Café mais que especial

 

ACORDO UE MERCOSUL – Surgiu o primeiro país a ir contra o Acordo. O Parlamento da Áustria enviou moção ao presidente rejeitando o Acordo, o que obriga a ele votar contra a proposta no Conselho Europeu. A Áustria já tinha torcido o nariz logo que foi anunciado o Acordo e aproveitou as queimadas na Amazônia para ter um motivo e ir contra. A França já havia se manifestado contra em Agosto, mas não formalizou rejeição. O risco da decisão da Áustria é outras nações insatisfeitas embarcarem nessa rejeitando o Acordo. Nosso governo analisa com cautela a decisão. A Áustria terá eleições legislativas daqui a 10 dias, o que pode mudar a composição do governo e surgir uma nova moção. A avaliação é que o processo está longe ainda, há tempo para o Acordo ser efetivamente ratificado pelos parlamentos dos 28 países que fazem parte da UE, coisa de 2 anos. Isso pode levar os países favoráveis a trabalhar para convencer possíveis insatisfeitos, como a Áustria. Não há motivo para pânico, o tempo trabalha a favor do Mercosul. E um recado aos austríacos: fiquem bonzinhos e continuem dançando as valsas de Viena.

DIREITO – O Brasil possui 1,2 milhão de advogados, os EUA 1,3 milhão. Eles têm mais, né? Só que não! Nós temos 1 advogado para cada grupo de 170 pessoas, os EUA 1 para 240. Vamos pra China, lá teve ter “trocentos” advogados. Não tem são apenas 340 mil, o que dá 1 advogado para 4.500 chinas. O Brasil tem 1.406 Faculdades de Direito. Agora adivinha quantas faculdades tem no mundo? Não vai acertar nunca!. Somando todas as faculdades de direito no globo não chega perto do Brasil, são apenas 1.200. É campeão! É campeão! Outro número vigoroso para nosso país: 80 milhões de processos, sendo 94% deles na 1ª. instância. Bem, a tecnologia começa a chegar ao Judiciário e já temos startups da lei, chamadas de legaltechs ou lawtechs. Através da inteligência artificial, elas podem dar uma grande ajuda aos advogados, naquele trabalho chato de pesquisa, como litígios, acesso de dados, procura de leis, jurisprudência e por aí vai. Quem pensa, entretanto, que a tecnologia vai acabar com os advogados pode tirar o cavalo do sol, (tá difícil chover aqui). Como a IA vai defender um acusado perante o júri? Continuarão e ser imprescindíveis.

O GRITO DOS JOVENS – A garotada está se agitando em manifestações pelo mundo em favor de ações contra as mudanças climáticas. Está prevista para essa sexta feita, dia 20, protestos de estudantes de 150 países, inclusive no Brasil. Eles sairão às ruas pedindo ações concretas para combater a mudança climática, como parte da Greve Global pelo clima, iniciado pelo movimento Greve pelo Futuro. A ideia é pressionar os líderes mundiais antes da Cúpula de Ações Climáticas da ONU, que ocorre na próxima semana em N. York, seguida a Assembleia Geral da entidade. Em N.York, alunos das escolas foram dispensados das aulas para participar do manifesto. Esse movimento nasceu inspirado em Greta Thunberg, uma jovem sueca de 16 anos, que começou a fazer protesto solitário em frente ao Parlamento da Suécia com um cartaz propondo uma greve escolar pelo clima. A atitude da jovem sensibilizou os jovens do mundo todo que aderiram ao movimento. Greta, em apenas 1 ano se transformou em ícone motivando paralizações em 3.500 cidades de 161 nações. Em março a greve teve 1,6 milhões de estudantes, agora se espera um número maior. Nessa sexta Greta vai liderar o movimento em N. York. É essa molecada que deve mesmo protestar para ações efetivas. Afinal é essa geração que vai enfrentar os efeitos do aquecimento global se nada for feito de efetivo. A minha geração não chegará até lá.

VAI COMPLICAR – Olha outro alerta, pra motivar mais ainda os jovens a irem pra rua. O IPCC, órgão da ONU que cuida das mudanças climáticas, divulgou seu último relatório feito por mais de 100 cientistas de 52 países lançando um alerta. Há riscos à produção de alimentos devido ao aquecimento global se as metas do Acordo de Paris, definidas em 2015, por 195 países não forem cumpridas. Para lembrar, foi estabelecido um limite de aumento de até 1,5 graus, cabendo a cada nação adotar medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O IPCC relata que o aumento de 1 grau na temperatura reduz 7,4% a produção mundial de milho; 6% na de trigo; 3,2% de arroz e 3,1% de soja. Outra coisa que o IPCC aponta é a degradação da superfície terrestre entre 7 a 40%. A piora do solo vai reduzir a produção de alimentos no planeta em 12% até 2.100. As áreas secas vão aumentar em 10% e 700 milhões de pessoas vão sofrer com a falta de água. O Brasil já tem 8% de terras degradadas. As atividades do homem tem impacto em 70% da superfície terrestre para produzir alimentos e encontrar água. 25% é usado para cultivo e gerar energia. Outro problema: existe 1,4 bilhão de cabeças de gado, aproximadamente, no planeta, que são responsáveis por 40% da emissão de gás metano ao ano. A agricultura e a pecuária devastam as florestas para produção. Estas por sua vez retiram CO2 do ar e liberam oxigênio. A Terra tanto é causa como solução para o problema da emissão de gases do efeito estufa. É preciso encontrar solução, senão… Toc… toc.. toc…

BONS NEGÓCIOS – Eu tenho uma grana e pretendo investir numa fábrica de ciclorama, rotunda e bambolinas. Mas estou em dúvida. Qual o melhor lugar para construir a fábrica? Meus amigos me recomendaram a China. Ok. Vamos comparar então as condições de negócio aqui e lá. Anota aí. Juros de financiamento: BR 15 35%; CH 4 a 5%. Produtividade: BR estagnada; CH cresce 8,8% ao ano. Fornecedores: BR Poucas opções; CH Milhares. Tributação: BR variável, conforme produto e local; CH imposto único 13%. Tecnologia: BR ultrapassada; CH avançada. Logística: BR cara, difícil e insegura; CH barata, rápida e segura. Cambio: BR volátil; CH Previsível. Com tantas vantagens aliada ao maior mercado do mundo, entende-se porque a China cresce de 6 a 7% ao ano e o Brasil rasteja como um lesma com artrose. Bem pessoal, estou de partida para a China. Meus amigos organizam a festa de despedia que será em breve. Aviso a data e o local quando tudo estiver acertando. Conto com a presença de vocês.

CHAMEM OS BOMBEIROS – Até o fim do ano o STF diz que vai julgar processos com poder de fogo. São 5 pautas. COAF e a RECEITA em que Toffoli determinou paralisação de investigações de informações da Receita, Banco Central e Coaf. Se tornarem definitivas leva a anulação de processos da Lava-Jato e do xará Bolsonaro. PRISÃO EM 2ª. INSTÂNCIA. Esse é perigoso! A Corte concordou provisoriamente. Se for revogada será uma festa! Vai botar na rua um sem número de criminosos, incluindo os da Lava-Jato, entre eles vários petistas e seus chefes, Lula e Zé Dirceu. Cruz Credo! SUSPEIÇÃO DE MORO. Outro perigo. Vão julgar a parcialidade de Moro na condenação de Molusco no caso do tríplex. Se Moro for declarado suspeito, o processo será anulado e o Molusco sai de seu “apê” de Curitiba. DESCRIMINALIZAÇÃO DE DROGAS se arrasta desde 2015. Vão voltar a discutir a história, que já tem 3 votos para aprovar a descriminalização. Quem for usuário não será criminalizado se portar e comprar droga para consumo pessoal. DELAÇÃO DA JBS em 2017 quase derruba Temer. Os irmãos “Sley” fizeram acordo com o Ministério Público e revelaram as tramoias com provas em sua delação premiada. No entanto os idiotas descumpriram o acordo. A decisão da Corte é se suspende a delação e que destino será dado as provas apresentadas.

COMIDA DE MANAUS – Essa é para o pessoal de S. Paulo. E uma curiosidade para todos. Me chamou a atenção um restaurante inaugurado a pouco em Sampa com comida de Manaus, o Banzeiro. Olha algumas sugestões: formiga-saúva sobre purê de mandioquinha. Pode escolher: mastigar ou engolir a formiga inteira. Vitória-régia, ela não é servida inteira, por razões óbvias, seu caule é cortado e transformado em picles para saborear com tapioca hidratada no açaí. Há outras gororobas a base de cogumelo ianomâmi, tucumã e ervas da região. Também há peixes amazônicos, Pirarucu grelhado com cogumelos laminados, feijãozinho crocante e farinha do Uarani; costela de Tambaqui com tartar de banana e baião cremoso. O Banzeiro foi aberto há 10 anos em Manaus e ganhou fama e reconhecimento de fãs paulistanos. Ele usa ingredientes e técnicas da região amazônica para criar receitas exclusivas. Bem, para quem quiser ir. Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi.

CURRÍCULO – Hora de relaxar. O setor de RH de uma multinacional recebeu o currículo de um candidato que chamou a atenção. Ele pedia salário de 50 mil reais, participação nos lucros, carro da empresa com combustível e quilometragem livre, apartamento com 300 metros quadrados, dois meses de férias por ano. Três meses depois ele foi chamado ao RH. – Seu currículo foi analisado e gostamos muito. Vamos contrata-lo e alterar algumas de suas solicitações. Seu salário será de 100 mil, dois carros livres de despesas, apê de 500 metros, férias de 3 meses, bônus mensais, participação nos lucros e gratificação anual de produtividade. Espantado, sem acreditar o candidato diz – Noooossa, vocês estão brincando??!! – Sim, estamos, mas foi você quem começou.  ### Eteróbio, apaixonado, diz a Ricardélha: “amor, eu não sou rico, não tenho carros importados, apartamento duplex, viajar 2 vezes ao ano ao exterior, como meu amigo Carlos Drumbolho”. Mas te amo muito, você é a mulher de minha vida. Ricardélha olha para ele com lágrimas nos olhos, o abraça e diz baixinho em seu ouvido: “se você me ama de verdade, me apresente seu amigo Carlos Drum… O que mesmo”?

OS LIVROS DO F*DA-SE – A primeira vez que vi o livro “A Sutil Arte de Ligar o F*DA-SE” levei um baque. Caraca! Achei que era livro de sacanagem. Dei uma olhada, o autor é um gringo americano, Mark Manson, li as orelhas e vi que era coisa de auto-ajuda. Não sou chegado a literatura “autoajudista” e deixei de lado. Logo depois começou uma enxurrada de f*odas de auto-ajuda, como “F*ODEU GERAL”, do mesmo autor do primeiro. Esses dois livros foram campeões de venda. “A Sutil Arte…” foi o livro mais vendido em 2018, que junto com o F*odeu Geral, lançado depois, venderam até agora 1,3 milhão de exemplares no Brasil. No mundo, mais de 9 milhões. O Brasil entrou na onda lançando nossos f*da-se. “Liberdade, Felicidade & F*oda-se, é de Mirian Goldenberg, antropóloga brasileira. Caio Carneiro, outro autor brasileiro, lançou “Seja Foda”, sem asterisco mesmo. Foi o 4º. Livro mais vendido no Brasil em 2018 – 160 mil exemplares. Agora começa aparecer a M*erda e a P*rra. Escrito pela americana Andrea Owen, life coach, “Como Parar De Se Sentir Uma M*rda, é para as mulheres de baixa auto-estima. “Resolva a P*rra dos Seus Problemas” focado nas coisas que realmente interessam, é o livro de outra americana, Laura Jane Willians. Os dois estão vendendo muito bem, obrigado, junto com “A Arte Francesa de Mandar Tudo a Merda”, da francesa Fabrice Midal. Tô pensando em escrever um aproveitando a onda. Já tenho o título “F*odeu-se! E Agora?”.

IMPERDÍVEL – Com Leonardo Di Caprio e Brad Pitt protagonistas, Quentin Tarantino diretor, “Era Uma Vez… em Hollywood” só poderia ser um filme imperdível. É considerado o melhor filme de Tarantino, com grande desempenho dos protagonistas é uma boa história envolvente situada em 1.969. O pano de fundo da trama é o assassinato de Sharon Tate, estrela da época, casada com Roman Polanski, morta com mais 4 amigos pela seita do fanático e maluco, Charles Mazon. Eles são vizinhos de Di Caprio, ator de meia idade, que fez sucesso em seriados de cowboy. Em fim de carreira agora só é chamado para fazer o vilão e levar porrada. Brad Pitt, grande amigo de Di Caprio, é seu dublê, motorista e faz tudo e não leva desaforo pra casa, resolve tudo na pancadaria. Di Caprio recebe uma proposta de um executivo, Al Pacino, convencendo ele a fazer spaghetti westenrs na Itália. O filme tem humor, incontáveis referências a filmes, séries e astros. A trilha sonora é ótima, Joe Coker, Aretha Franklin, Simon & Garfunkel, Rolling Stones, Deep Purple e músicas do mestre Enio Morricone e Lalo Shifrin. Quer coisa melhor? Estreou há um mês e pouco, mas ainda está em exibição. Não perca, nem que seja para ver nas plataformas digitais.

DERRETENDO – O Titanic era o maior navio do mundo em 1912, quando partiu em viagem inaugural para N. York. O resto é história. 4 dias depois de zarpar de um porto na Inglaterra trombou com um enorme iceberg e afundou. Somente em 1985 uma expedição descobriu o local onde o Titanic repousa. Daí em diante mais 16 expedições, 4 delas turísticas, foram realizadas. A mais recente trouxe uma revelação triste: o Titanic está derretendo no fundo do mar. Sua deterioração está avançando rapidamente devido a pressão atmosférica e a água do mar. Nada se pode fazer. As projeções indicam que em 2030 ele estará irreconhecível e até 2050 nada restará. As últimas imagens dele foram feitas em 2005 e seriam que as futuras gerações conheceriam o mitológico Titanic. Porém, um milionário aventureiro americano, Victor Vescovo – já escalou os 5 maiores picos do mundo e mergulhou nas fossas mais profundas dos oceanos – resolveu financiar e dirigir a 17º. Expedição ao Titanic e registrou, no começo de agosto, em filme e vídeo os últimos destroços do navio ainda reconhecíveis, a 3.800 metros de profundidade. Essas imagens ficarão para a posteridade e podem ser as últimas, pois dificilmente alguém fará outra com a mesma finalidade. Palavras de Vescovo “O mar vai destruir o que sobrou do Titanic, mas não a possibilidade de conhecer como ele era pouco antes de desaparecer”. Obrigado Victor Vescovo!