Apesar de tudo, deu tudo certo Ou Nada deu errado apesar de tudo?

 

Na próxima vez que você realizar algo onde outras pessoas participem de alguma forma, seja um simples jantar, administrar uma aula que você já esta acostumado há anos, recepcionar amigos em casa, fazer uma reunião com subordinados, uma palestra, um curso, qualquer atividade e quiser avaliar como é que as coisas rolaram, experimente se fazer e responder estas perguntas:

– Eu usei a minha atenção de forma específica em relação ao evento que possa considerar que houve realmente um planejamento?

– O resultado obtido foi compatível com o esperado? Eu tinha uma evidencia de como eu esperava  que fosse? Eu tinha isso bem claro em minha mente?

– Eu havia previsto dificuldades? Elas ocorreram? Ocorreram algumas que eu não havia previsto? Eu deveria tê-las previsto?

– Eu havia preparado recursos para as dificuldades que previ? Eles funcionaram? Se não funcionaram o que impediu, o que faltou? E os imprevistos que eu não havia previsto, como lidei com eles? Funcionou? O que me ajudou, ou atrapalhou durante esses momentos e eu não esperava?

– Como eu sei que o resultado foi bom? Que critérios estou usando?

– O que, e quem me chamou a atenção de forma especial, diferente ?

– O que, ou quem não me chamou a atenção de forma nenhuma?  Nesses momentos , onde estava a minha atenção?

– Se eu me colocar na posição do outro, e procurar perceber tudo o que aconteceu desse ponto de vista: – como foi o evento? Como foi o comportamento do “organizador” ? (o meu, do ponto de vista dele). O que poderia Ter sido feito para que o resultado fosse melhor? Recebi a atenção necessária?

( SE responda como você  pode descobrir isso à respeito do outro: – apenas observando? Fazendo perguntas? Quais perguntas e de que forma? Intuição? Tudo isso ?Considere agora o evento de um outro ponto de vista, parece meio maluco, mas não é, e não custa tentar ( ninguém vai ficar sabendo). Considere do ponto de vista do próprio evento, e se responda:

– Meu objetivo foi atingido?

– O lugar foi adequado? Os horários foram adequados? Foram cumpridos?Os acontecimentos transcorreram “legal”? O que não ? O que causou isso? Foi resultado ou efeito/ e do que? Quantas pessoas perceberam? No que isso afetou no resultado final?
( Se você contou com a colaboração de alguém no evento, se faça perguntas sobre o desempenho desse alguém/ ou desses)

– O colaborador cumpriu bem sua função? Como eu sei que sim? E como posso saber se não?

– Se eu fosse o colaborador, eu gostaria de colaborar em outro evento como este?Existem mais dezenas de perguntas que você poderia se fazer, mas vamos parar por aqui, caso contrário você poderá optar por não realizar mais nada, ou, não pensar nem de leve nestas perguntas.O legal é se lembrar de que seja lá o que você estiver promovendo, a responsabilidade é sua, o resultado será seu, e Não  existe sucesso e nem fracasso, só resultados, com os quais você sempre devera aprender para fazer cada vez melhor, com menos gastos, em menos tempo, e com mais satisfação no final. Ninguém , nem nada, pode lhe ensinar nada, à menos que você esteja afim de aprender.