Balas feitas com gelatina e suplementos auxiliam na recuperação de pacientes no HEC

Constantemente, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Emílio Carlos está introduzindo formas diferentes de complementar a dieta alimentar dos pacientes internados. Para tornar as refeições muito mais saborosas e despertar o apetite, a equipe vem adotando conceito novo: a gastronomia hospitalar, que é forma de aliar a gastronomia tradicional à dieta prescrita para o paciente.

Balas feitas com gelatina e suplementos diversos vêm agradando ao paladar e estão ajudando a atingir esse objetivo. O teste vem sendo preparado há cerca de dois meses, passando por ajustes na receita e adequação de que tipo de suplemento se encaixa na receita sem alterar sabor e textura. No último dia 25 de setembro as nutricionistas do hospital Mariana de Oliveira e Adriana Cruz conseguiram estabelecer o padrão da receita servindo as balas como teste para diversos pacientes do “Emílio Carlos” recebendo feedback positivo quanto à receita.

“Muitos pacientes acabam enjoando da suplementação (sabor, textura) e recusando quando a recebem no leito. Nosso intuito é fazer com que esses pacientes tenham prazer e afeto no momento do consumo da terapia nutricional e as balas feitas com gelatina e suplementos estão ganhando adesão. A satisfação do sabor, junto da ação do suplemento permitem que restabeleça seu quadro clínico mais rapidamente, pois ajuda na imunidade e cicatrização”, explica Mariana.

A paciente Maria Dirce de Brito provou e aprovou a guloseima. “Eu gostei muito. Quando vieram me trazer pensei que fosse a sobremesa, nem parece que é remédio. É muito bom saber que elas se preocupam com a gente”.

Mariana salienta o quanto é importante a suplementação nutricional para o paciente hospitalizado. “Conseguir fornecer afeto e nutrição adequada com os nutrientes que eles precisam nos faz entender como é essencial o cuidado multidisciplinar, envolvendo a nutrição clínica e produção de alimentos”.

Já Adriana comemora o projeto. “Foi gratificante perceber o quanto os pacientes se sentiram acolhidos e incluídos no momento da entrega. Eles gostaram tanto que não veem a hora de receber mais. Atitude simples, mas que agrega valor e melhora sua experiência”.

Fotos/Divulgação