais honesto, cumpridor irrestrito das leis. O famoso “jeitinho brasileiro” sairia de cena. A Constituição brasileira, de 1988, é assim: detalhista ao extremo, analítica em excesso, fala demais sobre quase tudo, até sobre a utilização de radioisótopos. É a 3ª. maior do mundo, com 64.488 palavras, o tamanho de um bom livro. Ela é 8 vezes maior que a americana e 13 vezes maior que a japonesa. E o que a nossa tem de melhor do que a deles? Tem duas maiores do que a nossa: Nigéria, 66.263 palavras e Índia, 146.385 palavras. Estudo do Comparative Constitutions Project sobre as Constituições de 180 países mostra que o tamanho médio é de 19.700 palavras. Um exemplo: A da Tailândia, de 2014, tem 7.600 palavras. Quem sabe na próxima Constituição deixamos a Índia para trás e chegamos ao topo.

CONSTITUIÇÃO II – A Constituição de 1988 foi redigida há 31 anos, logo depois do país se livrar das amarras do regime militar. Para prevenir que esses tempos voltassem, a carta foi ao extremo, garantindo um caminhão de direitos e um bagageiro de um MOBI de deveres. Instituições foram criadas para isso e rechearam a carta com coisas sem pé e nem cabeça, como os radioisótopos. Muita coisa poderia ser aprovada em projetos de lei no Congresso, como aconteceu com outras cartas mais enxutas. Na década de 80 o Brasil era muito diferente, era mais pobre, menos industrializado e a carta foi redigida sob essa realidade. Hoje, são novos tempos, o Brasil pode não ser ideal, mas é muito melhor do que nos anos 80. A Constituição está desatualizada em muitos pontos que amarram várias iniciativas governamentais e econômicas. Para mudanças no texto constitucional somente uma PEC. Desde sua promulgação já recebeu 99 PECs. É muito? Pois saiba que existem mais de 1.000 PECs na fila de espera. É mais fácil redigir outra. Tem mais: os constituintes foram benévolos com o Judiciário. Enquanto Legislativo e Executivo foram amarrados com novos procedimentos e restrições. O Judiciário continuou liberado, sem restrição. Pode mudar ou anular um projeto, paralisar uma obra, cancelar ou alterar uma lei, instituir novos procedimentos… Ou seja, na verdade, o poder está na mão do Judiciário. São eles que “governam”.

GRÁVIDA – Marepeida chega em casa aos prantos. D. Zicoreia, sua mãe, assustada pergunta “O que houve minha filha?” “Mãe…” “Fale… fale…” “É que… estou grávida”. “Meu Deus filha”. O pai, Seu Ribomtelho, quando soube, saiu gritando “Quem é esse canalha? Eu mato esse desgraçado”. Passado uns dias, um Mercedez cupê 200SL para na porta e desce um homem, 40 anos, elegante, bem trajado e é recebido por Marepeida. Ela chama os pais e ele se apresenta. “Lamento muito o ocorrido. Sou casado e não posso morar com ela. Mas não vou deixar ela e a criança desemparada. Vou dar a elas um duplex, uma loja de gramanhos, uma casa na praia, uma poupança para a criança de 1 milhão de dólares e pensão a Marepeida de 50 mil mensais, mas caso ela perca a criança…” Seu Rebotelho que a tudo ouvia em silêncio fala “Bem se acontecer essa tragédia, o senhor volta e come ela de novo”.

CRIME E CASTIGO – Clássicos da literatura mundial, costumam receber novas traduções da língua original de tempos em tempos. É um procedimento usual atualizar a tradução, devido a mudança da gramática, palavras e interpretação de costumes. Porém, cada um dos tradutores deixa seu “carimbo” na sua tradução. A última tradução do original russo de Crime e Castigo é de 2001 de Paulo Bezerra. Surge agora a versão mais recente do original feita por Rubens Figueiredo, elogiado por suas versões de Anna Kariênina e Guerra e Paz de Liév Tolstoi. É possível ver o “carimbo” dos dois tradutores. Bezerra dá mais destaque as hesitações, o nervosismo e o humor dos personagens; Figueiredo escolheu um estilo mais sóbrio. Poucos clássicos da literatura do século XIX conseguiram mostrar tão bem o tempo que daqueles anos de 1860, como Crime e Castigo. Os “100” livros impressos já estão à venda na internet e no que restou de livrarias. Portanto, não é preciso pressa, não vai faltar livro, tem para todos os 8 leitores.

SEM AÇUCAR – Sempre atenta aos consumidores, cuja tendência aponta o consumo para produtos sem açúcar, naturais e saudáveis, A Nestlé, com sede em Vevey, na Suíça, tem nova receita para fabricar chocolate sem adição de açúcar. A empresa está usando uma técnica, que ela patenteou, para transformar a polpa branca que envolve as favas do cacau em um pó, que contém açúcar natural, do próprio cacau para adoçar o chocolate. Em fins de 2018, começou a venda do Kit Kat no Japão com a nova receita do pó da polpa branca. A polpa do cacau era descartada, nenhuma empresa teve ideia de aproveita-la para substituir a adição do açúcar de cana, o novo inimigo da saúde. A batalha contra o açúcar vem se avolumando mundo afora. A Coca-Cola, a maior fabricante de bebidas do mundo, lançou um concurso em que oferece 1 milhão de dólares, a pesquisadores e cientistas para encontrar um composto de origem natural, seguro e de baixa caloria, que tenha sabor de açúcar. Pela dificuldade para encontrar isso, 1 milhão é pouco. Quem descobrir isso, fácil… fácil pode ganhar muito mais oferecendo a outras empresas.

O PROCESSO – A Justiça brasileira sempre foi “esperta” na resolução de processos. Um pedido de investigação de paternidade, em 21 de abril de 1956, foi resolvido rapidamente em “apenas” 63 anos. Isso mesmo: 63 anos, 23. 050 dias! José de Almeida morreu sem deixar descendentes reconhecidos. O jovem Paulo Menezes entrou com uma ação, ele era filho legítimo de Almeida, fruto de uma relação extracasamento. Em decisão de 1ª. Instância, o juiz reconheceu Paulo como filho de Almeida. A partir daí, três sobrinhos do Almeidão, interessados na bufunfa, impetraram uma avalanche de recursos nas instâncias superiores, todos negados, que acabou levando o caso ao STF. Eles argumentavam que os julgamentos haviam cometido falhas processuais. No STF, o processo passou por nove ministros e chegou ao plenário com ganho de causa a Menezes. Porém a sobrinhada de Almeida não se conteve, entrou com vários embargos declaratórios. Chegaram a pedir novo julgamento no STF. Até que chegou às mãos de Rosa Weber em 2011, que pôs o processo para dormir na gaveta.  Um dia o processo acordou e Rosa deu ganho de causa definitiva a Paulo Menezes. A essa altura os três sobrinhos derrotados e os próprios advogados de ambos os lados já haviam falecidos.  Menezes e seus descendentes não foram localizados até agora. Se ele estiver vivo tem 87 anos. É moço ainda. Poderá aproveitar bem a grana.

CAMPEÃO – Vingadores – Ultimato chegou ao topo. É o novo campeão de bilheteria, superando Avatar, que desde 2009 era o primeirão. Já era esperado, afinal foi o filme que em menos tempo faturou 1 bi de dólares e depois de 11 dias de lançamento chegou aos 2 bi. O terceiro de maior bilheteria é Titanic (1997); quarto Star Wars – O Despertar da Força (2015) e o quinto Vingadores – Guerra Infinita (2018). Todos eles faturaram acima de 2 bi de dólares. Outro, com pinta de campeão para rechear mais os cofres da Disney é o novo Rei Leão, que já estreou estraçalhando. Em 1994 foi a maior bilheteria da Disney entre todos seus filmes de animação. A expectativa é que esse novo Leão, em live action, vá rugir mais forte nos cinemas do mundo.

NIVER – Não costumo falar sobre aniversários, mas esse é especial! Meu grande e bom garoto, Vinícius, completou 15 anos no dia 30 de julho. Imagina! Eu mais pra lá do que pra cá, com um filho de 15 anos! Aquela expressão “Puxa, como o tempo passa…!” serve para esse momento. Pensar que há 15 anos eu noticiei aqui seu nascimento… Ele está no 1º. Ano do colegial e a névoa do tempo começa a se abrir para desvendar os caminhos da vida que ele terá de escolher. Há dúvidas ainda, o que é normal, pois agora começa a hora da decisão. Confio nele e acredito que será feliz no futuro. Meu eterno garoto: desejo saúde a você, determinação e foco em suas escolhas. Que a felicidade e a alegria seja sua companheira constante, juntamente com ELE, para que te proteja sempre. Beijão Filhão do Coração!