Artista visual Denise Milan abre evento na USP

A artista visual Denise Milan apresenta videoarte na abertura do evento “USP Pensa Brasil” 2024, que discute os desafios da COP30 e a crise climática. O projeto ocorre de 12 a 16 de agosto e tem como objetivo a reflexão sobre grandes temas contemporâneos”, disseminando o conhecimento produzido na academia e seu diálogo com o pensamento produzido por outros organismos e personalidades de fora da universidade.

As obras de Denise Milan, nesse contexto, têm como um de seus eixos principais o entendimento das pedras da natureza como elementos inexplicavelmente próximos da alma humana. Pela maneira como dispõe esses elementos nos espaços expositivos propõe mergulhos naquilo que entendemos como essencial para as nossas vidas.

Na 33ª Bienal de Arte de São Paulo, de 2018, por exemplo, seu trabalho trouxe uma diagramação do espaço em que as pedras funcionam como pessoas espalhadas que dialogam com os visitantes da exposição. Além disso, existia uma conversa delas com a arquitetura urbana. Surgiam, assim, sugestões de edifícios, fontes e rios que penetravam pelos olhos e invadiam os outros sentidos.

Ao longo do dia, diferentes cores apareciam pelas variações das tonalidades de luz do espaço. Desse modo, pessoas e construções ganham nova vida. As formas de ver as pedras se alteravam e, assim, as obras ganhavam novas dimensões. O conjunto se apresentava, portanto, de novas maneiras, sempre a trazer elementos distintos.

Os agrupamentos, assim como os seres humanos e os universos urbanos, são mutáveis, embora pareçam estáticos. Essa percepção de Denise Milan sobre as pedras gera percepções que contribuem para um contínuo pensar sobre aquilo que desejamos ser, o que parecemos ser para nós mesmos, o que aparentamos ser para os outros, e o que somos de fato. Esse conjunto de relações se torna um desafio permanente de conhecimento do mundo.

Oscar D’Ambrosio     @oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras, crítico de arte e curador.