Ativo processo criativo

A visualidade de GamaH (@gamah_arte) é uma vereda de descobertas. A pesquisa que realiza tem na linha e nos materiais elementos essenciais, seja ao mergulhar na tridimensionalidade de caixas de madeira ou de acrílico ou ao buscar possibilidades expressivas no plano

Existe uma vertente existencial de procura permanente daquilo que o poeta cubano, radicado em Barcelona, Espanha, Rodolfo Häsler chama de “despertar aquilo que vive dentro e que dorme na aparência”. Nessa perspectiva, suas jornadas por diversos tipos de linhas, desde a lã ao desenho, constituem um todo pleno de inquietações.

Desenho 01 – série 01, 2024 – GamaH (@gamah_arte)
Xilogravura em papel Hahnemuhle Nostalgie 190g – A3 – Ed. 1/8

Um aspecto importante da poética do artista é como ele soma, em suas criações, manifestações de distintas linguagens. Existe um permanente fluxo de perguntas sobre como fios se articulam no espaço ou como impressões funcionam sobre distintos tipos de papel.

Assim, há um percorrer caminhos que, acima de tudo, pode ser visto, talvez, como uma perseguição, ou seja, um processo ativo de entrega ao processo criativo que tem como um de seus eixos a experimentação que permite dar voz a uma pessoal expressão em que a originalidade de se dá pela assimilação criativa daquilo que o precedeu.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.